TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Eletrônico

Casos: Marketing Eletrônico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  3.114 Palavras (13 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO:

O objetivo dessa pesquisa é investigar a potencialidade do uso da internet, através do marketing digital como fonte para estratégias mercadológicas nos portais, apresentando a viabilidade de um portal de serviços eletrônicos.

A influencia mutua entre o consumidor e seu produto é um novo horizonte no Marketing. Há alguns anos atrás sem estes recursos tecnológicos, o consumidor apenas poderia ver um anúncio em revistas, outdoors, jornais onde a divulgação limitava-se a aquela informação exposta. Hoje a tendência caminha para outra realidade: o consumidor quer também transmitir sua informação para os anunciantes e com essa troca de informação temos uma ampla rede de relacionamentos entre consumidores e consumidores, empresas e consumidores, empresas e empresas, consumidores e empresas.

O papel do marketing digital nos dias de hoje, com a internet cada vez mais sendo uma ferramenta que vem ampliando o acesso em todas as classes sociais a informação. Com isso as agências de publicidade recorrem ao marketing digital para conquistar o público que hoje tem na web uma das principais fontes de informação. Utilizar todos os recursos disponíveis na web e ficar atento a qualquer novidade que apareça é a maneira mais eficiente de se aplicar o marketing digital, pois com a rapidez que na informática tudo é atualizado, o marketing digital também tem que ter constante atualização. Nesse trabalho veremos as principais ferramentas que o marketing digital utiliza e a importância dele para as empresas.

1. MARKETING ELETRÔNICO

Definimos Marketing como a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis incontroláveis de marketing: produto, preço, praça e promoção.

Podemos denominar Marketing Eletrônico como todas as atividades eletrônicas que facilitam a produção e a comercialização de produtos ou serviços para satisfazer os desejos e as necessidades do consumidor.

Em mundo dependente totalmente da tecnologia a propaganda eletrônica vem abrindo espaço e oportunidades para o profissional de marketing. Atualmente, já existem nas agências de publicidade grupos de trabalhadores voltados para a propaganda na Internet. Esse desafio proporcionará enormes oportunidades para aqueles que rapidamente adquirirem experiência sobre como conduzir programas de marketing no mercado eletrônico da Internet.

2. SURGIMENTO MARKETING ELETRÔNICO.

O marketing surgiu entre os anos 1940 e 1950, quando de acordo com Kotler (2000), o mercado e as empresas perceberam que o cliente estava escolhendo às melhores alternativas de compra e relacionando o preço, com o beneficio gerado na aquisição do produto ou serviço. Assim, o mercado como um todo passou a identificar que alguma mudança deveria ser feita na maneira de gerir as vendas e as marcas, pois “o cliente começou a possuir a decisão final de compra (LIMEIRA, 2003, p. 9)”.

Hoje em dia o marketing digital é uma ferramenta fundamental para o crescimento de um negocio, pela forma a qual atingi o consumidor. Ele cria um conteúdo bem relevante para atrair ao seu público alvo, fazendo com que as marcas fiquem bem em evidencia aos seus clientes, colocando lojas virtuais, e-mail marketing, aplicativos, blogs e redes sociais para venda direta. E o mesmo não veio para destruir o marketing tradicional e sim se unir juntando o consumidor off-line como online e fazendo com que sua marca seja referencia e conhecida no mercado, tudo vai depender de sua seu público, estratégia e planejamento de marketing.

É a mais nova forma de comércio global, que reúne um universo de pessoas, empresas e produtos aos milhões através de etapas que se iniciam com o marketing on-line e com o gerenciamento dos pedidos, distribuição e serviços de pós-venda.

É um fantástico e moderno meio de comércio onde se pode comprar e vender absolutamente de tudo, em qualquer lugar do mundo, com custos reduzidos, grande rapidez e eficiência.

Esta forma de comércio tem mudado a maneira das pessoas e empresas encararem a atividade comercial.

Nos dias atuais, é possível acessar este amplo mercado de oferta de produtos de um micro computador em casa, no escritório, de qualquer ponto onde se tenha um telefone, até mesmo de palmtops e telefones celulares.

3. VANTAGENS DO MARKETING ELETRONICO PARA AS EMPRESAS.

 Possibilidade de se comunicar com outras empresas, clientes e fornecedores;

 Maior controle do estoque;

 Reduzir gastos com ligações interurbanas;

 Registros mais precisos de encomendas;

 Possibilidade de acompanhar as necessidades do cliente em tempo real;

 Maior qualidade no processo, através de registro automatizado das operações;

 Reduz consideravelmente erros na entrada ou processamento dos dados obtidos, gerando um sistema que controla a integridade dos dados, dando maior confiabilidade às informações comerciais e gerenciais;

 Conhecer o cliente através de seu histórico de compras, sabendo assim seus desejos e suas necessidades.

4. VANTAGENS DO MARKETING ELETRONICO PARA O CONSUMIDOR.

 Poder visitar uma empresa 24h por dia e em qualquer dia da semana, na comodidade de sua casa, sem enfrentar filas, engarrafamentos etc;

 Informação sobre produtos, ficha técnica, assistência técnica, ou seja, informações mais detalhadas sobre o produto;

 Não estar exposto a vendedores e a fatores emocionais, podendo pesquisar livremente.

5. DESVANTAGENS DO MARKETING ELETRONICO

 Falta de contato por parte do cliente com o produto real, uma vez que quando o cliente adquire um produto através de uma página da internet, ele não tem a posse imediata do produto;

 O atendimento dos pedidos e a logística não acontecem na mesma velocidade da Internet;

 Insegurança na compra pela Internet do ponto de vista dos clientes.

6. FERRAMENTAS DE MARKETING

6.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com