TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Em Fisioterapia

Trabalho Universitário: Marketing Em Fisioterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Definição de Marketing

AMA (2004) – “é a função organizacional e uma série de processos para a criação, a comunicação e a entrega de valor para clientes e para o gerenciamento do relacionamentos com eles de forma que beneficie a organização e seus stakeholders”

Resumindo...

“satisfação e superação das necessidades e desejos dos consumidores (stakeholders)”

Durante um congresso foi perguntado aos espectadores: “Por que o fisioterapeuta, como empresário, é um ótimo fisioterapeuta?”.

Muitas respostas apareceram e todas com sua pitada de verdade em respostas como: “porque não tem informação administrativa, porque é pouco empreendedor, porque não enxerga o consultório como um negócio etc.”. Porém a resposta que mais gostei foi: “Porque para os fisioterapeutas, o paciente, como cliente, é um ótimo paciente!”.

Sem dúvida a resposta está repleta de verdade e condiz com a realidade encontrada no relacionamento da maioria dos profissionais de saúde com as pessoas que os procuram.

Paciente – que sofre física ou moralmente / que suporta com moderação e sem queixa / sofredor / pessoa que padece / doente.

Cliente – que está protegido / que recebe proteção e favores de um protetor ou fornecedor / quem recebe os benefícios de um serviço ou produto / freguês.

Vejam que as duas definições aproximam-se uma da outra, mas diferem no fato de que todo paciente é um cliente, mas nem todo cliente é um paciente.

Quando vistas como PACIENTES, as pessoas estão sendo caracterizadas segundo seu estado físico e emocional deprimido (doente), já quando são reconhecidas com CLIENTES estão caracterizadas como agentes recebedores de um benefício, o qual teve direito de escolher um fornecedor (freguês).

Então, a conclusão é: as pessoas que nos procuram para receber serviços de saúde devem ser reconhecidas como PACIENTES e CLIENTES!

Alguém que sofre, sim, e precisa de solução para o seu problema, mas também alguém que nos escolheu para ser seu fornecedor e que, por isso, deve receber todo o nosso empenho, não apenas na solução do problema em si, mas também em gerar-lhe uma boa experiência em todo o ciclo do serviço.

http://alteracis.com.br/comportamento-de-compra/clientes-ou-pacientes-a-questao-correta-e-como-trata-los

Composto de Marketing

São considerados os principais elementos (ferramentas e estratégias) que interferem nas decisões de marketing (Mccarthy – 1960)

Produto

“produto é um conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que proporciona benefícios reais ou percebidos com a finalidade de satisfazer as necessidades e os desejos do consumidor” (Semenick e Bamossy (1995:260)

Produto – Bens ou serviços

Diferença entre bens e serviços:

- Intangibilidade

- Inseparabilidade

- Variabilidade

- Perecibilidade

CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS

Tipos de Serviços

Serviços de consumo:

- Conveniência: não há comparação por não haver diferenças perceptíveis (lavanderias, lan house, fotocópias, lava jatos, etc...)

- Escolha: há comparação em relação a custos, qualidade e marca (bancos, empresas de pesquisas, fast foods, etc...)

- Especialidade: definidos por caráter técnico e especializado, há pesquisa de informações (advogados, contadores, dentistas, softwares, etc...)

Embalagens

Em SERVIÇOS: Envolve tudo aquilo que “embrulha” a parte tangível do serviço, uniformes, lay out externo, localização, padronização da papelaria, apresentação de uma proposta

Preço

“É o montante de dinheiro que estão dispostos a pagar os clientes, consumidores e usuários para lograr o uso, possessão ou consumo de um produto ou serviço específico” (Kotler e Armstrong)

Técnicas de precificação:

- Baseada no custo e markup

Custo unitário = (custo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com