TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Esportivo

Pesquisas Acadêmicas: Marketing Esportivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 7

2. Toda criança brasileira sonha com uma bola... Oval!

Fellipe Barros de Oliveira, filho de Flavio Pires de Oliveira e Cristiane Barros de Oliveira é um jovem de 19 anos nascido em agosto de 1994, que por coincidência foi um mês após a seleção Brasileira de futebol se consagrar tetracampeã mundial nos Estados Unidos da América. Desde o início de sua vida, seus pais, que sempre tiveram um papel importantíssimo em sua história, sempre lhe forneceram educação de qualidade e foi em paralelo com o estudo que conheceu sua grande paixão, que mais pra frente será abordada. Cursou o ensino médio no Colégio Marco Zero posteriormente no Colégio Civitatis e agora se encontra na Universidade Presbiteriana Mackenzie no curso de Comércio Exterior.

Os Estados Unidos sediaram a 15ª edição da Copa do Mundo da FIFA com grande sucesso e atraíram o maior número de espectadores da história do evento. O campeão foi o Brasil, que não comemorava o título mundial desde 1970. A final decepcionou um pouco ao terminar em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação e ser decidida nos pênaltis, mas as partidas que antecederam a decisão não tiveram escassez de gols nem de emoções. (FIFA, 2013).

Como todo ser humano, Fellipe tem como hobbies sair com os amigos, viajar, praticar esportes, jogar videogame, andar de skate, tais atividades fazem de sua vida mais tranquila, aliviando-o do stresse e do cansaço de dias e dias de labuta. O início de sua vida esportiva foi aos seus 13 anos de idade lutando Tae-Kwon-Do, a relação com a arte marcial coreana foi até nos 17 anos, por conta da vida adulta estar batendo na porta, ele teve que deixar o esporte, com glória, pois hoje está um estágio de atingir uma das faixas mais desejadas, a faixa preta.

O Futebol Americano encontrou Fellipe por volta dos 14 anos, curiosamente o primeiro contato que teve com o esporte foi através de um videogame, do console Playstation 2 da fabricante Sony o jogo era o Madden NFL, que traz o maior campeonato de Futebol Americano do planeta para o mundo dos videogames. Enquanto garotos da sua idade sonhavam em ser jogadores de futebol, no país do futebol e que na época havia obtido um atleta com o titulo de melhor jogador do mundo eleito pela FIFA (entidade máxima do futebol) o brasileiro Kaká, Fellipe teve sua atenção voltada para o esporte da bola oval. Ao ver toda aquela tática, planejamento, velocidade e todos aqueles movimentos que envolviam o campeonato, ficou deslumbrado e ali sabia que o que queria da vida tinha Futebol Americano envolvido no meio. Com isso em mente, foi atrás de mais informações e decidiu fazer desse esporte mais um de seus tantos outros hobbies.

A primeira versão do jogo foi publicada em 1989 para a série de computadores Apple II, e fora nomeada John Madden Football. O time de desenvolvimento originalmente tinha a intenção de que no jogo houvesse times com seis ou sete jogadores, mas Madden insistiu que houvesse um realismo, com onze jogadores por equipe.

O jogo melhorou e cresceu ao longo dos anos, adicionando vários novos conteúdos. Entre eles a transmissão por comentadores reais, fazendo com que os jogadores jogassem o game como se este estivesse sendo transmitido pela TV. Tais comentários eram realizados pelo próprio John Madden e seu companheiro de cabine. Inicialmente, Pat Summerall fora o narrador que dividia a cabine de transmissão com Madden, em seus dias de CBS e FOX, entre o início dos anos 1980 e o início dos anos 2000, até que Summerall se aposentou; Após isso o papel foi preenchido por Al Michaels, seu parceiro no Monday Night Football e depois no Sunday Night Football, pela ABC e NBC, respectivamente. (Kleperk, 2007).

Qualquer jovem de 14 anos, quando precisa de informação sobre alguma coisa vai até internet, ou televisão, Fellipe não foi diferente e em jogos da NFL, transmitidos por canais fechados e internet, o atleta se apaixonou de vez pelo chamado “Football”.

Aos 15 anos Fellipe encontrou alguns amigos adeptos ao esporte e na base da brincadeira começaram a jogar, sem nenhum interesse profissional. Era algo de descontração, mais um hobbie que adotou. Mas um acaso o levaria a lugares maiores e jamais imaginados. Um dia, um de seus amigos perguntou se ele gostaria de levar aquilo à diante, de participar de campeonatos, entrar em um time oficial no Brasil e transformar aquilo em uma profissão. Será que ele teria a realização de um sonho? Sua resposta já estava na ponta da língua, não recusou e disse sim. Os dois se inscreveram em três seletivas diferentes, passaram em todas. A escolha de onde jogar estava em suas mãos, optou então por um dos melhores times do estado de São Paulo e do Brasil.

O São Paulo Storm nasceu quando os amigos Henrique Cunha, Fernando “Gordo” Lanzieri, Vinicius “Tails” Gaspar e Vitor Verniz resolveram no meio de 2006 formar um novo time. Em 2007, o Storm participou do Campeonato de Flag da Liga Paulista (LPFA) e no ano seguinte resolveu entrar com tudo na estruturação do time para jogar exclusivamente o futebol americano de grama com equipamento completo.

Em 2009 o Storm foi base da Seleção Paulista campeã Brasileira e no segundo semestre chegou a final do Torneio Touchdown/Liga Brasileira. Em 2010 venceu de forma invicta o primeiro Campeonato Paulista e no segundo semestre chegou mais uma vez aos playoffs da Liga Brasileira terminando a temporada com 10 vitórias e 2 derrotas. (LBFA.com.br; 2011).

2.1 Entendendo o jogo

Segundo Kotler(2000), entende-se por definição de marketing um processo social e gerencial através do quais as pessoas e grupos de pessoas obtêm o que é de sua necessidade por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas e grupos. Nisso temos várias ramificações pela qual o marketing se espalha. A abordada neste trabalho é a do marketing esportivo.

O marketing esportivo promove ações voltadas à divulgação da prática ou realização de modalidades e eventos esportivos. É uma ótima opção para as empresas mostrarem sua marca, pois o esporte como produto é um gerador de emoções que criam vínculos com seus torcedores e simpatizantes. Tudo que uma organização quer ser o esporte tem. Paixão e fidelidade são palavras de ordem no cenário esportivo, e encontrar essas características em clientes é o sonho de toda empresa.

Como Francisco Paulo de Melo Neto diz em seu livro sobre marketing esportivo (2012) “a associação com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com