TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING ESPORTIVO

Monografias: MARKETING ESPORTIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  6.137 Palavras (25 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 25

Marketing Esportivo a Relação Entre Patrocinadores e os Clubes de Futebol

Sônia de Oliveira Morcerf sonia.morcerf@globo.com UGB

Louziane Oliveira de Souza louzi_rf@hotmail.com UGB

Guilherme Pereira Felippe g_felippe@yahoo.com.br UGB

Resumo:Esse trabalho visa analisar as relações entre as marcas das empresas patrocinadoras e dos clubes de futebol, aludindo o estudo de caso junto à empresa e Pneuscar e o Volta Redonda Futebol Clube, por meio de entrevistas em profundidade com os responsáveis pela atividade em cada empresa patrocinadora e o time de futebol, buscando observar as vantagens de investir em marketing esportivo e como é a relação entre a empresa patrocinadora e o clube. Observa-se que o marketing esportivo é de fato uma ferramenta de publicidade e propaganda com potenciais consideráveis e que traz grande impacto no que se refere à divulgação de marcas.

Palavras Chave: Marketing - Esporte - Marcas - -

1. INTRODUÇÃO

Através do tempo, o marketing vem se tornando uma ferramenta fundamental para o posicionamento de uma marca no mercado. Inúmeras formas e ferramentas vêm sendo utilizadas durante o tempo para promover não apenas marcas, mas também pessoas. O esporte tem se mostrado uma ferramenta inovadora no que se refere à publicidade de marcas, através de planos de marketing dentro do esporte.

Aplicar recursos em marketing esportivo tem se tornado uma ferramenta quase indispensável às grandes marcas, que tem apostado nesse mercado buscando através dele uma identidade pessoal entre cliente e marca, ligando-se não apenas de forma comercial aos seus clientes, mas também de forma afetiva utilizando o esporte como ponte para esta conexão.

As ações de marketing vinculadas às marcas das empresas patrocinadoras dos clubes de futebol destacam-se, pela geração de oportunidades para as empresas que desejam tornar suas marcas fortes.

O objetivo deste trabalho é analisar as relações entre as marcas das empresas patrocinadoras e os clubes de futebol. Para tanto, são detalhados alguns objetivos específicos tais como identificar as vantagens de patrocinar uma entidade esportiva, analisar a tomada de decisão no que se refere à disponibilidade de recursos destinados a marketing esportivo e o perfil do cliente da empresa.

O método de pesquisa adotado foi a análise qualitativa observando o efeito das ações de marketing utilizadas por empresas patrocinadoras de um clube de futebol. A pesquisa objetivou realizar entrevistas tanto com o clube quanto com as empresa patrocinadoras, buscando comprovar a hipótese de que o marketing esportivo é um bom investimento no setor de publicidade e propaganda. O artigo traz a problemática de como o marketing esportivo pode auxiliar na visibilidade da marca pelo público alvo.

Este trabalho está estruturado da seguinte forma: inicialmente faz-se uma introdução do assunto levantando o problema, a hipótese e os objetivos do estudo. Em seguida faz-se uma revisão bibliográfica para identificar os principais conceitos sobre o tema. Adiante se define a metodologia empregada na pesquisa, analisam-se os dados levantados e apresentam- se as considerações finais, seguidas das referências.

2. MARKETING E SUA IMPORTÂNCIA

A palavra marketing cada vez mais vem se difundindo no Brasil. Com freqüência ouvimos falar que o produto X é o mais vendido, pois tem uma boa campanha de marketing, ou ainda que o candidato Y se elegeu, pois teve uma boa equipe de marketing e ouvimos falar com grande freqüência no mundo esportivo que a assessoria de marketing do clube está fazendo uma campanha para atrair mais sócios, mas o que é o marketing e qual sua importância?

Baseado em Kotler, o marketing é a ferramenta de gestão que tem como principal função lidar com os clientes, visando entender o cliente, criar uma forma de comunicação, fazer novos clientes e proporcionar ao cliente valor e satisfação, ainda segundo Kotler (1997, p.19) “o marketing pode ser interpretado como sendo a utilização dos recursos de uma empresa com o propósito de satisfazer aos desejos e as necessidades do consumidor”, mas

também segundo Kotler e Armstrong (2003, p.3) a definição mais simples seja que “marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de beneficio”.

Baseado na definição de marketing da AMA - American Marketing Association o marketing não é apenas uma forma de propaganda, é muito mais complexo que isto, ele é o conjunto de processos que vem desde a criação de um produto ou serviço passando pela comunicação com o público alvo e administrando este relacionamento com o cliente, para que assim possa haver uma entrega de valor de modo a beneficiar a empresa e seu público.

O marketing hoje é utilizado por todos, mas principalmente pelas empresas, baseado em Raimar Richers pode-se ver que o marketing é uma célula dentro do organograma das empresas, por hora chamada de setor comercial ou de vendas, mas cada vez mais esta sendo denominado como departamento de marketing, segundo Raimar Richers (1994, p.12)

“o marketing é um conceito mais amplo do que vendas, sobretudo quanto a gama de responsabilidades dos que dirigem um setor comercial numa empresa moderna. Por exemplo, além das funções de transação de bens ou serviços (compra e venda), o homem de Marketing é responsável também pela realização de pesquisas de mercado, pela formulação e execução de uma política de produtos, pela escolha e o controle de um sistema adequado de distribuição física dos produtos sob sua responsabilidade, pela divulgação e promoção de seus produtos, bem como o controle dos resultados de suas transações comerciais”.

Mas como fazer para que os clientes conheçam seu produto/marca, para Armando Sant’Anna (2007, p75) “anunciar visa promover vendas e para vender é necessário, na maior parte dos casos, implantar na mente da massa uma idéia sobre o produto”.

Baseado nos conceitos dos autores acima citado, nota-se a importância da publicidade e propaganda para as empresas. Armando Sant’anna afirma (2007, p75) “que a palavra publicidade significa, genericamente, divulgar, tornar publico, e propaganda compreende a idéia de implantar, de incluir uma idéia, uma crença na mente alheia”.

É por este motivo que dentro do departamento de marketing existe uma “célula” voltada apenas para publicidade e propaganda, para McCarthy e Perreault (1997, p 261) “O gerente de marketing pode delegar ao gerente de propaganda um ou mais dos seguintes objetivos específicos – acompanhados dos orçamentos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com