TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Esportivo

Pesquisas Acadêmicas: Marketing Esportivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 2

O Que é Marketing Esportivo?

O Marketing Esportivo é nada menos do que uma variação do Marketing Promocional, realizado por meio da associação da imagem do atleta, clube ou time a uma determinada marca. Seus objetivos nada mais são do que aumentar o reconhecimento público, criar e/ou fortificar um elo entre a empresa e o consumidor, garantir a maior exposição do produto e, principalmente, conferir credibilidade à marca.

O segmento também cuida da utilização comercial, licenciamento e imagem de grandes atletas: esse tipo de associação é uma forte estratégia de valorização, divulgação e até mesmo rejuvenescimento de uma determinada marca, eventualmente esquecida no mercado.

Pelos fatores apresentados, também é possível considerar o Marketing Esportivo como um tipo de mídia alternativa. E como tal, a maior vantagem da atividade é, certamente, a capacidade de transmitir uma determinada "mensagem publicitária" nos momentos em que o público está cativo e, portanto, mais receptivo.

Valores atribuídos ao esporte, como saúde, conquistas e participação social, além de fatores pessoais dos atletas, estão diretamente relacionados ao sucesso da empresa. No final, os resultados são geralmente gratificantes: uma imagem forte e consistente na sociedade consumidora, além de um retorno garantido sobre as vendas do produto veiculado e associado.

A expressão Marketing Esportivo surgiu frente à necessidade de descrever as ações que algumas empresas estavam utilizando para promoverem seus produtos e serviços por meio do esporte. O termo em questão pode ser definido da seguinte forma: "Marketing Esportivo consiste nas atividades que visam a satisfazer as expectativas e necessidades do consumidor do esporte".

Assim, a expressão pode ser usada para descrever tanto as atividades das empresas, sendo elas do segmento esportivo, como por empresas não relacionadas ao setor, que se utilizam do esporte como meio de comunicação com seu mercado alvo - também chamado de "Marketing por meio do Esporte". O termo também pode ser usado para descrever os esforços por parte dos dirigentes de clubes, associações e ligas esportivas em atender às necessidades de seus torcedores - o que pode ser denominado "Marketing do Esporte".

Marketing Esportivo, então, refere-se ao uso das variáveis do Marketing Mix para comunicar os benefícios da participação no esporte para os consumidores em potenciais, tendo como principal objetivo assegurar a sobrevivência dos mais diversos tipos de modalidades, acompanhando as rápidas mudanças ambientais. Tal sobrevivência depende, em grande parte, do propósito das organizações esportivas.

Empresas do setor usam o "Marketing do Esporte" para assegurar que o produto esportivo seja atrativo para o consumidor não apenas sob a forma de entretenimento (ao vivo ou televisionado), mas também como uma forma de manter-se saudável, já que tais consumidores podem ser vistos como a essência para o futuro do esporte, quer sejam como atletas ou espectadores.

Objetivos do mkt esportivo

Fortalecimento da marca (produto ou empresa)

Fortalecimento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com