TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Esportivo

Ensaios: Marketing Esportivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  5.001 Palavras (21 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 21

MARKETING ESPORTIVO

Trabalho apresentado para avaliação

do curso de Administração de Empresas,

7° período da Universidade do Distrito Federal

Orientadora:

Professora Maria Elisabete Morais Araújo Pinheiro

BRASILIA, 28 DE ABRIL DE 2014.

SUMARIO

Introdução..............................................................................................04

Resumo..................................................................................................05

Conceitos de Marketing Esportivo...........................................................06

Exemplos de Marketing Esportivo......................................................07/08

A importância da Televisão para o Marketing..........................................09

Investimento para curto prazo...............................................................09

Estratégias no uso do Marketing.................................................10/11/12

Patrocínio.............................................................................................13

Casos de Sucesso..................................................................................14

São Paulo Futebol Club....................................................................14/15

Considerações......................................................................................16

Referencias Bibliográficas....................................................................17

INTRODUÇÃO

Podemos observar que nos últimos anos o marketing esportivo vem se aprimorando e conseguindo conquistar um mercado vasto, evoluindo significativamente, agregando agilidade e competência. Em tempos passados, esse negócio passava apenas de uma marca em artigos como camisa de clubes ou patrocínio nos carros do rico e visto mundo da Fórmula 1, hoje ele se transforma em nova estratégia de negócios esportivos. O marketing esportivo apesar de ser basicamente jovem, faz da evoluída indústria esportiva, conquistar bons resultados principalmente nos meios de comunicação que exploram esse mercado. Seguindo essa linha, o marketing esportivo tem como tendência, ser o sistema mais lucrativo no âmbito da publicidade das marcas famosas do esporte, que investem caro nessa divulgação. Essa entrada do esporte no mercado publicitário vem fazendo com que os consumidores procurem a melhor qualidade, onde as empresas para que essa procura seja maior, coloca a marca do clube do coração, fazendo com que todos os apaixonados pelo time, adquiriam seus produtos, o que faz do marketing esportivo uma ferramenta forte para o esporte e suas marcas. Esse meio de arrecadar, faz com que grandes equipes do Brasil e do mundo, consigam manter as contas em dia de suas entidades e ainda ter condições maiores de conquistar títulos e boas colocações nos campeonatos que disputam, é o que veremos no decorrer deste trabalho.

RESUMO

Este artigo tem por finalidade mostrar que o Marketing Esportivo ajuda a detectar desejos dos consumidores da área esportiva, inserindo marcas, formas de trazer sucesso para entidades e fornecedores de material esportivo, obter a divulgação de suas marcas, fazendo com que o consumidor dê preferência ao produto que mais lhe agrada e está no seu pensamento. Grandes investimentos no marketing esportivo vêm fazendo com que entidades esportivas, como clubes de futebol, saiam do vermelho e façam dinheiro. Pelo Marketing, a marca forte do futebol vem sendo explorada mais afundo, gerando lucros a quem adere esse negócio, identificando e descrevendo algumas relações estabelecidas na prática do marketing esportivo, com o objetivo de indicar as possíveis situações do tema, e apresentar as modalidades deste sistema que vem se desenvolvendo no mundo dos negócios. Seguindo e tomando como base estudo de casos reais, poderemos conhecer os relacionamentos entre entidades esportivas e investidores.

Palavras-Chave: Marcas, futebol, sucesso, investidores, lucro.

Conceito de Marketing Esportivo

O conceito do Marketing Esportivo se traduz em uma ferramenta para comunicar-se com clientes, colaboradores e sociedade, tendo o esporte como forma de aproximação com o mercado, sendo ligado à emoção e à paixão de cada consumidor. Esse é o diferencial se relacionado às outras ferramentas de comunicação, utilizado de forma precisa, onde o Marketing esportivo valoriza a força da marca ou da empresa por meio do dos valores do esporte, como a superação, o trabalho em equipe e liderança, buscando também o sucesso na vida corporativa, de acordo com às características de cada empresa. Assim, empresas que usam alta tecnologia buscam associar-se ao mundo do automobilismo como a Fórmula 1 e a Nascar, e empresas que possuem produtos esportivos luxuosos, como por exemplo, o tênis e o golfe.

O futebol brasileiro vive um momento de transição, em busca da modernidade. Para que esse processo possa ocorrer mais rapidamente e com eficiência, é preciso que os clubes - muitos dos quais à beira da falência - tenham convicção de que o profissionalismo, em todos os níveis do futebol, é uma alternativa necessária para a sobrevivência saudável desse esporte no país. Bilhões de dólares, circulados anualmente, fazem do futebol um grande negócio. Se a Europa pode servir de modelo nos dias atuais, devemos lembrar a todos os clubes que queiram evoluir que nem sempre os times europeus viveram na prosperidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com