TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Nas Organizações

Exames: Marketing Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................... 09

2 OBJETIVO..................................................................................................10

3 JUSTIFICATIVA ......................................................................................... 10

4 MARKETING NAS ORGANIZAÇÕES............................................................11

4 MARKETING LIQUIDO E O FIEL CONSUMIDOR ........................................ 11

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................... 16

7 REFERÊNCIAS ........................................................................................... 18

Introdução

É importante, antes de qualquer coisa, quebrar alguns paradigmas sobre o que é Marketing e sua real função nas organizações.

Uma definição de um especialista :"Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros" (PHILIP KOTLER, 2002).

Algo muito contestado no meio acadêmico ao longo do tempo, porém muito eficáz em sua aplicação, é o uso dos 4 P’s (Produto, Preço, Praça e Promoção), já que o marketing tem como base entender o consumidor e lhe oferecer o melhor produto a um bom preço (gerando também a pesquisa de mercado), no local certo com a promoção certa.

Ao decorrer deste apresentaremos o que representa o marketing para as organizações e um tipo de marketing que é pouco utilizado no mercado.

Objetivo

O objetivo desse artigo é apresentar qual é o efeito do Marketing Liquido na vida da empresa e do consumidor.

Justificativa

Escolhemos esse tema por se tratar de um assunto pouco conhecido, mais que é ferramenta estratégica em empresas de diversos segmentos.

Marketing nas organizações

O Marketing tem se mostrado um fiel aliado as organizações. Ele está presente em todas, sendo elas pequenas, médias ou grandes. Mesmo que não haja um departamento especifico para esse setor as empresas lidam todos os dias com assuntos e processos ligados a ele.

Dois especialistas fizeram uma observação interessante. “Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de beneficio” (KOTLER E ARMSTRONG). As empresas oferecem para o consumidor um produto, que para ele muitas vezes é apenas uma aquisição, mais na verdade ele não passa de um beneficio.

O Marketing vem sendo aperfeiçoado conforme o passar dos anos. Algumas organizações o considera tão importante que cria vários departamentos destinados ao Marketing, isso acontece muito em indústrias farmacêuticas, já que há uma grande variedade de produtos oferecidos, cria-se a necessidade de ter uma grande equipe especializada em Marketing, para gerenciar o produto e fazer com que ele se torne um sucesso em vendas.

Sendo bem manipulada, essa ferramenta pode levar a empresa ao alcance de todos os seus objetivos.

Marketing Líquido: O fiel consumidor.

Estamos presenciando uma época de mudanças, onde estamos sujeitos a constantes transações, e em muitas vezes o que nos resta é se adaptar a ela.

A tecnologia está desenfreada, todos os dias novos produtos e tendências são lançados. Celulares modernos que são guiados pelo olhar do ser humano, carros mais potentes, construções que são resistentes às catástrofes naturais, fertilização em vidro, armas químicas capazes de destruir uma cidade.

São tantas as novidades que alguns consumidores deixaram de ser fiel a uma marca especifica para conhecer o novo.

Mas mesmo assim, há aqueles que defendem uma marca, defendem uma tendência. E é ai que entra o Marketing Liquido.

O termo Marketing Liquido surgiu através de pesquisas do sociólogo Zygmunt Bauman, nascido em 19 de novembro de 1925 em Poznán.

As empresas que adotaram essa cultura focam em satisfazer a necessidade do cliente. Ela pouco se preocupa com propagandas e chamadas atrativas, pois o seu consumidor o mesmo faz, pois ele é fiel à marca.

Os canais de comunicação se tornaram gigantescos. Temos propagandas em ônibus, no metro, nas ruas, na televisão, na internet, nos jornais, revistas e etc.

Algumas organizações estão tão preocupadas em chocar o publico alvo com aquele novo produto que mal se preocupam com o impacto que ele vai causar na vida do publico a que ele foi destinado. É ai que muitos deixam a desejar.

O Marketing Líquido pouco teme a propaganda do seu concorrente. Ele investe em melhorias, se preocupa com a necessidade do seu consumidor. Ele cria canais de atendimento, sites, meios de comunicação, querendo trazer pra perto dele o seu cliente.

Abaixo temos alguns exemplos de sucesso:

Figura 1. Logo Empresa Unilever

Fonte: (Site Unilever, 2013)

Figura 2. Produtos Unilever

Fonte: (Site Unilever 2013)

A Unilever é uma empresa de bens de consumo que possui várias linhas de produtos, que vão desde limpeza e higiene pessoal a alimentos não perecíveis e sorvetes. É uma organização reconhecida mundialmente que atua há 80 anos no Brasil.

É conhecida por ser uma empresa que produz produtos de qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com