TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing PEPSI

Tese: Marketing PEPSI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  3.032 Palavras (13 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Uma rival forte e agressiva para a Coca-Cola, que busca na nova geração sua gama de consumidores, utilizando astros da música e do futebol em comerciais cinematográficos, ousados e muitos deles provocativos. PEPSI é uma marca autentica cada vez mais percebida pelos consumidores como inovadora, jovem e cheia de energia.

A história

Tudo começou em 1893, quando um farmacêutico inventou uma bebida chamada “BRAD’S DRINK” (algo como “bebida do Brad”), feita de água carbonada (gasosa), açúcar, baunilha, aromas de especiarias (canela, cravo e noz moscada), pepsina e extrato de noz de cola. Essa bebida tinha o intuito de suavizar os males causados pelo desequilíbrio do ácido péptico no estômago. Este alívio se obtinha em conseqüência do extrato de noz de cola e do gás presente na bebida. Colocada a venda em sua farmácia, seu sabor agradou tanto que os consumidores passaram a consumi-la mesmo quando não estavam com o mal estar péptico. Em 1898, o xarope foi transformado em bebida e lançado oficialmente no mercado no dia 28 de agosto com o nome de (PEPSI-COLA), ganhando assim seu primeiro logotipo.

A linha do tempo

1964

● Lançamento da DIET PEPSI, primeiro refrigerante dietético do mercado americano.

1970

● Mais uma vez de forma inovadora lançou a embalagem de 2 litros no mercado americano.

1975

● Lançamento da PEPSI LIGHT, um refrigerante com pequeno sabor de limão, visando o público que desejava mais opção diet do que somente a DIET PEPSI.

1978

● Introdução das embalagens com 12 latas , que se tornaram extremamente populares e aumentaram o consumo do refrigerante.

1982

● Lançamento da PEPSI FREE, primeiro refrigerante do mercado sem adição de cafeína. Atualmente o produto é conhecido como CAFFEINE-FREE DIET PEPSI.

1989

● Lançamento da PEPSI WILD CHERRY, um refrigerante de cola com sabor de cereja silvestre.

1991

● Lançamento da PEPSI RAGING RASPBERRY, refrigerante de cola com leve sabor de framboesa.

1992

● Lançamento da PEPSI CRYSTAL, um refrigerante de cola incolor. O produto tinha o mesmo gosto da versão convencional da bebida, mas parecia água, o que tenderia a conferir ao refrigerante um ar mais saudável, apostavam os profissionais de marketing da época. No ano seguinte, com vendas ínfimas e decepcionantes, o refrigerante foi retirado do mercado.

1993

● Lançamento da PEPSI MAX, refrigerante de baixa caloria e sem adição de açúcar, que estreou no mercado inglês e italiano. O refrigerante não existe no mercado americano, apesar de estar presente em mais de 20 países.

1994

● Lançamento da CRYSTAL by PEPSI, uma variante da mal fadada PESI CRYSTAL com sabor de cítrico.

1998

● Lançamento da PEPSI ONE, primeiro refrigerante do mercado com apenas uma caloria. Foi introduzido com a campanha estrelada pelo ator Cuba Gooding Jr. e o slogan “Just One Calorie”.

2001

● Lançamento da PEPSI TWIST, um refrigerante de cola com adição de limão. Toda a produção do refrigerante para ser comercializada no período de um mês foi vendida em apenas uma semana, transformando o produto em um enorme sucesso em boa parte dos mercados em que a empresa atua.

● Lançamento da PEPSI BLUE, refrigerante com leve sabor de frutas (especialmente cereja), mais adocicado e de coloração azul (livre de cola). O produto não fez o sucesso esperado e foi retirado do mercado em 2004.

2003

● Lançamento da PEPSI VANILLA, refrigerante de cola com alto teor de baunilha.

● Lançamento da PEPSI X-ENERGY, um refrigerante de cola com alta dosagem de cafeína e gostinho de PEPSI. É uma espécie de energético.

2004

● Lançamento da PEPSI EDGE, refrigerante de cola que continha metade dos carboidratos, calorias e açúcares da versão tradicional. O produto foi descontinuado no ano seguinte.

2005

● Lançamento da PEPSI LIME, refrigerante de cola com adição de lima, que contava também com sua versão diet.

● Lançamento da PEPSI MAX PUNCH, refrigerante de cola com sabor de gengibre e canela, desenvolvido especialmente para o mercado do Reino Unido.

2006

● Lançamento da DIET PEPSI JAZZ, uma nova linha de refrigerantes de cola com zero de calorias em sabores marcantes como (baunilha francesa com cereja preta), (creme de caramelo) e (morango e creme).

● Lançamento no mercado chinês em edição limitada da PEPSI FIRE, refrigerante de cola com sabor de canela e sensação picante; e da PEPSI ICE, com sabor de hortelã.

2007

● Lançamento da PEPSI ICE CUCUMBER, refrigerante de cola com sabor (artificial) de pepino. O exótico sabor foi introduzido no mercado japonês em 14 de junho por um período limitado.

2008

● Lançamento da PEPSI TWIST 3, refrigerante de cola com zero açúcar e sabor mais próximo ao da versão regular. Em destaque o número 3, que explora a quantidade de calorias do suco de limão por cada porção de 200 ml. O refrigerante trazia ainda um novo visual que explorava com propriedade o mix do produto, fugindo dos padrões e apresentando sua personalidade diferenciada. Surpreendia pelos traços e pelas cores fortes: o preto remetia à sua principal composição, o refrigerante de cola, e o verde reforçava o suco natural de limão. O produto foi lançado inicialmente no Brasil com o slogan “TODO SABOR DA PEPSI TWIST COM 3 CALORIAS DO SUCO NATURAL DE LIMÃO”.

● Lançamento da PEPSI BLUE HAWAII, uma edição limitada desenvolvida para o mercado japonês, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com