TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Verde

Por:   •  12/10/2016  •  Resenha  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

MARKETING VERDE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NAS ORGANIZAÇÕES

Este é um resumi do artigo Marketing Verde como diferencial competitivo nas organizações de Júlio Cezar Botelho e Friedhilde Maria Kustner Manolescu, o qual aborda a importância do Marketing Verde nas organizações independente do mercado de atuação.

O Marketing surge no inicio do século XX, juntamente com o desenvolvimento social, para solucionar problemas relacionados à venda de produtos. Na medida em que a população cresce, cresce também a demanda por produtos e serviços, o que rapidamente pode levar ao esgotamento dos recursos naturais utilizados no processo de fabricação das mercadorias, logo, nota-se a necessidade de equilibrar a demanda, fabricação e os recursos.

O Marketing já foi muito utilizado, de forma errônea, para induzir o consumo exagerado, o que consequentemente aumentava o consumo de recursos naturais a geração de resíduos, sem qualquer preocupação com o meio ambiente. No entanto, por volta dos anos 70, surge o Marketing Verde (Ambiental ou ecológico).

Já no século XXI, o Marketing passa a ser ferramenta de planejamento estratégico para as organizações. Depois disso, as questões ambientais começaram a ser notadas, criando desafios aos profissionais de marketing e também às empresas em todo o planeta.

Afinal, o que é Marketing Verde? E porque ele é um diferencial competitivo?

Os consumidores tem se preocupado muito em buscar produtos e serviços ecologicamente corretos, logo, o Marketing Verde pode ser definido como ferramenta estratégica que estimula a busca por lucro das empresas de forma ética, responsável e correta frente às questões ambientais. O Marketing Verde não se preocupa somente com o lucro, mas em como a empresa terá lucro de forma consciente e sustentável.

Hoje em dia, o consumidor dá maior importância às questões ambientais e relaciona aos produtos que consome; ele é capaz de identificar se o produto ou seu fabricante agride ou não o meio ambiente. Logo, ele passa a escolher por empresas que ofertam produtos ecologicamente corretos e também a fazer propaganda negativa das organizações que não se comprometem ambientalmente.

Para tanto, as empresas precisam saber se posicionar perante a sociedade e também precisam entender como atender as exigências do mercado quanto à sustentabilidade, caso contrário serão excluídas das demais.

Através das estratégias verdes, é possível que a empresa tenha benefícios sociais e econômicos, entre eles podemos destacas: melhoria na imagem da empresa, nas relações com órgãos governamentais, ONGs e grupos ambientalistas, melhor adequação dos processos da empresa de acordo com padrões ambientais, redução de custos no processo de fabricação (diminuição do consumo de água, energia e outros insumos), economia derivada da reciclagem (a empresa pode vender e aproveitar melhor os resíduos), redução ou extinção de multas ou penalidades quanto à poluição, aumento da participação de mercado por meio dos produtos verdes, e consequentemente das receitas geradas por eles (geralmente os produtos verdes apresentam valor mais alto do que os produtos normais), entre outros.

No entanto não basta a empresa adotar uma estratégia verde, ela precisa saber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com