TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing da Empresa Em Padaria

Por:   •  23/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.144 Palavras (13 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - NOTURNO

MARKETING DIGITAL – CAD1124

PROFESSORA: FLAVIA LUCIANE SCHERER

PRÁTICAS DE MARKETING DIGITAL:
SANTA EMPADARIA

Afonso Alves

Allan Magno

Allan Toledo

Bruna Melo

Maurício Trindade

Santa Maria, 25 de novembro de 2019.

A EMPRESA

A Santa Empadaria surge em setembro de 2018 com o propósito de ofertar empadas de qualidade e com sabor caseiro, tendo por base agir em contrapartida da percepção de como este nicho de produtos vinha sendo comercializado por grande parte dos estabelecimentos: a maioria com pouco recheio e sabor irrelevante.

Suas primeiras vendas foram realizadas na UFSM tendo como clientes alunos, professores e servidores do prédio 74C. Para que fosse possível mensurar o grau de satisfação dos compradores, foi elaborado um formulário online que era enviado após a compra de cada cliente para avaliação a respeito do sabor, textura, preço, tamanho e demais informações pertinentes para que o produto fosse melhorado. Após análise dos feedbacks se percebeu a necessidade de melhorar a massa da empada e de ampliar o leque de opções, foi assim que surgiram demais opções como: brownies, bolos, quiches, docinhos e outros.

Allan Gustavo Santiago Toledo, proprietário da empresa, utiliza a empada como carro chefe pelo fato de sua avó, Maria Idelvina Freitas Santiago, sempre ter feito empadas para seus netos e pelo fato de trabalhar com diversos outros tipos de refeições sob encomenda. Tendo, na década de 70, cozinhado até para o Presidente Médici, Vó Divina, como era conhecida por seus familiares, foi quem inspirou o nome da atual empresa, vindo a falecer em meados de 2018, a Santa Empada – Empada Divina, leva em seu nome (ainda que não possa ser percebido) anos de cozinha.

IDENTIDADE INSTITUCIONAL

Missão: Levar produtos de qualidade, artesanais e saborosos para momentos de confraternização entre colegas, amigos e familiares.

Visão: Ser a melhor opção de fornecedor de empadas artesanais de Santa Maria até 2025.

Valores: Confiança, respeito, humildade, ética, transparência, qualidade e empatia.

PÚBLICO ALVO

A Santa Empadaria em campanha digitais foca em mulheres de 24 a 34 anos de idade, que é o público que compõe mais de 70% das interações em suas páginas. Porém, quando são realizadas campanhas fora do ambiente digital, o foco são coffee breaks empresariais e eventos estudantis. A empresa possui um bom retorno inserindo seus produtos em uma ou mais mesas de coffee break, além de inserir seu banner/cartão de visita para fixação da marca por participantes do evento.

DIAGNÓSTICO DE PRESENÇA DIGITAL

Atualmente, a empresa utiliza as Redes Sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp) para captar, contatar e fidelizar clientes. O Site/Cardápio Virtual visa facilitar a escolha de produtos pelos consumidores em potencial e, esporadicamente, faz-se uso do Google Ads para captar novos clientes. No entanto, este recurso não é utilizado com maior frequência pelo fato da empresa não possuir estabelecimento físico voltado unicamente para o negócio, que no caso de uma grande demanda/resposta ao anúncio poderia gerar certo transtorno no período. Sendo, portanto, esta uma ferramenta de uso moderado e não habitual

Há uma frequência mais notável de postagens em seu Instagram, de encontro ao fato de que grande parte de seus seguidores marcam a página nos stories após a realização de uma compra. Embora a plataforma inicial seja usualmente o Instagram, toda publicação adicionada ao feed deste também é publicada Facebook e status do Whatsapp.

Todas as redes utilizadas encaminham o prospect/cliente para o Whatasapp por ser um meio de fácil acesso e que possibilita maiores negociações com o cliente (de horário de entrega, preço e/ou personalização) não sendo descartado o contato por outros meios. Como citado anteriormente, a empresa não possui espaço físico, logo, trabalha apenas com o sistema de entrega no local de escolha pelo cliente e também disponibiliza a opção de o cliente retirar a encomenda diretamente no local da empresa (um prédio residencial em local central).

Site/Cardápio Virtual

O cardápio virtual serve para o cliente verificar a gama de produtos e personalizações disponíveis e também, é através dele que a empresa consegue grande parte de suas vendas. Campanhas com objetivo de tráfego “jogam” pessoas para dentro do cardápio virtual e, se for de interesse da pessoa, em poucos cliques é redirecionada para o Whatsapp da empresa, onde pode efetuar o seu pedido. A empresa ainda neste mês de Outubro irá adquirir seu domínio próprio e acrescentará a opção de o cliente já realizar o pedido diretamente no site, facilitando a compra do cliente e diminuindo as chances da conversão da venda não ocorrer.

[pic 2]

[pic 3]

Instagram

A página do Instagram (que recebe um foco maior) possui, atualmente, 3.368 seguidores, 132 publicações no feed e, em média, 40 publicações por semana. A página possui informações na descrição do perfil que indicam de maneira sucinta com o que a empresa trabalha, informa seu número de whatsapp, as possibilidades de entrega, a cidade de atuação e um link que direciona para o cardápio virtual.

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

Facebook

A empresa possui atualmente 1348 curtidas e 1360 seguidores, um alcance de publicação semanal, baseado na semana de realização do trabalho, de 1835 pessoas. Os conteúdos publicados, atualmente, são os mesmos oriundos do Instagram e sua frequência é de, normalmente, duas publicações por semana.

Dentre as postagens da empresa, usualmente, estão as imagens de brownies, sendo estas as que mais chamam a atenção visualmente e que, consequentemente, geram engajamento; informações sobre descontos e promoções; memes para ampliar os engajamentos e, ainda dentro da plataforma, responde todos os comentários em publicações e avaliações.

[pic 7][pic 8]

YouTube

A empresa optou por não utilizar esta plataforma como forma de divulgar seus serviços em virtude da sua limitação na disposição de pessoal e, consequentemente, de tempo que é bastante reduzida para tal atividade. Sendo conduzida por apenas duas pessoas, que possuem também compromissos concomitantes à Santa Empadaria, a criação de conteúdos com a frequência que a manutenção da rede em questão exige, acabaria comprometida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (607.1 Kb)   docx (464.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com