TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing e desenvolvimento novo

Artigo: Marketing e desenvolvimento novo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Artigo  •  1.818 Palavras (8 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 8

Marketing e Desenvolvimento de Novos

Produtos

Oswaldo Henrique Castro de Jesus Curso de Mestrado em Engenharia de Produção Universidade Federal de Minas Gerais

O propósito deste artigo é fornecer uma visão geral sobre os conceitos centrais subjacentes a disciplina de marketing, analisando as maneiras como as empresas se orientam para o mercado e quais são seus impactos na relação entre marketing e desenvolvimento de produtos. A necessidade de cooperação entre as atividades de Marketing e Pesquisa & Desenvolvimento é analisada através de pesquisas realizadas mundialmente.

Hoje, as empresas não podem sobreviver, simplesmente fazendo um bom trabalho. Elas devem fazer um trabalho excelente se quiserem ser bem sucedidas nos mercados de crescente concorrência global. Consumidores e compradores organizacionais enfrentam abundância de fornecedores que procuram satisfazer a suas necessidades.

Estudos recentes têm demonstrado que a chave do sucesso de empresas rentáveis é conhecer e satisfazer os consumidores-alvo com ofertas competitivamente superiores.

Marketing é a função da empresa encarregada de definir os consumidores-alvo e a melhor maneira de satisfazer suas necessidades e desejos de forma competitiva e rentável. Marketing tem suas origens no fato de que os seres humanos são criaturas que possuem necessidades e desejos. Desde que muitos produtos podem satisfazer certa necessidade, a escolha do produto é guiada pelos conceitos de valor, custo e satisfação. Estes produtos são obteníveis de diversas maneiras: autoprodução, coerção, esmola e troca.

A maioria das sociedades modernas trabalha sob o princípio da troca. Pessoas especializam-se em produzir produtos específicos e trocá-los por outras coisas de que necessitam. Engajam-se em transações e construção de relacionamentos.

Mercado é um grupo de pessoas que compartilha uma necessidade similar. Marketing coordena aquelas atividades envolvidas no trabalho com mercados, isto é, tenta realizar trocas potenciais. (KOTLER, Philip. 1997).

O Que vem a ser Marketing?

A fim de se realizar uma pesquisa aprofundada sobre o assunto é necessário assumir um conceito para Marketing. Diversas são suas definições, entretanto usaremos o conceito de Kotler: “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.”

Esta definição esta fundamentada nos seguintes conceitos centrais: necessidades, desejos e demandas; produtos; valor, custo e satisfação; troca, transações e relacionamentos; marketing e praticantes de marketing. Uma breve discussão sobre estes conceitos é elaborada a seguir:

Necessidades, Desejos e Demandas

Uma distinção útil pode ser destacada entre necessidades, desejos e demandas.

Necessidade humana é um estado de privação de alguma satisfação básica. As pessoas exigem alimento, vestuário, abrigo, segurança, sentimento de posse, auto-estima e algumas outras coisas para a sobrevivência. Estas necessidades não são criadas pela sociedade ou pelas empresas; existem na delicada textura biológica e são inerentes à condição humana.

Desejos são carências por satisfações específicas para atender a estas necessidades mais profundas, embora as necessidades das pessoas sejam poucas, seus desejos são muitos. Os desejos humanos são continuamente moldados e remoldados por forças e instituições sociais como igrejas, escolas, famílias e empresas.

Demandas são desejos por produtos específicos que são respaldados pela habilidade e disposição de comprá-los.

Desejos tornam-se demandas quando apoiados por poder de compra; desta forma as empresas devem mensurar não apenas quantas pessoas desejam seu produto, mas, o mais importante, quantas pessoas, realmente estariam dispostas e habilitadas a comprá-lo. Os especialistas de marketing, junto com outros influenciadores da sociedade, despertam desejos.

Produtos

Produtos podem ser definidos como algo que pode ser oferecido para satisfazer a uma necessidade ou desejo. A importância dos produtos físicos não reside apenas em sua posse, mas também nos serviços oferecidos pelo mesmo.

Freqüentemente, os fabricantes cometem o erro de prestar mais atenção a seus produtos físicos do que aos serviços oferecidos pelos mesmos. O trabalho do profissional de marketing é vender os benefícios ou serviços contidos em produtos físicos, em vez de apenas descrever suas características físicas.

Valor, Custo e Satisfação

Pode-se classificar os produtos, ordenando-os de acordo com suas capacidades de satisfazer às necessidades. Valor é a estimativa do consumidor em relação à capacidade global do produto em satisfazer a suas necessidades. Cada produto envolve um custo específico, desta forma as escolhas são feitas em função dos produtos que produzem maior valor por dinheiro despendido. Alguns teóricos do comportamento do consumidor vão além das limitadas pressuposições econômicas de como consumidores fazem julgamentos de valor e fazem escolha de produto. Entretanto estas teorias não são o foco deste trabalho e não serão abordadas.

Troca, Transações e Relacionamentos.

Marketing surge quando as pessoas decidem satisfazer necessidades e desejos através da troca. A troca é uma das quatro maneiras pelas quais as pessoas podem obter produtos, sendo as demais autoprodução, coerção e mendicância.

Troca é o ato de obter um produto desejado de alguém, oferecendo-se algo em contrapartida. Sua ocorrência depende de as duas partes concordarem sobre as condições de troca que deixarão ambas em melhor situação do que a anterior. Assim, esta deve ser vista como um processo, em vez de como um evento.

Duas partes estão engajadas na troca se estiverem negociando e movendo-se em direção a um acordo. Se este é atingido, dizemos que ocorreu uma transação. Uma transação consiste na negociação de valores entre duas partes. Marketing consiste de ações adotadas para obter-se respostas a algum objeto oferecido para uma audiência-alvo. Para efetuar mudanças bem-sucedidas, o profissional de marketing analisa o quê cada parte espera dar e receber. Situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com