TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing em negócios

Projeto de pesquisa: Marketing em negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

Ana Paula da Silva Nunes

Fernanda Oliveira Leite

Lígia Ferreira de Camargo

Thaís da Silva Souza

Trabalho de Marketing

Maio 2014

Jundiaí SP

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

Ana Paula da Silva Nunes

Fernanda Oliveira Leite

Lígia Ferreira de Camargo

Thaís da Silva Souza

Trabalho de Marketing

SEMANCOL

Maio 2014

Jundiaí SP

Sumário

Introdução

Em administração de empresas, marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.

O marketing estuda as causas e os mecanismos que regem as relações de troca ( bens, serviços ou ideias) e pretende que o resultado de uma relação seja uma transação (venda) satisfatória para todas as partes que participam no processo.

Marketing, em sentido estrito,é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preços, distribuição, comunicação e produto. Em sentido amplo, é a concepção da politica empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.

Nesse trabalho abordaremos a criação de um novo produto farmacêutico desenvolvendo a abordagem ao consumidor através da técnica dos 4P’s.

Trabalhando os 4P’s de Marketing

Os 4P’s formam um conjunto de ferramentas para se alcançar estratégias relacionadas ao mercado. Ligados diretamente a área de marketing estão: o preço, a praça, o produto e promoção.

• Preço

Preço é o valor cobrado ao consumidor pela compra de um produto ou serviço.

O único componente do mix de marketing que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade.

Ao se elaborar a estratégia de preço de um produto, deve se observar os seguintes pontos: ele deve ser suficientemente alto, para proporcionar lucro a quem o está produzindo ou comercializando, porém não pode ser tão alto que desestimule a compra. Afinal, sempre se procura comprar produtos mais baratos. Ele também deve ser suficientemente baixo a fim de que seja atrativo aos cliente. Contudo, não podem ser demasiadamente baixo, pois pode depreciar o produto aos olhos do cliente, que podem pensar que há algo de errado nele, além de não ser interessante produzi-lo e comercializa-lo, pois não gerará lucro significativo.

• Praça

Após um produto ser produzido, com o seu preço estabelecido, ele precisa ser distribuído no mercado até os pontos de vendas.

A praça ou distribuição de um produto no mercado tem um importantíssimo papel no mix de marketing. Pois é a partir da distribuição que o consumidor terá acesso a oferta do produto. Um exemplo para ilustrar nosso pensamento: quando o consumidor interessa-se pelo produto, mas vai até o ponto de venda (normalmente varejista) e não o encontra, ficando irritado. Os produtos depois de produzidos precisam, portanto chegar ao consumidor final, e para isso passam por diversos elos as cadeia de distribuição, sendo importante destacar os intermediários (revendedores), transportadores e armazenadores que fazem a ligação entre a empresa produtora e o consumidor final.

• Produto

Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo, as empresas devem estar além da estratégia de produto, tomar a decisão de comercializar seus produtos com uma marca própria, utilizando sinais, símbolos, nomes, que identifiquem e diferencie seus bens e serviços dos concorrentes. Neste caso estariam utilizando se de marca.

As organizações utilizam se do “P” produto oferecendo uma série de produtos visando atender a praticamente todas as necessidades do mercado. Em geral as empresas possuem diversas linhas de produtos, de acordo com a participação de mercado. Existem os considerados “carros chefe”, outros para atender simplesmente alguns clientes, outros considerados intermediários e os temporários ou sazonais.

• Promoção

Os profissionais de marketing usam estas variáveis para estabelecer um plano de marketing. Para o plano de marketing ser bem sucedido, a estratégia traçada para os quatro pês, deve refletir a melhor proposta de valor para os consumidores de um mercado alvo bem definido. A administração de marketing é a aplicação pratica deste processo.

As estratégias são necessárias para se combinar métodos individuais, como publicidade, venda pessoal e promoção de vendas em uma campanha coordenada. Além disso, as estratégias promocionais devem ser ajustadas quando um produto se move dos estagio iniciais de vida para os finais. As decisões estratégicas também devem ser tomadas com relação a cada método individual de promoção

Os quatro fatores do marketing mix (também chamado de mix de marketing) estão inter-relacionados; decisões em uma área afetam ações em outra. Para ilustrar, o projeto de um mix de marketing certamente é afetado pelo fato de a empresa escolher competir com base no preço ou em um ou mais fatores. Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com