TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Supermercadista

Ensaios: Mercado Supermercadista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE AS ESTRUTURAS DE MERCADO 4

2.1 CONCORRÊIA PERFEITA ....................................................................................5

2.3 MONOPÓLIO.........................................................................................................5

2.4 CONCORRÊNCIA MONOPOLISTICA ..................................................................5

2.5 OLIGOPÓLIO ................................................................................................. 5,6,7

3 ANALISE MICRO E MACROECONOMICA DO TEXTO ANALIZADO ...................8

4 METODOS QUANTITATIVOS .................................................................................8

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade o estudo do texto “Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul” voltado para as áreas de estudo da Micro e Macroeconomia, Métodos Quantitativos e Gestão Empresarial, Ética, política e Sociedade.

Está análise tem o objetivo de descrever em minúcias os processos estudados e identificados no texto apresentado, demonstrando assim, números, conceitos e definições práticas para nosso campo de estudo das disciplinas apresentadas.

Este trabalho está divido em 3 partes, onde a primeira, utilizando referências descritas, conceituamos casa uma das estruturas de mercado, com ênfase na análise da estrutura do oligopólio, visto que o mesmo e citado no texto referencial como característica predominante na análise do trabalho sobre o mercado supermercadista do Rio Grande do Sul. A segunda parte vem a descrição dos métodos quantitativos utilizados para análise dos índices do mercado e na terceira parte falaremos sobre a ética, política e sociedade nestas estruturas de mercado.

2 - REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE AS ESTRUTURAS DE MERCADO

Neste capitulo iremos descrever de forma resumida todas estruturas de mercado identificadas e depois uma análise mais detalhada na estrutura de oligopólio, caso citado e notadamente identificado durante a leitura do texto.

Simões (2006) define estrutura de mercado como um conjunto de características existentes que determinam as relações entre compradores e vendedores, tanto os já estabelecidos como os potenciais. Assim, os agentes que constituem a estrutura, tanto os que já estão presentes de alguma forma, quanto os desejosos de entrar no mercado.

De forma resumida as principais estruturas de mercado são:

2.1 – CONCORRÊNCIA PERFEITA

A concorrência perfeita se caracteriza em uma estrutura de mercado onde existem varias empresas atuando num mesmo mercado e produzindo produtos iguais ou muito similares. Na concorrência perfeita, os fatores são livres , assim como a circulação de informações, e nenhuma empresa possui poder de mercado superior a seus concorrentes. Nessas condições, a empresa apenas escolhe produzir a quantidade correspondente ao seu lucro máximo, que é aquele em que o preço e o custo marginal se igualam.

O preço é determinado pelo próprio mercado e as firmas não exercem influência sobre ele. Como há livre mobilidade de fatores, a entrada e a saída das firmas no mercado faz o lucro econômico tender a zero. Essa estrutura de mercado representa uma simplificação da realidade, e é muito difícil,senão impossível,encontrá-la.

2.2 – MONOPÓLIO

Esta estrutura de mercado tem por característica apresentar apenas um produtor no mercado, sendo assim dominado por ele tanto na oferta quanto na tipificação dos preços oferecidos. Alguns motivos podem ser destacados que podem levar um mercado a estruturar-se dessa forma: produtos patenteados, produtos licenciados pelo governo ou propriedade única de matéria prima ou agentes de produção, dentre outros.

2.3 – CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA

E uma estrutura de mercado que mistura características do monopólio e da concorrência perfeita. A característica principal desta estrutura de mercado e que as empresas diferenciam seus produtos, assim as empresas conseguem praticar preços bem acima de seu custo marginal. Utilizando da diferenciação de produtos para regular o mercado que atuam.

2.4 – OLIGOPÓLIO

Esta estrutura tem como característica predominante a existência de poucas empresas no mercado que atuam.Essa estrutura abrange um conjunto de firmas que produzem produtos substitutos perfeitos, ou mesmos próximos (KON, 1994).

Como foi solicitado detalharemos melhor esta estrutura de mercado que e a característica predominante nos estudos do Setor Supermercadista no Rio Grande do Sul.

No aspecto microeconômico essa estrutura tem por característica condicionar as escolhas das decisões das firmas envolvidas no mercado.

Como as estruturas de monopólio e concorrência perfeita quase não são vistas no mundo, a oligarquia tem uma teoria mais condizente com a prática das estruturas do mercado. Alguns motivos podem ser destacados nessa observação;

Uma teoria criada por J. Bain tem uma relevância significativa para explicar as formações dos oligopólios, ela e chamada de teoria das barreiras à entrada.

Essa teoria diz que todas empresas desta estrutura de mercado partem de um preço definido o que evitará que novas empresas ingressem como concorrentes. Para que esse preço seja definido alguns fatores foram definidos por J.Bain como os mais característicos: economias de escala, vantagens absolutas de custos, vantagens de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com