TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Merchandising e Distribuição e seus Objetivos

Por:   •  28/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

MERCHANDISING

O merchandising é um conceito de marketing que indica uma técnica e um conjunto de operações de planeamento e promoção de um produto em que a criatividade é um elemento essencial.

Quando realizadas dentro do ponto de venda, têm o objetivo de colocar o produto certo, na quantidade certa, ao preço certo, no momento certo, com apresentação visual impecável e dentro de uma exposição correta. Quando realizadas fora do ponto de vendas, muitas empresas distribuem canetas, t-shirts, eflyers, panfletos e outro material publicitário de modo a sensibilizar o consumidor, atrair atenção e criar uma representação mental positiva que se traduz na compra do produto ou serviço.

Importância do merchandising para o marketing

O merchandising é a estratégia que controla a última, e mais critica, fase da comunicação: O momento da compra. E no ponto de venda que o cliente decide se vai adquirir certo produto e a forma como o produto e exposto, a sua visibilidade e todos os fatores de merchandising que tem o poder de determinar se o produto e adquirido ou não pelo cliente. Uma estratégia de merchandising bem estruturada dentro do pdv traz inúmeras vantagens tais como: o aumento das vendas, a atracão de novos clientes, a fidelização de novos clientes e o aumento de compras por impulso.

Distribuição

A distribuição é um sector de atividade económica que assegura uma função essencial de intermediação entre produtores e consumidores. A distribuição tem grande importância dentro da empresa por ser uma atividade de alto custo. Os custos de distribuição estão diretamente associados a vários fatores, tais como: o peso, o volume, o preço, entre outros.

De forma resumida, a distribuição é o processo que consiste em fazer chegar fisicamente o produto ao consumidor.

Um bom plano de distribuição permite um maior controlo de saída dos produtos da distribuidora, desta forma chegam mais rapidamente aos pdv evitando assim a falta de produtos em stock nos mesmos. Consequentemente, é possível abastecer melhor os clientes, atendendo as suas expectativas e necessidades, tentando sempre melhorar os prazos de entrega. A distribuição acaba por ter impacto na forma como a empresa e vista e nos valores que passa para o publico.

Canais de distribuição

O propósito destes canais é satisfazer os usuários finais, quer sejam consumidores ou empresas. O seu objetivo é que o produto ou serviço seja vendido de forma a ser utilizado ou consumido.

Tipos de canais de distribuição

CANAIS VERTICAIS

Este tipo de canal de distribuição, consiste em estruturas de mercados verticais onde a responsabilidade sobre o produto é transferida entre os participantes da cadeia de distribuição até chegar ao consumidor final. Neste canal, os fabricantes e os retalhistas não tem contacto direto com o consumidor final, sendo o lojista o responsável pela satisfação do cliente final.

CANAIS HIBRIDOS

Este canal consiste em estruturas de mercados onde uma parte das funções logísticas ao longo do canal de distribuição é executada por dois ou mais agentes de cadeia de abastecimento.

Características

Contacto direto do fabricante com os principais clientes;

Grandes clientes obtêm maiores descontos e melhor nível de serviço;

Fornecimento de serviços logísticos baratos e eficientes;

Necessidade de compensação financeira entre agentes da cadeia de distribuição;

Potencial redução na remuneração ao distribuidor pelos serviços prestados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (145.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com