TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Merchandising no varejo: a descoberta de novas oportunidades de aplicação das técnicas de merchandising a serviço de melhores vendas.

Por:   •  13/2/2017  •  Artigo  •  4.157 Palavras (17 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 17

Merchandising no varejo: a descoberta de novas oportunidades de aplicação das técnicas de merchandising a serviço de melhores vendas.

Tânia Souza Silva1

Gernot Roque Muller Júnior2

RESUMO

Este artigo tem como finalidade mostrar como o segmento classificado como pequeno varejo, pode beneficiar-se muito com a atuação do merchandising, uma vez que este tem como objetivo principal contribuir para o aumento de vendas. Além disso, contribuir para o aprimoramento da elaboração de estratégias eficazes de atuação no comércio varejista, através da utilização dos recursos de merchandising. Isso ocorrerá principalmente, se essas estratégias definidas forem aplicadas respeitando as características peculiares deste setor bem como o comportamento dos consumidores.  Se bem aplicadas, as técnicas de merchandising no pequeno varejo, poderão contribuir para o aumento significativo das vendas e conhecimento mais amplo dos produtos, pois elas permitem uma maior proximidade dos produtos com os consumidores.

Palavras–chave: Marketing. Merchandising. Pequeno varejo. Consumidor.

1 INTRODUÇÃO

O merchandising é um dos aspectos do comércio varejista que mais se tem falado nos últimos tempos. Todas as ações da propaganda, da promoção, convergem para um único ponto: o ponto-de-venda. É aí que se tem a resposta para todos os esforços. O que importa é conseguir que o produto passe da prateleira à cesta do consumidor.

Com a aplicação de novas técnicas de aprimoramento de produção e vendas, a comercialização dos produtos ficou cada vez mais difícil, exigindo que se fossem adotadas uma série de estratégias visando o aumento do volume de vendas. O consumidor tornou-se o principal alvo e as empresas passaram a desenvolver estratégias para se aproximar cada vez mais dele.  

A criação de novos produtos, novos tipos de canais de distribuição, o desenvolvimento da propaganda como forma de apoio às vendas, o avanço no grau do desenvolvimento tecnológico e o aumento dos investimentos, são fatores que fizeram com que a concorrência crescesse ainda mais e, conseqüentemente, viu-se uma necessidade maior de conquistar o consumidor. Essa nova postura originou também várias técnicas de aprimoramento de vendas, dentre elas, o merchandising.

O merchandising pode ser praticado em todos os sistemas de comercialização: varejista, indústria, serviços, e se traduz sempre numa ação física que consiste na colocação, no reabastecimento, na substituição ou na mudança de local de um produto ou material no ponto de venda. A maioria dos produtos exposta utiliza-se de recursos promocionais.

O pequeno varejo, as chamadas “mercearias de bairro” estão cada vez mais conquistando espaço no mercado, e isso se destaca no cenário atual, porque a atuação acontece de uma forma mais intimista e diferenciada e, esse tipo de comércio atende com mais eficácia as expectativas do seu público, que na maioria das vezes, busca preço, qualidade e praticidade, evitando a freqüência aos hipermercados.

Sendo assim, o objetivo principal deste artigo é mostrar a eficácia das ações de merchandising no pequeno varejo, através da descoberta de novas oportunidades. Neste tipo de comércio, ocorre um processo muito informal de vendas, ou seja, os consumidores são muito próximos do proprietário, residem próximos ao local de compra, possuem vínculos que podem vir a facilitar a demonstração dos produtos e levando-os posteriormente à compra.

Portanto, as estratégias de merchandising a serem aplicadas no pequeno varejo serão aquelas normalmente utilizadas em grandes redes, mas que tenham como objetivo, proporcionar uma maior proximidade dos produtos com os consumidores. Degustações de produtos comestíveis, distribuição de amostras dos produtos comercializados no ponto de venda, principalmente lançamentos, montagens de ilhas personalizadas, agregando a elas algum tipo de promoção como sorteio de brindes e por fim, colocação de promotores para cuidar da apresentação do produto nas gôndolas, Todas essas ações, se bem planejadas e aplicadas, irão proporcionar a ampliação do seu campo de atuação.

É fato que as mudanças do comportamento do consumidor deste segmento poderão influenciar na aplicação das ações de marketing e contribuir para a definição de quais estratégias de merchandising serão propostas. Sendo assim, esse artigo científico irá abordar temas como mercado, o varejo, setor varejista, supermercado de vizinhança, o perfil dos consumidores atuais, além de estratégias de PDV (Ponto de venda).

Com a aplicação de todas essas ferramentas, serão determinadas as melhores técnicas para tornar as lojas do pequeno varejo preparadas para sobreviver no mercado competitivo.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Conceitos de Marketing

Atualmente tem-se tornado cada vez mais comum ouvir o termo: marketing. Afinal de contas, o que é marketing ?

Existem diversas publicações que objetivam conceituar e demonstrar a aplicabilidade do marketing, através da abordagem das diversas metodologias adotadas por autores de renome.

Segundo Boone e Kurttz (1998), a essência do marketing é o processo de troca, cujo objetivo é a satisfação das necessidades recíprocas. A troca é a origem da atividade de marketing. De fato, o marketing tem sido descrito como o processo de criar e resolver relações de troca. Quando há necessidade de trocar mercadorias, o resultado natural é um esforço de marketing por parte das pessoas envolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (440.5 Kb)   docx (210.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com