TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minha Vida

Artigos Científicos: Minha Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTIONÁRIO SOBRE O TEXTO “O HOMEM NASCIDO LIVRE ESTÁ ACORRENTA” DE ROUSSEAU3ª03

1) Pesquise e comente o significado do “estado de natureza” e qual a vantagem do bom selvagem segundo Rousseau.

R: O estado de natureza - Assim como seus antecessores Hobbes e Locke, Rousseau procura resolver a questão da legitimidade do poder fundado no contato social. No entanto, sua posição é, num aspecto, inovadora, na medida em que distingue os conceitos de soberano e governo, atribuindo ao povo a soberania inalienável. No discurso sobre a origem da desigualdade Rousseau cria a hipótese dos homens em estado de natureza, vivendo sadios, bons e felizes enquanto cuidam de sua própria sobrevivência, até o momento em que é criada a propriedade e uns passam a trabalhar para outros, gerando escravidão e miséria. Rousseau parece demonstrar extrema nostalgia do estado feliz em que vive o bom selvagem, quando é introduzida a desigualdade entre os homens, a diferenciação entre o rico e o pobre, o poderoso e o fraco, o senhor e o escravo e a predominância da lei do mais forte. O homem que surge da desigualdade é corrompido pelo poder e esmagado pela violência. Trata-se de um falso contrato, esse que coloca os homens sob grilhões. Há que se considerar a possibilidade de outro contato verdadeiro e legítimo, pelo qual o povo esteja reunido sob uma só vontade.

2) Explique o paradoxo consoante o texto; “O homem nascido livre está acorrentado”.

R: Nascemos, crescemos e morremos presos nas barreiras que nós mesmos construímos ao longo da vida. Sem falar da política e religião. Mas o que é ser livre? É ter a capacidade de termos escolhas?? acho que essa frase é simples e ao mesmo tempo complexa!. Estamos sempre sendo controlado pela mídia, internet, emprego até mesmo pelos nossos pais e esposas ou marido!

3) Interprete: “A política foi inicialmente , a arte de impedir as pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito; posteriormente, passou a ser a arte de compenir as pessoas a decidirem sobre aquilo que nada entendem.” PAUL VALERYS.

R: Nessa definição, Paul Valerys entende que a história da política está dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo, caracterizado por uma democracia incompleta. Ele trata de dois momentos da política. O primeiro demonstra o impedimento da participação das pessoas comuns na tomada de decisões como na monarquia, por exemplo, em que a política era monopolizada nas mãos do rei. Já no segundo, há um crescimento da participação dos indivíduos, mas estes não têm acesso aos assuntos que lhes dizem respeito. Essa característica se dá devido ao tradicional controle de uma minoria na esfera de decisão.

4) O que significa, para Rousseau, dizer que a soberania é inalienável?

R: Que nenhum estado constituído pode abrir mão da soberania, ou seja, não pode aliená-la. Uma vez estabelecido o estado sua integridade (poder independente, auto-determinação) deve ser mantida.

5) Caracterize o contexto social e aborde a importância do mesmo para o equilíbrio da sociedade.

6) Que distinção Rousseau estabelece entre governo e soberano.

R: soberano é, para Rousseau, o corpo coletivo que expressa, através da lei, a vontade geral. A soberania do povo, manifesta pelo legislativo, é inalienável, ou seja, não pode ser representada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com