TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mirco Empresa

Monografias: Mirco Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Microempresa

É uma empresa de pequena dimensão. A sua definição varia consoante o país, ainda que, em geral, se possa dizer que uma microempresa conta com máximo de dez empregados e uma faturação limitada. Por outro lado, o dono da microempresa costuma contribuir para a mesma com o seu próprio trabalho.

E de poder enquadrar-se dentro das pequenas e médias empresas. Trata-se de firmas que não tenham uma incidência significativa no mercado (não venda em grande volumes) e cujas as atividades não requeiram grandes quantias de capital (neste caso, predomina a mão de obra).

Para além de a característica principal das microempresas ser o seu tamanho reduzido, este tipo de empresas tem uma grande importância na vida econômica de um país, em especial para os setores mais vulneráveis do ponto de vista econômico.

Isto ocorre, já que a microempresa pode constituir uma saída laboral para um desempregado ou para uma dona de casa. A criação de peças de artesanato, a gastronomia em pequena escala e a consultoria profissional são algumas das atividades mais usuais no desenvolvimento das microempresas. E a microempresa se diferencia das outras pelo que terá sua receita bruta anual igual ou inferior a R$360.000,00.

EIRELI

É aquela constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não poderá ser inferior a cem vezes o maior salário mínimo vigente no país. O titular não respondera com seus bens pessoais pelas dividas da empresa.

A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.

A EIRELI também poderá resultar de concentração de cotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração.

Além de exigir integralização do capital social mínimo de 100 salários mínimos vigentes a época de criação desta. O capital social não precisa estar, necessariamente, dividido em cotas. É possível redução do capital social, mas exclusivamente nos termos e hipótese previstas no código civil. Se houver redução, deve ser respeitando o limite mínimo de cem salários mínimos.

Bibliografia : http://conceito.de/microempresa e http://www.sicm.ba.gov.br/FaqInterna.aspx?id=116

http://www.juntacomercial.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=163

http://linkconcursos.com.br/caracteristicas-da-empresa-individual-de-responsabilidade-limitada-eireli/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com