TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mistura de Marketing ou Conexão

Relatório de pesquisa: Mistura de Marketing ou Conexão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 2

4 REFERENCIAL TEÓRICO

4.1 Marketing

Segundo Kotler (2005, p.6), de acordo com uma definição social, marketing é um processo por meio do qual, indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços.

Ele ainda completa que há outra definição, a gerencial, que, o marketing geralmente é descrito como “a arte de vender produtos”. Kotler vê a administração de marketing como a arte e a ciência de escolher mercados alvo e de captar, manter e fidelizar clientes por meio da criação, entrega e comunicação de valor superior para eles.

Já Honorato (2004, p.10) apresenta uma definição única, e diz que marketing é uma atividade voltada para a conquista e manutenção lucrativas dos clientes por meio de processos de trocas, desde que atendendo as necessidades, os desejos e as expectativas. Podemos perceber que através disso as empresas visam conquistar a fidelidade do cliente para sua empresa, produtos e serviços.

4.1.2 Mix ou composto de marketing

A definição de mix de marketing para Kotler e Armstrong (1999, p.31), é a seguinte:

Define-se mix de marketing como o grupo de variáveis controláveis de marketing que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo. O mix de marketing consiste em todas as ações da empresa com a intenção de influenciar a demanda do seu produto. As várias possibilidades podem ser reunidas em quatro grupos variáveis, conhecidos como “os quatro Ps”: produto, preço, praça e promoção.

De forma simplificada, Kotler (2005, p.12) diz que mix de marketing é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para alcançar seus objetivos de marketing no mercado-alvo.

Tem-se o produto, e nesta categoria são descritas ferramentas e características referente a ele. Segundo Kotler e Armstrong (2000, pag.129), produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer um desejo ou necessidade. Borges (2014) define praça como o fator que permitirá o cliente ter acesso ao produto ou serviço. Ele ainda explica que esse fator irá gerar impacto positivo ou negativo dependendo dos hábitos de compra do cliente, ou seja, alguém que está habituado a comprar com comodidade, dificilmente irá optar em comprar em um local que não ofereça as mesmas condições.

Quando se trata da promoção, Borges (2014) diz que é o meio que a empresa encontra para se comunicar com o seu público, envolvendo todas as atividades relacionadas à divulgação da mesma, dos produtos e serviços. Como visto na figura 1, pode ser feita através de propaganda, promoção de vendas, força de vendas, relações públicas e Marketing direto.

O preço também está diretamente relacionado com os outros 3 P’s. Se o produto é diferenciado, o preço provavelmente será maior, para Borges (2014), quando o cliente compra um produto com preço mais elevado, por exemplo, esse deve ter características relacionadas à qualidade mensuráveis que justifiquem a razão de pagar à mais. A praça e a promoção também afetam o preço, através de canais, localização, promoção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com