TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mistura de marketing

Projeto de pesquisa: Mistura de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

Marketing

• 4 Categorias

Marketing

Marketing é uma palavra de origem inglesa, que traduzida para o português significa “Mercadologia”.

Analisando o passado encontramos o Marketing presente nas industrias, atuando necessidade de interagi com compradores no calor da “Revolução Industrial”. Naquela época o principal conceito era vender os produtos da fábrica a todos que quisessem comprá-los. O marketing estava muito envolvido com a economia e administração e tinha pouca pesquisa e estudos.

Apesar da profissão marketing estar em alta, podemos afirmar que a sua profissionalização e estudos começaram a ser feitas logo após a década 50, uma período de pós-guerra, em que o consumidor tinha um poder aquisitivo maior.

Em 1949 Neil Borden utilizou o termo “O Marketing Mix”, que é conceituado como a junção de elementos variáveis que estabeleceram as ações de Marketing. O Mix de Marketing ou Composto de Marketing a partir daí começou ser a principal ligação de relacionamento entre produtos e serviços junto ao seus consumidores.

Jerome McCarthy, professor da Universidade de Michigan, aprimorou a Teoria de Borden e definiu os 4 grandes grupos de atividades que representariam os ingredientes do composto e os separou em:

1. Produto;

2. Preço;

3. Promoção;

4. Praça.

Há 50 anos via-se nas empresas a presença do marketing junto aos vendedores, porém, a sua dependência e falta de autonomia era brecada em diretores administrativos, financeiro e de recursos humanos. Com o lançamento do livro “prática da administração, o marketing” escrito por Peter Drucker, que elabora o Marketing com uma força poderosa e a ser analisada, colocando o termo em foco, deixando de se pensar só no produto.

Com os avanços tecnológicos alguns fatores tiveram que ser analisados pelos pesquisadores. No livro “Miopia em Marketing”, Theodore Levitt professor da Harvard Business School questionou a falta de preocupação com o cliente e mostrou a percepção da satisfação dos clientes e transformou para sempre o mundo dos negócios. O “vender a qualquer custo” deu lugar à “satisfação garantida”.

Em 1967, Philip Kotler, professor da Kellogg School of Management, lança a primeira edição de seu livro “Administração de marketing“, onde reuniu, reviu, testou e consolidou as bases daquilo que até hoje formam o cânone do marketing.

Com o surgimento da “Era da informação” (Marketing 2.0) que tinha na sua linha de frente a tecnologia da informação. O marketing começou a estabelecer uma dificuldade em ser executado. As Empresas começam a estabelecer concorrência entre si, aumentando ainda mais a opção dos clientes. Assim começa um fase de criar produtos e serviços que tivesse um diferencial, um produto que tenta persuadir o consumidor pelas suas campanhas de envolvimento e interação.

Hoje vivemos a transformação do marketing, passamos ao Marketing 3.0, uma era voltada a valores humanos e analise do comportamento humano. A mente, coração e espríto são sentimentos em questão para solucionar desejos e anseios de um público que cada vez mais quer transformar um mundo globalizado em um lugar melhor.

Marketing social

O marketing social é a aplicação regular do marketing, juntamente com outros conceitos e técnicas, para alcançar objetivos comportamentais voltados ao bem social. Surgido na década de 1970, tornou-se uma área de interface efetiva entre as ciências sociais e o marketing tradicional.

Sua aplicação pode ser voltada à promoção de bens meritórios, ou instigar a sociedade ou setores específicos dela a evitarem bens demeritórios, promovendo assim o bem-estar social no sentido mais amplo do termo.

A principal função do marketing social é, como mencionado, o bem social. A isso se contrasta o objetivo principal do marketing comercial, que é voltado ao retorno financeiro. Isso não impede, naturalmente, que o marketing comercial contribua para o bem social - dizer o contrário seria uma generalização bastante simplista.

Alguns dos exemplos mais correntes são campanhas publicitárias de incentivo aos cuidados no trânsito (respeitar os pedestres, usar o cinto de segurança, respeitar a sinalização dos limites de velocidade, entre outros), de incentivo para que os cidadãos não fumem em ambientes fechados, entre outros.

A Austrália foi um dos países pioneiros a aplicar a técnica de marketing social, com suas conhecidas campanhas anti-tabagismo e de prevenção ao câncer de pele, na década de 1980. Hoje, o marketing social é estudado e aplicado em diversos países no mundo, sobretudo em iniciativas governamentais e focalizadas a questões de saúde e segurança.

É preciso notar que nem toda campanha do setor público e sem fins lucrativos pode ser classificada como marketing social. Para que isso ocorra de fato, é preciso que o foco principal da campanha ou iniciativa seja especificamente o bem social. Campanhas cujo resultado secundário seja o bem social (por exemplo, vender medicamentos comercialmente, e com isso desejar erradicar uma doença) não podem ser classificadas como marketing social.

Marketing Digital

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com