TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modalidades De Crédito

Artigo: Modalidades De Crédito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  1.143 Visualizações

Página 1 de 7

Passo 3 – Elaborar um Relatório com todas as informações da Etapa 3 da ATPS

Podemos observar, estudar, analisar, identificar, entender, e concluir assuntos tais como a taxa de uma instituição financeira nas suas respectivas modalidades de crédito sendo elas pré-fixadas ou pós fixadas. Inserimos também algumas dessas taxas ao mês e ao ano de diversas instituições financeiras conhecidas como as pessoas Jurídicas, e também conhecida com nome mais popular chamado de BANCO. Um outro assunto foi o de Sistema ERP, sistema utilizado por algumas dessas instituições, empresas privadas, publicas. E outros centros empresariais. Com esses assuntos vamos mostrar neste relatório, procurando deixar de forma clara, e bem detalhada o que esses assuntos significam, quais os seus conceitos, definições, quais as mais aplicações de modalidade de crédito usadas, e mais acessível pelo público, e mostrar pra que serve um sistema de ERP, e qual a facilidade de usar um sistema como esse.

As modalidades de Crédtio podemos concluir que são nada mais que operações de c´redtip, é todo o ato de vontade ou disposição de alguém sendo ela pessoa física ou jurídica de destacar ou ceder temporariamente parte de seu patrimônio a um terceiro com a expectativa de que essa parcela volte a sua posse integralmente, e até mesmo com juros, após decorrer o tempo estipulado. E nessa etapa observamos apenas algumas operações de crédtio de pessoa Juridica, ou seja de Instituições bancárias, onde o que a pessoa preferir pedir um crédito a um banco, por mês ou por ano, vai encontrar taxas, taxas ao mês e taxa ao ano. Algumas dessas modalidade observadas na tabela do passo 2 são:

• Desconto de Duplicata

• Capital de Giro com prazo até 356 dias.

• Capital de Giro com prazo superior a 365 dias.

• Conta garantida

• Desconto de Cheque

Desconto de Duplicata, e a modalidade de crédito onde é um adiantamento de recursos, feito pelo banco, sobre os valores dos respectivos títulos (duplicatas ou notas promissórias) Neste tipo de operação, o cliente recebe antecipadamente valor correpondente às suas vendas a prazo, transferindo para o banco o risco de suas vendas a prazo. Ao apresentar um título de vencimento futuro para desconto no presente, entretanto, o cliente não recebe seu valor total. Sobre esse valor o banco deduz a chamada taxa de desconto, além de impostos (como o IOF) e encargos administrativos. Normalmente, as empresas negociam suas duplicatas a receber com instituições financeiras, visando obter capital de giro, isto é, recursos financeiros a serem utilizados em suas atividades operacionais. Basicamente, a operação de desconto de duplicatas consiste na cessão ao banco de duplicatas a vencer, em troca do pagamento à vista de um valor menor que o valor de face desses títulos. Portanto o banco paga à vista, descontando do valor da duplicata as despesas bancárias e financeiras (IOF e juros referentes ao período compreendido entre a data da operação e a data de vencimento da duplicata). Mas é claro que depois a empresa que pediu essa concessçao de crédito, quando for pagar esse adiantamento da duplicata, pagará com o Juros, sendo ele ao mes, ou ano. Dependendo da duplicata concedida em sua respectiva data. Emfin é uma negociação e tanto com o banco, onde ninguém quer sair prejudicado, porém o banco sai lucrando com seus juros.

Capital de Giro com prazo até 356 dias

Empréstimo parcelado flexível, sem destinação específica - não é necessário comprovar o destino dos recursos. Ideal para as necessidades de caixa da sua empresa no curto, médio e longo prazo.

O Capital de Giro é utilizado principalmente para: investimentos em infra-estrutura, máquinas, frota e equipamentos; financiamento de folha de pagamento, estoque, despesas e impostos; antecipação de recebíveis diversos, como cheques, duplicatas, venda com cartões de crédito e contratos; ajuste de fluxo de caixa sazonal; entre outras finalidades.

As diversas modalidades se diferenciam por taxa, prazo, forma de pagamento, garantia, valor e forma de contratação. Além disso, a modalidade modular tem a opção de tornar todas as características flexíveis. Assim, a necessidade da sua empresa sempre terá uma solução adequada. A diferença que relatamos do capital de giro até 365 dias, e superior a 365 dias. É que o Capital de Giro com prazo superior a 365 dias tem como significado um crédito concedido, um empréstimo, ou um financiamento a longo prazo. Onde muitas empresas, usam essa modalidade de longo prazo. Fazem seus créditos mais de 1 ano.

Conta garantida

Definição

É uma conta empréstimo separada da conta corrente, com limite de crédito de utilização rotativa destinado a suprir eventuais necessidades de capital de giro.

Beneficiários

Pessoas jurídicas em geral.

Características

Valor

Limite definido pela instituição financeira conforme capacidade de pagamento da empresa.

Prazo

Definido pela instituição financeira. Em média os contratos são formalizados em 120 dias.

Encargos

• Taxas - pré ou pós-fixadas: (CDI ou TR + juros mensais) incidente sobre os valores utilizados e respectivo prazo.

Para cálculo dos juros devidos, as instituições financeiras somam os valores utilizados em um determinado período (mês cheio ou 30 dias corridos) e, sobre o somatório, aplicam a taxa mensal de juros convertidas para um dia.

• IOF: Incidente sobre os prazos e valores utilizados, conforme legislação emvigor.

Nessa modalidade, o IOF é cobrado somente após a utilização do crédito e para calcular o valor devido as instituições financeiras somam os valores utilizados em um determinado período (mês cheio ou 30 dias corridos). Sobre o somatório, aplicam a alíquota para um dia.

• Taxa de Abertura de Crédito - TAC: cobrada pela instituição para cada contrato, conforme tabela de tarifas.

Forma de Liberação

Por solicitação do cliente, a instituição financeira transfere o valor desejado, até o limite contratado, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com