TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação - A Essencia Da Produção

Trabalho Escolar: Motivação - A Essencia Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  5.641 Palavras (23 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 23

Motivação – Essência da Produção

SUMARIO

1 - APRESENTAÇÃO 4

1.2 - TEMA 5

1.3 - JUSTIFICATIVA 5

1.4 - PROBLEMA DA PESQUISA 7

1.5 - OBJETIVOS 9

1.5.1 - OBJETIVO GERAL 9

1.5.2 - OBJETIVO ESPECÍFICO 10

1.6 - METODOLOGIA 10

1.7 - CRONOGRAMA 10

2 - MOTIVAÇÃO 11

2.1 - TIPOS DE MOTIVAÇÃO 13

2.2 - TEORIAS DA MOTIVAÇÃO 13

2.2.1 - TEORIA X E TEORIA Y 14

2.2.2 - TEORIA DA HIERARQUIA DE NECESSIDADE 14

2.2.3 - TEORIA DE EQUIDADE 15

2.2.4 - TEORIA DA EXPECTATIVA 16

2.2.5 - TEORIA MOTIVAÇÃO-HIGIENE 17

2.2.6 - TEORIA DE NECESSIDADES DE MCCLELLAND 18

2.2.7 - TEORIA DO REFORÇO 18

2.2.8 - TEORIA DE DETERMINAÇÃO DE METAS 19

2.3 - O LADO MENTAL DA MOTIVAÇÃO 20

2.4 - MOTIVAÇÃO HUMANA 20

2.5 - O SENTIDO DA MOTIVAÇÃO HUMANA 21

2.6 - MOTIVAÇÃO NO TRABALHO 22

3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 23

4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25

1 - APRESENTAÇÃO

A motivação, quando bem dirigida, satisfaz as necessidades do organismo e é de suprema importância na análise do comportamento.

O presente trabalho vem mostrar algumas teorias que alimentam a utilização perante as motivações no trabalho ou na vida em si.

O conceito da psicologia vem sendo discutido há décadas, pois se refere ao estado interior que induz determinados comportamentos em alguém, orientados por desejos, necessidades ou vontades.

A motivação no ambiente de trabalho é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer algumas necessidades pessoais.

Podemos observar que a motivação está relacionada com três aspectos:

1. A direção do comportamento (objetivo);

2. A força e intensidade do comportamento (esforço);

3. A duração e persistência do comportamento (necessidade).

O termo “motivação” significa um conjunto de fatores psicológicos, de ordem afetiva, intelectual ou fisiológica, e que determina o comportamento, as decisões e as ações do indivíduo para atingir os seus objetivos.

Buscaremos como os pesquisadores conseguiram no decorrer de suas pesquisas pela linha de pensamento e análises mostrar como surgiu a evolução do homem perante a motivação.

Os funcionários motivados são avidamente procurados pelas empresas. As empresas querem empregados motivados, mas não sabem como motivá-los. Nem sempre a ação organizacional corresponde ao discurso ou à intenção, porque ainda não se sabe distinguir entre o que é causa e o que é efeito no comportamento motivado.

Contratar um profissional que, além de atender aos requisitos de competência inerentes ao cargo a ser preenchido, esteja plenamente motivado, é uma das tarefas mais complexas exercidas por quem ocupa cargo de liderança. Um exemplo é o número de contratações e promoções que acabam frustrando as expectativas de ambos os lados, comprometendo o desempenho de uma área ou até de toda a empresa. E a desmotivação é sempre uma das principais causas do problema.

Pelo nosso lado mental veremos que nenhuma das teorias de necessidades, apresenta uma teoria da motivação completa. Tanto que os psicólogos falam em percepção e cognição E para os administradores falam em ver e pensar. Portanto veremos que nem sempre querer ou ter necessidades ainda será insuficiente para motivar.

Veremos também seus conceitos de ordem afetiva, intelectual ou fisiológica, e que determinam o comportamento, as decisões e as ações do indivíduo para atingir os seus objetivos.

1.2 - TEMA

“A importância de sermos motivados pelas necessidades e suas influências”.

1.3 – JUSTIFICATIVA

Sabemos que para podermos viver e trabalhar realizados somos induzidos a sentir o bem estar, esse bem estar é o que nos proporciona a motivação.

Portanto seja em qualquer ambiente e principalmente em nosso trabalho temos que sentir que ao ser envolvido estamos buscando sempre algo mais, para que isso aconteça temos uma evolução decorrente que são as nossas necessidades, elas são nossos estímulos para que cada etapa que realizamos em nosso dia a dia pode ser mais produtivo.

E que quando por algum motivo somos barrados nessas necessidades sentimos o desprazer de executarmos nossas tarefas diárias, e com isso corremos o risco de ao invés de evoluir.

A teoria de Maslow é importante para o ambiente de trabalho, pois ressalta que as pessoas não necessitam apenas de recompensas financeiras, mas também do respeito e cooperação dos outros. Desta maneira, os administradores, ao criarem condições de trabalho, distribuírem tarefas e definirem estruturas organizacionais, precisam considerar a hierarquia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com