TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Essencia Da Filosofia

Artigos Científicos: Essencia Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 2

A essência da filosofia

A filosofia enquanto ciência pura, busca encontrar a essência de todas as coisas. Se é difícil fazer isso com objetos externos, imaginemos então quando a filosofia se transforma em seu próprio objeto de estudo. A partir disto emerge a pergunta: Qual a essência da filosofia?

Para os antigos Platão e Aristóteles, filosofia era considerada como pura e simplesmente ciência. (Vale lembrar que a palavra “ciência” nesse contexto encontro outro significado dos que comumente se encontram na atualidade). Para os estóicos e epicuristas, representava felicidade. De fato, todos esses filósofos foram atraídos pelo conhecimento do todo, um direcionamento para a totalidade dos objetos. Faz-se aqui um paralelo com a atitude dos especialistas, cuja visão está constantemente dirigida a um recorte do todo, a uma parte do objeto por inteiro. Verifica-se nesse processo um caráter de universalidade.

Vale lembrar aqui a pessoa de Sócrates que ficou conhecido como criador da filosofia ocidental. A atitude teórica do espírito grego se manifesta claramente em Sócrates. Todos seus pensamentos e energias são voltados para a edificação da vida humana sobre a base da reflexão e do saber. Essa tendência alcançara desenvolvimento pleno em Platão, seu maior discípulo. Em Platão a consciência filosófica se estende à totalidade do conteúdo da consciência humana.

Aristóteles mostra outra fisionomia em sua filosofia. Seu espírito está principalmente concentrado no conhecimento científico e em seu objeto, o ser.

No inicio da idade moderna, a filosofia envereda novamente pelo caminho da concepção aristotélica. Na mesma linha de pensamento dos discípulos aristotélicos, Descartes, Espinosa e Leibniz seguem a orientação no sentido do conhecimento objetivo do mundo. Nesses sistemas a filosofia aparece expressamente como visão do mundo. Em outra mão, Kant é o típico platônico que irá reviver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com