TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mundaça de Mercado

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de atividade individual*

Módulo: módulo 4 – implementação do marketing estratégico

Posicionamento crítico

Título: Analise Tudo para Kasa

Aluno: Fabricio Ferreira Machado

Disciplina: Marketing Estratégico - MGM06

Turma: MGM - Turma 104 - Agosto 2015

Introdução

A empresa Tudo para Kasa especializada em vendas de eletroeletrônicos no sudeste brasileiro voltada para as classes A e B pretende, devido aos resultados em declínio dos últimos anos resolveu mudar sua classe foco para a classe C, em ascensão no Brasil, para reverte os números insatisfatórios apresentados.

 Críticas ao modelo de planejamento estratégico

A empresa ao trabalhar seu plano anterior estruturou toda sua cadeia voltada para um seguimento de mercado estuda como sendo o mais atrativo para seu foco.

Ao mudar o seguimento a ser explorado a empresa encontrou as maiores dificuldades de implementação do planejamento estratégico.

A cultura organizacional já implantada em sua empresa dificulta o ajuste ao novo foco de marketing, fato observado com maior intensidade no descontentamento do gerente de marketing ao saber da manobra adotada.

Assim a transição do planejamento ao tático-operacional será conturbada.

A mudança afeta toda cadeia varejista que ao buscar a nova classe econômica terá que adaptar-se as necessidades, crenças e convicções da mesma.

Conceito de Administração Estratégica

Considerando o modelo de orientação para o mercado proposto na década de 90 ao se orientar apenas pelos clientes a Tudo para Kasa fez com que a empresa desconsiderasse os crescentes mercados oportunos aos seus produtos, ela desconsiderou o mercado não conseguindo um bom desempenho a longo prazo.

O Brasil se tornou um pais de classe média e inversamente aos resultados da empresa esta classe cresceu exponencialmente nos últimos anos.

Integração entre tático e estratégico

Para que se tenha o desempenho esperado esta interação deve ocorrer com sucesso para isso, porem de acordo com Shapiro (1977) o autor argumenta que o marketing estratégico é orientado aos clientes e aos mercados e tem interesse em um grande portfólio de produtos, em grande volume de vendas e em ampliar o market share, enquanto as operações estão focadas em custos e na eficiência de seus processos com isso seus interesses são conflitantes.

Encontrar e melhor interação para os pontos faz com que a análise das necessidades, segmentação de mercados, mercado potencial, competitividade se transforme em seguimento alvo, plano de marketing, marketing integrado e orçamento de marketing, possibilitando a implantação dos estudos se analises apresentados.

No caso apresentado temos o agravante da implantação anterior ter ocorrido com grandes investimentos em um plano que no momento é questionado pela direção.

Fatores de Implementação

Os fatores que abaixo interferem na implantação:

 - Barreira estrutura limitando os recursos internos e habilidades, resistências políticas a mudança;

 - Comprometimento da linha gerencial com o marketing estabelecido;

 - Estratégia não é compatível com a realidade da empresa;

 - Apresentação de um plano com falta de informações, pouco detalhado;

 - Otimismo da direção sobre a concorrência

 - Direção crente que apenas o plano no papel já basta para sua execução

Como já citado o comprometimento do nível gerencial para a Tudo pra Kasa esta afetado principalmente pelo posicionamento do gerente marketing.

Conclusão

O Reposicionamento proposto pela direção da Tudo para Kasa é de forma tardia uma solução para o crescimento da empresa, ao optar inicialmente por focar apenas o cliente a mesma não se ateve a oportunidade anteriormente, com a mudança a empresa pode alavancar novamente seus resultados.

Para que isso ocorra a mesma deve implantar seu planejamento de marketing e fazer com que sua equipe entenda a nova necessidade, o novo endomarketing terá que aculturar a organizacional.

Apagar imagem anterior pode se apresentar muito útil visto que a classe pretendida é absolutamente pragmática e seu vínculo com uma segregação será negativo ao novo rumo. Partindo desta ótica a solicitação de realizar a transição de maneira lenta e regrada poderá trazer resultados piores caso uma classe espante a outra.

Referências bibliográficas

http://moodle.fgv.br/ Marketing Estratégico

http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep1997_t5102.pdf

http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-esoa-2072.pdf

http://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2010/artigos/E2010_T00446_PCN34952.pdf

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com