TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natura desde a sua criação

Por:   •  12/3/2018  •  Tese  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 7
  1. A Natura desde o seu inicio:

       A Natura é uma das marcas nacionais que apresentam uma forte vertente em sustentabilidade e esta característica não foi adotada a pouco tempo. A Natura surgiu com este viés e o sustenta até hoje, mas não como um diferencial competitivo - embora realmente seja no mercado atual - e sim como filosofia de trabalho. Desde a sua idealização a Natura é uma empresa pensada e projetada em longo prazo por seus fundadores e essa origem explica o sucesso da marca até os dias de hoje.

            A empresa foi fundada em 1969, quando Antonio Luiz da Cunha Seabra, abriu uma loja e um laboratório em São Paulo. No ano de 1974 se optou pelo modelo de vendas diretas. Em 1989, as quatro empresas que formavam o sistema Natura, originárias de parcerias com outros empreendedores, foram incorporadas à Natura Cosméticos. Em 1983, a Natura tornou-se uma das primeiras fábricas de bens de consumo contínuo a comercializar produtos com recargas ou refil. No período de 1990 a 1992 a empresa ganhou competitividade para enfrentar o mercado global com a integração de veteranos de multinacionais na diretoria.

            A expansão na América Latina se iniciou em 1994 através do Chile, Peru e Argentina. Em 2000 a empresa lançou a marca Ekos com o objetivo de transformar a marca e a indústria através de tecnologia. Em 2016, adquiriu por um valor não informado a compra da Emeis Holdings Pty Ltd, dona da rede de cosméticos australiana Aēsop.Em 2017, realizou a compra da rede The Body Shop da L'Oréal, por cerca de € 1 bilhão, aumentando significativamente sua presença internacional e faturamento global.

           Hoje a marca está presente em sete países da América Latina e na França, e conta com uma rede de 7 mil colaboradores, 1,5 milhão de consultoras e consultores Natura, além de fornecedores e parceiros.

  1. Marketing Mix e sua influência no posicionamento de marca:

De Produto:

Com uma linha de produtos que vai desde a perfumaria a cuidados com a pele e cabelos passando ainda por maquiagem a marca foca a comunicação das suas linhas nas relações e bem estar (bem estar bem).

Focados na sustentabilidade  os produtos da marca tem refil para que o cliente

2.1. De Produto

A Natura é uma empresa brasileira que atua no segmento de beleza e saúde. O portfólio da marca é composto por cerca de 870 produtos, que são distribuídos em 10 categorias e 29 submarcas. Dentre esses itens, encontram-se linhas para cuidados com o rosto, corpo, banho, óleos corporais, cabelos, perfumaria, proteção solar e infantil.

Os Cosméticos da Natura são divididos em categorias que agradam todas as faixas etárias e respeitam o tipo de pele e cabelo de cada um. As principais delas são:

·      Chronos: oferece uma gama completa de opções para tratamento da pele do rosto, desenvolvidas para mulheres com mais de 30 anos. Esta linha inclui uma variedade de produtos de limpeza, tonificação e hidratação da pele, além de produtos anti-sinais, divididos em categorias para mulheres de 30 a 45, 45 a 60 e 60 anos ou mais.

·      Ekos: produtos de perfumaria, higiene pessoal e ambientação utiliza recursos da rica biodiversidade brasileira e é inspirada pelo conhecimento tradicional das propriedades e usos de nossas plantas.

·      Mamãe e Bebê: produtos para higiene pessoal foi desenvolvida para afirmar o valor do vínculo existente entre mãe e filho, que se inicia na gravidez, inclusive no tocante à importância desse relacionamento na formação da personalidade e na contribuição para a felicidade. A linha de produtos Mamãe e Bebê inclui produtos para o bebê e para a mulher grávida.

·     Fragrâncias e Perfumes: contemplam uma variada e ampla seleção com alternativas para ambos os sexos, todas as idades e estilos, contemplando as diferenças nas preferências dos consumidores.

·      Faces de Natura: é uma linha completa de cosméticos e produtos de higiene pessoal, desenvolvidos para refletir o ritmo de vida da jovem mulher moderna. São produtos para tratamento de pele, cosméticos e fragrância.

A estratégia de produtos da Natura está baseada em “oferecer itens de alta qualidade associados a conceitos que refletem os valores da companhia e transcendem à sua funcionalidade, tornando-os mais desejados e despertando maior fidelidade e força à marca.”.

Em relação ao posicionamento e percepção de marca, compreende-se que a Natura é forte, com alto índice de aceitação e que possui a preferência dos consumidores. Esse reconhecimento sugere que a marca, dentre outras, possua as seguintes “vantagens competitivas: possibilidade de praticar um preço premium em relação aos concorrentes nacionais e internacionais e a possibilidade de aumentar a penetração em públicos ainda pouco explorados”.

Um dos pilares da companhia é focar na inovação de produtos e serviços. A Natura acredita que a inovação é o elemento essencial para tornar uma empresa relevante àqueles consumidores que estão em constante transformação e atribui o seu sucesso, em grande parte dos seus lançamentos, a sua habilidade em desenvolver novos conceitos.

De Preço:

Com a linha de produtos naturais e com ingredientes brasileiros a marca tem um produto diferenciado dos concorrentes, por esse motivo pode ter a linha com o preço de venda mais alto que os concorrentes nacionais.

Independente dos produtos com maior valor percebido pelo cliente a marca também mantém os itens “clássicos” que ajudaram a construir a marca que conhecemos hoje.

De Distribuição:

Durante muito tempo o principal canal de venda da Natura era por meio de revistas/consultoras. Isso mudou com o conceito multicanal, com a rede natura agora é possível além de comprar por meio das revendedoras também ter a possibilidade da internet e lojas físicas.

A operação da marca não se limita ao Brasil, hoje a marca é distribuída para a Argentina, Chile, Peru Bolívia, México e Colômbia. Em 2017 a Natura adquiriu a The Body Shop (Marca focada em produtos de origem natural, livre de testes em animais e com mais de 3 mil lojas espalhadas pelo mundo), essa ação deve aumentar a distribuição mundial da marca, principalmente com a linha de produtos com ingredientes naturais brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com