TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções De Investimento

Casos: Noções De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo – Módulo 1

1. O crescimento econômico de um país possui forte dependência dos investimentos em infra-estrutura, indústrias e pesquisa, que são feitos com a “poupança” acumulada pelo governo e pela população, e cujo retorno se dá no longo prazo.

2. O lançamento de ações é um dos instrumentos financeiros utilizados pelas empresas para levantar recursos financeiros no mercado, pois não possuem um prazo de vencimento para sua liquidação e também não sofrem a incidência de juros.

3. Antes de decidirmos para onde direcionar nossa “poupança”, é importante levarmos em consideração três pontos muito importantes:

- Se a remuneração que se quer obter será fixa ou variável;

- Se o prazo que se quer deixar os recursos aplicados será fixo ou variável; e

- Se o emissor do título em que se vai investir será público ou privado.

4. As ações são lançadas (vendidas) ao mercado através de através de uma colocação primária de novas ações, numa operação chamada de underwriting (venda de ações), que poderá já deixar estabelecido o preço unitário de subscrição das ações que estão sendo colocadas no mercado através de uma oferta pública de venda ou fazer isto posteriormente, através do processo conhecido como bookbuilding, que levará em conta o valor e a quantidade que os investidores estarão dispostos a pagar.

5. O lançamento e a negociação de ações, debêntures e commercial papers estão inseridos no contexto do Mercado de Capitais, que tem como principais agentes as bolsas de valores, as sociedades corretoras, as distribuidoras de valores e os bancos de investimento.

6. A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) tem como principal indicador para sinalizar o comportamento do mercado acionário brasileiro o Índice Bovespa (Ibovespa) que oscila de acordo com o comportamento das principais ações negociadas diariamente no pregão, e que estão agrupadas dentro de uma carteira teórica de ações.

7. As Sociedades Corretoras são instituições financeiras membros da Bovespa, devidamente credenciadas pelo Banco Central do Brasil e pela CVM. Elas estão habilitadas a negociar valores mobiliários em pregão e prestam diversos serviços a investidores e empresas.

8. Ação é um título de renda variável emitido por sociedades anônimas e representa menor fração do capital da empresa eminente. Elas pode ser do tipo Ordinária ou Preferencial.

9. As Ações Ordinárias dão aos seus possuidores o direito de voto nas assembléias de acionistas. Nas Ações Preferenciais, os acionistas normalmente recebem um percentual superior de remuneração em relação às ações ordinárias, mas não têm direito a voto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com