TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Níveis hierárquicos de planejamento e controle de produção

Tese: Níveis hierárquicos de planejamento e controle de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Tese  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

A partir do Planejamento Estratégico é realizado no nível institucional da organização definindo objetivos, estratégias e tomado de decisões que afetam toda a empresa por longos períodos envolvendo prazos mais longos, o planejamento estratégico visa como alcançar os objetivos e se relacionar com o mercado e suas incertezas buscando novas oportunidades.

O Planejamento Tático se refere ao nível intermediário da empresa sua função é antecipar o que deve ser feito e quais objetivos alcança-los é elaborado pelos gerentes tendo em base o planejamento estratégico e sua extensão é em médio prazo e sua amplitude é departamental.

O Planejamento Operacional se refere ás atividades e operações realizadas no dia-a-dia da empresa foca nos objetivos e maximizam os resultados através do planejamento operacional a empresa determinara ações futuras que melhor conduzam ao objetivo da empresa, está voltada a eficiência e sua extensão de tempo é em curto prazo.

Todas as etapas do planejamento da ação empresarial são de suma importância para a empresa através dos planejamentos e estratégias a empresa alcançara os objetivos com eficiência e eficácia correndo riscos cálculos reconhecendo que as ações presentes refletem no futuro da empresa.

Construa um quadro comparativo dos três níveis hierárquicos das atividades do Planejamento e Controle da Produção, ou seja, níveis Estratégico, Tático e Operacional, em que constem: definição; atividade que desenvolve e participação no processo da Produção, conforme quadro a seguir:

Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Nível Definição Atividade que exerce Participação no processo produtivo

Estratégico Significa planejar, é realizado no nível institucional da empresa definindo objetivos e estratégias utilizando recursos disponíveis de forma eficiente. Exerce o nível institucional da empresa como um todo, empresa deve estar envolvida no planejamento estratégico em todos os seu níveis. Participação da formulação do planejamento estratégico da produção

Tático O planejamento tático se refere ao nível intermediário da empresa no caso ao nível dos departamentos ele é elaborado pelos seus gerentes tendo como base o planejamento estratégico. O planejamento tático exerce o nível intermediário da empresa é chamado de controle departamental aperfeiçoa uma determinada área da empresa na busca de um resultado. Participação em cada nível intermediário da organização promovendo o contato entre o nível estratégico e o nível operacional controlando todos os departamentos.

Operacional O planejamento operacional se refere ao nível em que as tarefas são executadas as operações realizadas no dia-a-dia. O planejamento operacional da organização exerce o nível de controle das operações. Participação na programação da produção, tarefas e operações e controle de estoques.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com