TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Boticario

Pesquisas Acadêmicas: O Boticario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.531 Palavras (11 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Este trabalho foi realizado com o objetivo de aprofundar nos conhecimentos da comunicação integrada de marketing (CIM), para saber quais suas características e principais formas de comunicação em uma empresa. Demostrei sobre este conhecimento dentro da empresa O Boticário que nasceu em 1977, como uma farmácia de manipulação em Curitiba e hoje, com uma receita única, nenhuma empresa do setor cresce tanto quanto esta.

O material produzido destaca sobre a primeira empresa brasileira no ramo de beleza a entrar na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e porque O Boticário ainda não tem ações na bolsa de valores. Essas pesquisas foram realizadas em sites das empresas.

O trabalho mostra também, que as informações para o cálculo dos índices de liquidez são retiradas unicamente do Balanço patrimonial, demonstração contábil que evidência a posição patrimonial da entidade, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise. Assim como exemplo, analisei os índices de liquidez da empresa Cálamo Distribuidora de Produtos de Beleza S.A..

1. Comunicação Integrada de Marketing

A comunicação integrada de marketing (CIM), é um conceito que vem tomando espaço nas organizações, ajuda as empresas atingir um mercado cada vez mais amplo, ágil, concorrido e exigente e, ainda assim, ter sua marca posicionada de forma adequada para o público alvo. A sua definição não procura só identificar as necessidades do consumidor, mas também em satisfazê-los e antecipá-los no futuro.

Para Nickels & Wood (1999), comunicação integrada de marketing (CIM) é um processo interfuncional de estabelecimento e fortalecimento de relacionamento lucrativo com clientes e outros grupos de interesse; todas as mensagens de marketing são coordenadas para criar uma imagem unificada para a organização, assim como seus produtos.

A CIM abrange o planejamento, promoções, a integração, a implementação de diversas formas de publicidade, a criação, eventos, etc. Ao longo do tempo, o valor da marca se solidifica e tende a crescer, se forem reconhecidas e trabalhadas de forma conjunta nas ações da CIM.

As principais características da CIM são cinco:

1. O cliente é o ponto de partida para todas as atividades de comunicação de marketing. Essa abordagem usa as necessidades de informações do cliente para determinando a melhor estratégia e mídia para atingir o cliente.

2. Os gerentes de marca e suas agências devem utilizar várias ferramentas de comunicação de marketing. Este segundo elemento inicia-se a partir do cliente, selecionam as ferramentas que são igualmente eficientes para todos os trabalhos, escolhendo as ferramentas adequadas, levando em consideração o setor de atuação e aos objetivos da comunicação.

3. As diversas mensagens devem falar com uma única voz. A obtenção de uma imagem forte e unificada da marca, pois a identidade da sua mensagem é essencial. Essa mensagem tem que ter como principal finalidade impulsionar o consumidor.

4. Construir relações. Esta característica da CIM passa a ideia de que a comunicação de marketing bem-sucedida exige a construção de relações entre as marcas e seus clientes. Este relacionamento é segredo do marketing moderno, gerando lealdade e fidelização.

5. Não perca o foco do objetivo final: afetar o comportamento. A comunicação de marketing deve fazer muito mais do que apenas influenciar a conscientização da marca e otimizar as atitudes do consumidor em relação a marca, impulsionando as pessoas para ação.

No marketing (CIM), existem algumas formas de comunicação, são estas:

 Propaganda - Segundo Boone & Kurtz (1998), interpretam a propaganda como uma comunicação não pessoal, paga, que se utiliza várias mídias, feita por empresas comerciais, organizações sem fins lucrativos ou indivíduos que, de algum modo, são identificados na mensagem da propaganda e cuja expectativa é informar ou persuadir os componentes de uma audiência particular.

 Promoção de vendas - Para Kotler (1998), a promoção de vendas consiste em um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua maioria em curto prazo, que visa estimular a compra mais rápida e/ou em maior volume de produtos/serviços específicos por consumidores ou comerciantes. De acordo com Boone & Kurtz (1998):

Quando não se dispõe de uma medida quantitativa da eficácia de cada componente do composto num determinado segmento de mercado, a escolha da combinação apropriada dos elementos promocionais é uma das tarefas mais difíceis com que se defronta o administrador de marketing. São cinco os elementos que afetam o composto promocional: a natureza do mercado, a natureza do produto, o estágio em que o produto se encontra em seu ciclo de vida, o preço e os recursos disponíveis para a promoção.

 Relações publicas - é esta comunicação de marketing que se vive uma maior proximidade com o cliente. É a promoção da boa imagem de empresas perante o público interno e externo. O bacharel executa a estratégia de comunicação de uma empresa, instituição ou órgão público. Para isso, transmite informações e orientações sobre seus valores, objetivos, ações, produtos e serviços para os funcionários, clientes, consumidores e fornecedores. Nas palavras de Lesly (1995):

Relações públicas é um fenômeno e uma necessidade do nosso tempo, tendo sido criada pelas forças que aumentaram o ritmo do mundo, colocando as pessoas em muitos grupos diversificados, todos buscando objetivos diferentes, mas todos precisando trabalhar juntos no sentido de obter vantagens e progresso comuns.

 Marketing direto - é o conjunto de atividades de comunicação impessoal e direta, sem intermediários, entre a empresa e o cliente, via correio, fax, telefone, internet ou outros meios diretos de comunicação, visando obter uma resposta imediata do cliente e, por fim, a venda do produto.

 Vendas pessoais - para Nickels & Wood (1999), venda pessoal é um processo de comunicação interpessoal no qual os representantes da empresa identificam clientes potenciais, examinam suas necessidades, apresentam informações sobre o produto, conseguem um compromisso e acompanham e mantêm os relacionamentos de troca com eles.

2. Empresa O Boticario

Contudo podemos exemplificar a empresa O Boticário que usa todos os tipos de comunicação de marketing. Na propaganda está usa a televisão para anunciar seus comerciais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com