TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CASO RIBAMAR - MKT

Por:   •  10/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

No mercado, existem dois tipos de organizações: aquelas que trabalham por marketing e aquelas que trabalham apenas por venda. Ou seja, esta última segue o processo produtivo tradicional de vender o produto e/ou serviço, diferentemente do trabalho feito por marketing que vende o produto focado em agregar valor ao mesmo e fazer com que o consumidor perceba tal valor agregado.

A todo instante estamos cercados de marcas, em meio a negócios, realizamos processos de troca e outras coisas relacionadas ao marketing e ao mundo do business. Devido a constante mudança tecnológica, a expansão da globalização e ao oferecimento de maiores oportunidades para os empreendedores brasileiros, muitas empresas surgem em terras tupiniquins, algumas destas “muitas” prosperam e expandem seu mercado, outra parcela destas empresas permanece estagnada ou morre antes mesmo de se fixar no mercado.

CASE – MARKETING

Seu Ribamar, 75 anos, mora em uma grande cidade brasileira com sua esposa, D. Ana de 73 anos, ambos são aposentados. Seu Ribamar faz compras no mercado MIGLING mensalmente, quando recebe sua aposentadoria. Ele é cliente do mercado há aproximados 10 anos e nunca teve problema algum com a empresa. Um dia ele parou para pensar porque era cliente do mercado há tanto tempo e listou algumas coisas que o faz continuar cliente, são eles:

  1. Os produtos são de qualidade;
  2. Os produtos estão estocados em locais de fácil acesso;
  3. O preço dos produtos é acessível;
  4. Existe sempre um funcionário disponível para ajudá-lo a encontrar e obter os produtos;
  5. Existem carrinhos do tamanho ideal para colocar os produtos;
  6. Há pouca espera na fila do caixa devido a grande quantidade de funcionários;
  7. Os atendentes do caixa estão sempre simpáticos e educados;
  8. O mercado dispõe de serviço de entrega domiciliar rápida;
  9. Há facilidade de pagamento;
  10. Após a entrega ser feita, um funcionário liga para o cliente para tomar conhecimento se os produtos chegaram sem problemas a sua residência;
  11. O mercado sempre envia lembretes de promoções e concursos de prêmios para os clientes via correspondência, e-mail e até por sms e mensagens telefônicas.
  12. O mercado liga, envia e-mails e correspondências para os clientes para saber da satisfação dos mesmos para com os serviços e produtos.

Após esta listagem, Seu Ribamar percebeu que o mercado MIGLING não vende apenas, não apenas coloca produtos na prateleira e espera que os consumidores venham comprar, não apenas anunciam os produtos, isso o diferencia de outros mercados da região onde ele mora. O mercado MIGLING agrega valor a seus serviços e imagem corporativa, isso é nítido para os consumidores e para o Seu Ribamar. O marketing estratégico é focado em agregar valor aos serviços e produtos que o mercado oferece e através de uma tática de marketing que é a de oferecer tais produtos e serviços com qualidade é que a comunicação de valores ocorre, por fim, o consumidor percebe o valor agregado. A MIGLING é uma empresa preocupada com o bem estar dos clientes, que entende os seus desejos e necessidades e consegue atende-los e supri-los a fim de fidelizar os consumidores e fortalecer a sua marca.

CASE – VENDAS

D. Ana, 73 anos, mora em uma grande cidade brasileira com seu marido, Seu Ribamar de 75 anos, ambos são aposentados. Na casa de D. Ana quem faz as compras do mês é Seu Ribamar, mas devido a uma viagem que o mesmo fez durante um mês. D. Ana ficou encarregada de fazer as compras da residência. Ela sabia que o marido é cliente assíduo do mercado MIGLING e que ele enaltecia as qualidades da organização, entretanto, no dia em que D. Ana escolheu para ir ao mercado, uma chuva torrencial caia na cidade e o mercado MIGLING fica a aproximadamente 500 metros de sua casa. Ela, por não querer andar muito, mesmo sabendo da excelência em atendimento e serviços que o mercado em questão oferecia, optou por ir ao mercado GOGAÇA que fica na esquina de sua casa, esta organização é nova e foi inaugurada há pouco mais de 2 meses.

Chegando ao mercado, D. Ana percebeu que não havia grande movimentação de clientes, ela ficou alegre, pois não enfrentaria longas filas para pagar as compras. D. Ana entrou no mercado GOGAÇA e foi nos setores de produtos de seu interesse. Alguns produtos, como pacotes de arroz e caixas de leite estavam estocados em locais extremos, ou altos demais ou baixos quase próximos ao chão e devido a sua estatura e idade, D. Ana encontrou dificuldade em obter os mesmos. Ela procurou alguns funcionários que alcançasse os produtos, mas não havia funcionários disponíveis para isso mesmo o mercado tendo pouco movimento, só após um segundo pedido e uma espera de alguns longos minutos, um funcionário se dispôs a ajudá-la. O mercado ofertava produtos de qualidade, porém muitos outros de procedência duvidosa, haviam folhetos informativos de preços dos produtos, mas tais impressos ficavam em poucas e pequenas gôndolas espalhadas pelo mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com