TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Tese: O CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Tese  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 7

REFERENCIAL TEÓRICO

a. CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

• Teórico que desenvolveu:

• Henri Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento moderno.Uma das contribuições da teoria criada por ele foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou Processo Administrativo,onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão ,que poderia ser ensinada através de uma teoria geral da administração.

• Outra contribuição da teoria de Fayol é a identificação das principais funções da humanidade que são:planejar,organizar,controlar,coordenar e comandar.

• .Planejamento:Dentro desta função,totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo de descontrole sobre o futuro,colocam-se atividades como a elaboração de previsões ,fixação de objetivos,programação,ornamentação e a definição de políticas e procedimentos.

• .Organização:Dentro desta função,estão as atividades de definição de estruturas;unidades orgânicas a serem criadas,para desempenhar as diversas finalidades ,a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades,as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

• .Direção:Esta função engloba atividades como a tomada de decisão,a comunicação com os subordinados ,superiores e pares,a obtenção ,motivação e desenvolvimento de pessoal.

• .Controle:Como as organizações não operam na base da improvisar e nem ao acaso,elas precisam ser devidamente controladas .Elas requerem considerável esforço de controle em suas varias operações e atividades.O controle constitui a ultima das funções administrativas,vindo depois do planejamento, da organização e da direção.Controlar significa que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados.

• As principais mudanças ao longo do tempo

• Foi a partir de 1776, após a invenção da máquina a vapor por James Watt e com a sua consequente aplicação a produção que surgiu uma nova concepção de trabalho, a qual veio modificar completamente a estrutura social e comercial da época,provocando profundas mudanças de ordem econômica ,política e social.Essas mudanças,em um período de aproximadamente um século,foram maiores do que todas as mudanças ocorridas no milênio anterior.É o período chamado de Revolução Industrial,que se iniciou na Inglaterra e rapidamente se alastrou por todo o mundo.

b.Conceito de patrimônio

Simplificadamente, podemos conceituar patrimônio como tudo o que a empresa possui. Portanto, trata-se do conjunto de bens, direitos e obrigações, assim entendidos:

a) bens: estoques de mercadorias, móveis e utensílios de uso da empresa, suas instalações, prédios, galpões, veículos etc.;

b) direitos: valores a receber (de clientes ou não), como por exemplo, as duplicatas a receber;

c) obrigações: dívidas da empresa, por exemplo, com seus fornecedores (aqueles de quem ela adquire mercadorias), tributos devidos, aluguel a ser pago, água, energia elétrica e telefone já consumidos, mas ainda a pagar etc.

Num conceito mais técnico temos:

• o conjunto de bens e direitos denomina-se ATIVO;

• o conjunto de obrigações denomina-se PASSIVO (mais precisamente, “Passivo Exigível”).

Do Patrimônio deriva o conceito de Patrimônio Líquido, mediante a seguinte equação, considerada básica na Contabilidade: (Bens + Direitos) – (Obrigações) = Patrimônio Líquido.

Considerando-se que: (Bens + Direitos) = ATIVO, e que: Obrigações = PASSIVO Exigível,

Então, essa equação também pode ser assim representada: Ativo – Passivo Exigível = Patrimônio Líquido.

Assim, a diferença entre Ativo e Passivo Exigível é igual ao Patrimônio Líquido.

c. FONTES DE RECURSOS

• CAPITAL SOCIAL E CAPITAL DE TERCEIROS

No desempenho de suas atividades,as pessoas jurídicas podem contar com recursos provenientes de duas origens de fontes:

-Recursos próprios (Capital Social)

-Recursos de terceiros

A constituição de uma sociedade se da por meio de recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio da pessoa jurídica. Trata-se do capital social inicial,que representa recursos próprios.

Igualmente são recursos próprios os originários dos aumentos de capital mediante o ingresso de novos recursos. Os resultados positivos apurados nas atividades empresariais também representam recursos próprios, uma vez que não correspondem a obrigações. Portanto são recursos próprios os decorrentes de receitas,lucros e ganhos obtidos pela sociedade em transações com terceiros,tais como rendimentos adquiridos com aplicações financeiras, aluguéis de imóveis próprios ,lucro na venda de mercadorias e serviços.

Parte dos lucros apurados pela pessoa jurídica é distribuída aos seua acionistas ou sócios,sendo o valor restante retido ,na forma de reservas e lucros acumulados,para reinvestimento na empresa. A parcela não distribuída dos lucros permanece no patrimônio como parte do capital próprio.

No decorrer de suas operações, a empresa utiliza recursos de terceiros,oriundos de empréstimos e financiamento,emissão de títulos de créditos representativos de dívidas,salários a pagar,tributos e contribuições a pagar etc.

Patrimônio Liquido: Recursos Próprios

Os recursos alheios (capital de terceiros) são representados pelo passivo exigível.

Passivo Exigível:Recursos de Terceiros

‘’...Uma participação de capital de terceiro exagerado em relação ao capital próprio torna a empresa vulnerável a qualquer intempérie.Porém Matarazzo afirma que...”pode ser vantajoso para a empresa trabalhar com capitais de terceiros, se a remuneração paga a esses capitais de terceiros for menor que o lucro conseguido com a sua aplicação nos negócios.Não há duvida de que, principalmente numa época inflacionária,é apetitoso trabalhar mais com capital de terceiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com