TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Machini

Por:   •  12/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A Machini é uma empresa italiana que se dedica á produção de maquinas circulares para a industria têxtil. Começou a operar em Portugal em 1980 depois de estabelecer um acordo com uma empresa de Guimarães- a Motur- que se destina á comercialização de diferentes tipos de equipamentos têxteis.

Trata se de uma empresa com um elevado potencial tecnológico e que tem vindo ao longo dos últimos anos, graças a um forte esforço comercial, a conquistar uma posição de destaque no mercado mundial.

Em menos de 5 anos e com a parceria da empresa portuguesa, a Machini conseguiu atingir 15% da quota do mercado, sendo este um setor de grande competitividade.

A empresa tem assim como principais marcas concorrentes a Tawar- uma empresa alemã com referência de qualidade mecânica, durabilidade e rentabilidade- e a Corini- uma marca também alemã e muito agressiva em termos comerciais e que pratica preços muito atrativos.

No entanto e contra todas as expectativas, e contrariando as tendências, em 1986 as vendas do mercado nacional baixaram de forma acentuada, mas foi, no entanto, um dos melhores anos parta as empresas que vendem maquinaria para a industria têxtil em Portugal.

Assim e tendo como objetivo ter uma caracterização tao profunda quanto possível do setor, e de forma a apoiar decisões consideradas fundamentai, os responsáveis da empresa Machini pretenderam realizar um estudo de mercado, de modo a combater a quebra de vendas nesse período.

Este estudo de mercado foi solicitado à empresa Consulmarck em fevereiro de 1987, tendo um custo de um milhão e novecentos mil escudos, sendo estes pagos em duas vezes (50% aquando da adjudicação da proposta e 50% apos a entrega do relatório final).

O relatório deverá estar pronto num prazo máximo de 8 semanas e devera ainda ser um veiculo para melhorar a imagem da empresa fazendo assim uma promoção e angariação de futuros trabalhos e de clientes.

A Nível de Procura

  • Perspetivas das quotas das principais empresas

De acordo com os dados dos inquéritos realizados pela empresa Consulmark, podemos verificar o melhor e o pior ano não só das marcar concorrentes mas também da nossa marca.

A empresa Berton, Dirmark e Polverch tiveram o seu melhor desempenho em 1980 com 12%, 10% e 12% em quotas de mercado, e o pior ano em 1985 (7%), 1986 (7%) e 1985/86 (8%) respetivamente. Em quanto que a Corimi e para a Tawar tiveram o melhor ano de quotas em1986 com 12% e 22% respetivamente, já o pior ano destas marcas foi em 1985 (5%) e 1980 (18%). Já a nossa empresa Machini teve o seu melhor ano de quotas aquando a parceria com a empresa portuguesa, ou seja, em 1985 com 15% e o pior ano em 1980 com apenas 2% de quotas no mercado, mas sendo esta a data da entrada da empresa no mercado Português, as percentagens foram sempre aumentando sendo sinal positivo para a empresa.

A Nível de Oferta

  • Conhecer a notoriedade das marcas

Notoriedade da marca é a capacidade do potencial do comprador em reconhecer e recordar uma marca, como membro de uma certa categoria de produtos, o que pressupõe a existência de um elo entre a classe do produto e a marca. A notoriedade em Marketing refere-se ao conhecimento que os clientes têm da existência de uma marca de um produto ou serviço.

 Este conceito geral pode ser desagregado em três conceitos adicionais:

  • Possui
  • Conhecimento espontâneo
  • Conhecimento dirigido.

Conhecimento Espontâneo é o resultado do somatório das referências totais de uma marca. Conhecimento Dirigido pressupõe a ajuda de alguém, geralmente o entrevistador, que fornece de forma assistida, pistas ao entrevistado para avaliar se conhece ou não determinada marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com