TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO

Por:   •  28/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.612 Palavras (19 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 19

DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO

Danielle Mendes Bastos Maia1

Fábio Souza Portes2

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um plano de negócio para uma empresa fictícia de telefonia e comunicação. A proposta é avaliar a viabilidade de um negócio que já fora montado no passado e que pode, anos depois, adicionando novos conceitos, evidenciar crescimento aliado à demonstração de empreendedorismo. O plano de negócio passa desta forma, por uma pesquisa qualitativa empírica e pela definição da metodologia adequada para atingir como público-alvo, empresas do Polo Industrial da cidade e demais empresas de médio e grande porte, demandantes de atendimento na área. O negócio visa concentrar suas ações na atração e retenção de clientes por meio de seu conceito, no uso de produtos e serviços já aprovados no mercado. Para tanto, é definido de forma detalhada um plano de marketing, no qual constam estratégias e ações a serem implementadas.

Palavras-Chave: Plano de Negócio. Empreendedorismo. Produtos. Serviços. Marketing.

ABSTRACT

This research aims to present a business plan for a fictitious telephony and communication company. The proposal is to evaluate the feasibility of a business that had already been set up in the past and that, years later, adding new concepts, evidence growth combined with the demonstration of entrepreneurship. The business plan thus passes through a qualitative empirical research and definition of the appropriate methodology to reach as target public, companies of the Industrial Pole of the city and other medium and large companies, demanders of service in the area. The business aims to focus its actions on attracting and retaining customers through its concept in the use of products and services already approved in the market. For that, a marketing plan is defined in detail, which includes strategies and actions to be implemented.

Keywords: Business Plan. Entrepreneurship. Products. Services. Marketing.

______________________________

1Graduada em administração pela Universidade Anhanguera. E-mail daniellemendesmaia@gmail.com

2Graduado em administração pela Faculdade Metodista de Santa Maria. E-mail fabio.s.portes@gmail.com

2

1 - INTRODUÇÃO

Desde que a crise na economia se abateu sobre os mercados, o desemprego passou a ser um mal que acomete todo o planeta. Para Vasconcelos (2018), o que antes era uma mazela dos chamados países subdesenvolvidos, agora passou a ser realidade mesmo em grandes nações.

Visando superar a crise, Fernando e Santos (2018) descrevem que há uma necessidade muito grande de se ter empreendedores fazendo seus planos acontecerem a fim de que mais negócios sejam abertos e surjam novas de emprego.

O plano de negócio é um dos instrumentos de gestão mais eficazes e capazes de diminuir a mortalidade prematura de micro e pequenas empresas. “O plano de negócios é a chave para promover o planejamento e o desenvolvimento da organização, nele está apresentado o plano de marketing, descrição do negócio, dados do mercado atual, entre outras coisas que irão trazer uma estrutura ideal para a competitividade em que nos encontramos” (MARCHIOLI, p. 3, 2018)

Por outro lado, Martins (2018) chama atenção para os negócios criados sem planejamento e que são empresas nas quais os empreendedores não possuem visão clara de crescimento e de como será a empresa daqui a 5, 10 ou 20 anos. Por isso, ao se estabelecer um objetivo de crescimento para um negócio, seja em relação à receita, lucro, número de clientes, participação de mercado etc., fica mais evidente a necessidade de se planejar cada passo que será dado para que o objetivo seja atingido.

O presente trabalho, desta forma, versa sobre esta ferramenta: o plano de negócio, instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, e que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.

2 - SUMÁRIO EXECUTIVO

2.1 Enunciado do projeto

Este plano tem como objetivo apresentar a descrição e a análise de viabilidade da empresa Polo Telecom Serviços e Comércio Ltda., mostrando os produtos e serviços oferecidos pela empresa e a viabilidade do negócio.

2.1.1 O mercado potencial

3

Empresas de telefonia, comunicação e segurança multiplicam-se a cada dia, sobretudo nas grandes capitais. Com isso, conhecer e detectar seus clientes em potencial, o que estes procuram, quais são suas necessidades e desejos, bem como perceber quais são as tendências de mercado essenciais ao sucesso de um negócio.

O principal mercado da Polo Telecom são as industrias do Polo Industrial e demais empresas de médio e grande porte que demandam serviços de segurança, assim como os produtos de telefonia e comunicação capazes de viabilizar a interação com o mercado nacional e internacional.

Este mercado é amplo pelo fato de haver um número grande de empresas demandantes de apoio tecnológico nas áreas de telefonia, comunicação e segurança. O perfil destas empresas é de médio e grande porte.

2.1.2 Rentabilidade e projeções financeiras

O ciclo financeiro neste ramo é condicionado à execução de projetos quando solicitados por clientes. Entretanto, há atividades de vendas semanais, quinzenais e mensais, porque existem os atendimentos aos pedidos dos clientes de outros municípios.

A estimativa é que a rentabilidade da empresa cresça 20% ao ano pelo fato de acrescentar novas tecnologias e buscar novos treinamentos em Administração.

3 – CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A empresa tem por característica ser um negócio do ramo de telefonia e comunicação com foco em segurança. Para tanto, focaliza duas importantes frentes: a venda de produtos e os serviços de instalação e manutenção de equipamentos, tendo a seu favor um já conquistado reconhecimento no mercado, e a inclusão de um projeto de Tecnologia da Informação (TI) atual e condizente com o público-alvo. Ainda, a experiência e o conhecimento empírico de seu diretor, possuidor de competências de gestão, colaboram para o desenvolvimento do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)   pdf (453.8 Kb)   docx (215.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com