TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.826 Palavras (12 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

1º SEMESTRE

Daniele Cambraia Siqueira        RA 1271488819

                

PLANO DE AÇÃO EM INSTITUIÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

PROFESSOR EAD: Me. Ademir Cavalheiro Leite

Me. Pedro Hiane

PROFESSOR PRESENCIAL: Rosimeri Bitencourt de Souza

TUTOR EAD:

PORTO ALEGRE/RS

2015

SUMÁRIO

1. Introdução         3

2. Habilidades para que o administrador execute o trabalho administrativo         4

3. Princípios da administração         5

4. Papel atual da administração e seus níveis hierárquicos        6

5. Divisão do trabalho, especialização, hierarquia e amplitude administrativa         6

6. Centralização e descentralização         7

7. Tipos de organização – diferença entre estruturas (departamentalização)         7

8. Abordagem comportamental da administração – teoria da administração        8

9. Estilo de liderança         8

10. Empresa de consultoria         9

10.1 Estrutura da empresa         10

10.2 Operações empresariais         10

10.3 A estrutura política da empresa         11

10.4 O processo de contratação         11

11. Plano de ação para capacitação e desenvolvimento de diretores e gerentes         11

12. Plano de ação para capacitação desenvolvimento e motivação operacional         12

13. Conclusão         13

Referencial bibliográfico         14

1. INTRODUÇÃO

        

Hoterdan – Hipermercado, abriu processo seletivo e achou necessário a contratação de uma Diretora Administrativa e de projetos, para desenvolver uma modelagem de estrutura e criar um plano de capacitação e desenvolvimento de competências para os Diretores, Gerentes e colaboradores deste Hipermercado.

        Para isso, foi criado uma estrutura organizacional de acordo com a necessidade deste Hipermercado, aumentando o quadro de funcionários, remanejando-os para setores adequados, criando projetos motivacionais para o operacional, gerentes e diretores, seminários e palestras, executando o aprendizado dentro da organização.

        O objetivo deste desafio é tornar o Hoterdan – Hipermercado em uma rede com abrangência estadual, seguindo as teorias e o aprofundamento na administração.


2. HABILIDADES PARA QUE O ADMINISTRADOR EXECUTE O TRABALHO ADMINISTRATIVO

Existem três tipos de habilidades para que o administrador execute o trabalho administrativo, nos níveis mais variados das organizações e tenha um desempenho administrativo de sucesso, são elas: Habilidades Técnicas, Conceituais e Humanas.

  • habilidade técnica, é o mais importante para o nível operacional, nele consiste utilizar o uso dos aparelhos técnicos e equipamentos para um melhor desenvolvimento nas tarefas para cada setor especifico. Ainda na utilização dos conhecimentos e dos métodos usados.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidades técnicas “[...]consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação”.

  • habilidade conceitual, é a facilidade de saber trabalhar com ideias e executá-las de uma forma correta, enxergando as oportunidades dentro da empresa, é compreender todas as funções e achar uma solução para o problema.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) Habilidade conceitual “[...]consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes.”

  • habilidade humana, é a compreensão e a facilidade para lidar e trabalhar em equipe com pessoas e por meio delas. Procurando a compreensão das necessidade e aplicando a motivação para liderar e interagir de forma motivacional.”

Para Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.”

3. PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Administrar é muito mais complexo do que supervisionar pessoas e um cargo ou manter as situações dentro da empresa, mas sim de estar sempre inovando e colocando em prática todo o planejado, traçar metas, definir os objetivos executando-o dentro da organização. Quando se trata de mudanças, o papel de um administrador passa a centrar a inovação no quesito organizacional, por meio de:

  • planejamento, nele consiste a organização, preparo, direção e estruturação de determinados objetivos. É fundamental nas decisões a serem tomadas, prevendo o que irá acontecer com a organização no futuro;

  • controle é aquele que abrange todo planejamento, organiza e direciona. Ou seja, lidera e tudo que foi buscado se realiza;

  • direção é a tomada de decisões e após direciona-las para os setores corretos, para que aquilo que foi planejado continue dentro do contexto;
  • organização, busca preparar tudo aquilo que foi planejado, para assim, obter resultados.

4. PAPEL ATUAL DA ADMINISTRAÇÃO EM SEUS NÍVEIS HIERARQUICO

Os níveis hierárquicos tem um papel muito importante, pois são o que define à estratégia do administrador dentro da empresa. Existe três níveis hierárquicos dentro de uma organização são eles: [pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Ou seja, cada Nível precisa do outo dentro da empresa, um é a consequência e a complementação do outro.

5. DIVISÃO DO TRABALHO, ESPECIAIZAÇÃO HIERARQUIA E AMPLITUDE ADMINISTRATIVA

  • divisão do trabalho, é a divisão de tarefas de acordo com sua especialização, que tem como maior objetivo aumentar a eficiência e consequentemente sua produtividade, para a produção de bens e serviços com a redução de custos;

  • especialização, é o trabalho divido por cargo, de acordo com sua tarefa especifica e especializada, atribuindo para seu posto tarefas simples e repetitivas, para assim aumentar o rendimento de produção, a eficiência e diminuir os custos;
  • hierarquia, é uma estrutura de comando, dividida pelos poderes de autoridade, embora tenha autonomia suficiente estão interligados entre os outros cargos. Quanto mais alta na escala tiver o cargo, aumentara mais o nível de autoridade, respeitando os níveis Hierárquicos;
  • amplitude administrativa, é o número de operacional dentro da empresa, que cabe a cada administrador supervisiona-los com eficiência. Está direcionada ao número de níveis hierárquicos dentro da empresa. A tendência das organizações hoje em dia é de diminuir a estrutura organizacional com o objetivo de melhorar a comunicação.

6. CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (326.1 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com