TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.734 Palavras (15 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANQUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR TECNOLOGO EM GESTÃO FINANCEIRA

RINELIA MARTINS DE OLIVEIRA - RA 1051449681

 Desafio Profissional

PROCESSOS GERENCIAIS

MATEMATICA

                                         Tutor Presencial Osleina Silveira

Prof.º Carlos Eduardo de Azevedo

Prof.ª Raquel de Oliveira Henrique

Tutor Online - Janice Alves Rando.

UBERLÂNDIA/MG

2015

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................03

Descrição do Negócio...............................................................04

Estrutura Organizacional (Organograma).......................................................................06

Plano de Capacitação e Desenvolvimento para os Diretores e Gerentes........................08

Programa de Capacitação/Desenvolvimento e Motivação para o Pessoal Operacional... 12

3.1- Agregando Pessoas

3.1.2 - Aplicando Pessoas

3.1.3 - Recompensando Pessoas

3.1.4 - Desenvolvendo Pessoas

3.1.5 - Mantendo Pessoas

3.1.6 - Monitorando Pessoas

Conclusão.......................................................................... 18

Bibliografia........................................................................... 19

Introdução

Esse trabalho tem por objetivo fazer uma análise do processo de desenvolvimento de uma empresa varejista de alimentos, situada na cidade no interior de São Paulo e através desse levantamento, analisar a situação atual em que se encontra a organização, a fim de identificar e aplicar novas ferramentas gerenciais para melhor processo administrativo e elaborar um plano de capacitação, desenvolvimento e motivação para os Diretores, Gerentes e o pessoal operacional, a partir dos conhecimentos adquiridos em sala de aula para motivar os colaboradores e permitir que possamos vivenciar a tomada de decisão a partir do planejamento.


Descrição do Negócio

A empresa Hoterdan Hipermercados é uma empresa regional que iniciou suas atividades como um supermercado, cresceu e após vinte anos detém 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (Hipermercado), entanto vem tendo uma queda no lucro da empresa a 4 trimestres consecutivos, sendo que as vendas  estavam muito boas, mas aparentemente os custos estavam  elevados.

O Presidente da empresa chegou à conclusão que para identificar a queda dos lucros da empresa foi necessário a contratação dos serviços de uma empresa de Consultoria para realizar uma análise do desenvolvimento da organização em todos os aspectos. Foi efetuado uma pesquisa em todas as operações da empresa Hoterdan Hipermercados que inclui entrevistas com todos os colaboradores desde o Presidente até o Operacional durante 2 meses para coletar informações  necessárias para o desenvolvimento do projeto. Ao fim dessa pesquisa foi elaborado um relatório com 180 páginas e o entregue aos responsáveis pela diretoria da empresa.

A empresa de Consultoria chegou a conclusão que desde sua fundação, a empresa Hoterdan Hipermercados segue uma política de promoções internas, seguindo freqüentemente indicações e ligações políticas. O principal critério aparentemente é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. Não é raro encontrar diretores e gerentes de nível intermediário nas áreas operacionais examinando e comentando problemas técnicos. Desta forma, infelizmente, sobra pouco tempo para gerenciar. Na realidade, as funções gerenciais como planejamento, organização e controle praticamente não recebem atenção. A empresa necessita de um influxo de pessoas externas para a administração, que deem menos atenção aos aspectos técnicos e mais ao lado gerenciais.

A empresa Hoterdan Hipermercados tem como objetivo de médio prazo tornar-se uma rede com abrangência estadual sendo primordial investir em profissionalização.

Percebemos que a empresa Hoterdan Hipermercados é composta por departamentos interligados (unidades, equipes e cargos) são eles:

  • Presidente: responsável pelas tomadas de decisões que procura encontrar consonância entre os objetivos globais da organização e os objetivos específicos de cada uma dos órgãos e unidades que a compõem, definindo assim o poder de tomada de decisões e a autoridade dela decorrente.
  • Diretores: responsáveis pela gestão e direção administrativa da empresa, controlando os gastos, compras, operações.
  • Gerentes: responsável pelo planejamento e controle da execução dos trabalhos de seus subordinados o dia a dia, alcançando os objetivos empresariais.  Sempre com motivação, liderança e comunicação eficaz. Garantindo a integração e sinérgica como um todo.
  • Departamentos Operacionais (colaboradores) ou “linha de frente” responsável pela execução das tarefas de seus respectivos setores e cargos, entrega dos resultados, atingindo as metas estipuladas pela empresa.

Com isso há uma divisão do trabalho e alocação dos recursos empresariais para que o sistema funcione integrada e satisfatoriamente.

De acordo com os dados obtidos durante o processo de pesquisa e análise das informações fornecidas pela empresa Hoterdan Hipermercados, efetuamos a estruturação da empresa através de um organograma.


Estrutura Organizacional

(Organograma)

O desenho organizacional retrata as configurações estruturais da empresa – seus órgãos e suas relações de interdependência – e seu funcionamento- os processos de atividades e de coordenação- capazes de conduzir ao alcance dos objetivos empresariais.

O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração e serve como estrutura básica, como um conjunto de mecanismos de operação, decisão e coordenação. É influenciado pelas características do ambiente de tarefa da empresa, pelos objetivos, estratégias, tecnologia, tamanho da empresa e considera as entradas, estruturas, funções e saídas do sistema empresarial como uma totalidade. É o meio pelo qual e empresa procura encontrar uma coerência e compatibilidade entre uma multiplicidade de variáveis: os objetivos da empresa, a divisão do trabalho e a coordenação inter unidades, as pessoas que devem fazer o trabalho, as escolhas sobre como o trabalho deve ser feito, de um lado as mudanças que ocorrem no ambiente externo, as oportunidades e ameaças, sendo o desenho organizacional uma parte importante para programar uma estratégia empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (324.9 Kb)   docx (198.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com