TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO

Por:   •  28/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade das aulas 1 e 2

01. Após a leitura da aula 1, faça um conceito com suas palavras sobre o que é ser um empreendedor.(0,6)

Ser empreendedor é buscar novos horizontes, ter seu próprio negócio, identificar as oportunidades e transformar em uma organização lucrativa, colocar novas ideias em prática, ser criativo, identificar oportunidades, ser otimista, ter capacidade de liderança, habilidade e iniciativa, estar sempre motivado, ser inovador e estar disposto a arriscar, sem ter medo, mesmo diante das dificuldades, acreditar nos sonhos, no potencial e persistência para superar as adversidades.

02. Faca uma analise com suas palavras sobre como iniciou o empreendedorismo e como está atualmente o empreendedorismo no Brasil. (0,7)

Iniciou nos tempos dos primórdios, naquela época para sobreviver era necessário construir ferramentas com objetivo a caça de animais, mas iniciou no Brasil no final do século XX, com o aumento de desemprego, principalmente nas grandes cidades, levando ex-funcionários a abrirem seus próprios negócios, por falta de experiência e conhecimento, colocavam em risco suas próprias economias, com este cenário que surgiu o termo empreendedorismo, ganhando força na década de 90, quando foram criadas a maioria das invenções, com a abertura da economia e também com o envolvimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), até então o termo empreendedorismo era desconhecido ou era limitada em função do ambiente politico e econômico.

O empreendedorismo no Brasil hoje é o mesmo que aconteceu na década de 90, devido ao número elevado de desempregado, em função da crise econômica e financeira que estamos enfrentando, os ex-funcionários procurando uma forma de empreender, mesmo arriscando sem ter o mínimo de noção de como iniciar e administrar uma empresa, por isso a maioria dos micros e pequenas empresas não sobrevivem por mais de dois anos, isso devido a falta de informação por parte do governo, o estado deveria promover e incentivar os novos empreendedores com parcerias juntamente com o SEBRAE fornecendo projetos e palestras, mas não cobrando como é feito hoje, pois assim facilitaria a vida do novo empreendedor subsidiando estes custos, pois os valores são elevados para quem está iniciando.

03. Em sua opinião, qual a importância do estudo em torno dos fundamentos do empreendedorismo? Justifique sua resposta. (0,6)

É de extrema importância a estratégia nos negócios, pois orienta o empreendedor nas suas decisões, para diminuir riscos e transformar suas ideias em oportunidades, é aqueles que fazem as coisas acontecerem, usar inteligência e criatividade, hoje em dia a competitividade é muito grande, a estratégia pode levá-lo a se destacar no mundo dos negócios, assumindo riscos calculados com a intenção de obter renda e reconhecimento e crescimento no mercado, tendo foco, inovação e criação de valor.

04. Saber identificar uma oportunidade é fundamental para os empreendedores. Segundo Maxwell Maltz: "as oportunidades são como o nascer do sol. Se você esperar demais, vai perdê-las". Você concorda com a afirmação do autor? Justifique sua resposta. (0,6)

Concordo sim, identificar as oportunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com