TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPRENDEDORISMO

Por:   •  18/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Campus São Paulo – Pirituba

                                   

Adriana Leme                RA

Claudia Senatore                   RA        

PROINTER PARCIAL

4° semestre – Ead Marketing

São Paulo, 20 de outubro de 2014.

Sumário

  1. Introdução

1.1 Mix de Marketing

  1. Preço
  1. Meios de definição de preço
  1. Conclusão
  2.  Referências Bibliográficas

  1. Introdução

Com o objetivo de satisfazer as necessidades do mercado-alvo surgiu no marketing a muito tempo atrás um novo conceito de mix de marketing: os quatro Ps (Produto, Preço, Ponto de Venda e Promoção) cujo objetivo, até nos dias atuais é criar um bom plano de marketing que maximize os lucros.

Apesar da importância de todos os elementos, estudaremos a seguir apenas o composto PREÇO onde na definição de marketing implica que uma de suas funções é promover transações que envolvam trocas de valores.

Iremos analisar como a variável em questão está relacionada com a empresa e o consumidor, abordando conceitos, estratégias de preço e como são utilizadas no produto ou serviço.

O preço é o único composto do mix de marketing que gera receita, é um elemento flexível e um dos responsáveis na relação de empresa e consumidor. É a variável mais difícil de administrar, sendo assim muitas empresas acabam deixando o preço como segunda opção. Há varias formas de definir o preço, como por custos, concorrentes e por valores percebidos.

Enfim, o trabalho aborda a relação do preço nas empresas, não deixando de estar relacionado com os outros componentes do mix de marketing, principalmente com o produto. O trabalho também apresenta o comportamento do consumidor que está ligado mais com a emoção do que a razão, pois os preços têm forte influência para com eles sendo que seu pensamento leva em conta o caro e o barato e é através das estratégias de preço que faz com que o consumidor não pense muito na hora de comprar.

1.1 Mix de Marketing

Há muitos anos atrás o mundo passou a perceber que diversas atividades podem influenciar o consumidor. O pioneiro nessa descoberta foi o professor Neil Borden da universidade de Harvard, segundo ele tais atividades constituem um MIX DE MARKETING cujo objetivo é a maximização dos Lucros.

Assim sendo eram muitas as atividades que poderiam compor esse mix e por esse motivo outro professor, Jerome McCarthy na década de 1960 propôs um outro mix de marketing que facilitava a análise em meio a tantas variáveis, era composto por quatro Ps: Produto, Preço, Ponto de Venda e Promoção.

Sua utilidade é ser o mais útil possível para a elaboração da estratégia de marketing.

Philip Kotler afirma: “(...) O profissional de marketing considera os quatro Ps um arquivo de ferramentas capaz de orientar seu planejamento de marketing. (Marketing para o século XXI, p.128)”

Cada elemento do composto pode agir interdependente, porém para a melhor satisfação do mercado-alvo deve agir uma inter-relação constante entre os quatro Ps. Em seu livro Marcos Cobra relaciona-os:

“O produto deve ser certo, deve estar no ponto certo e deve transferir a posse no preço certo. (Marketing Básico, p. 32)”

2. Preço

O preço é o valor monetário atribuído ao produto, é a variável mais flexível e o único que gera receita, os demais geram despesas, ele pode ser alterado com rapidez, ao contrário dos outros elementos desse “mix”. Nunca é determinado de forma aleatória, pois existem estratégias, estatísticas, pesquisas e muitos outros fatores envolvidos na sua formação, tanto para a rentabilidade da empresa, como para a satisfação do cliente.

O preço se torna um diferencial na hora das compras, em muitos casos esse é o primeiro critério a ser usado pelo cliente. É um importante agente de locomoção da empresa no mercado consumidor, pois aplicadas as estratégias corretas e/ou incorretas pode alavancar ou não a venda de seus produtos. Ou seja, o preço é a busca constante do equilíbrio entre satisfazer as necessidades dos consumidores e proporcionar receita para as atividades das empresas.

2.1 Meios de definição de preço

Muitos preços são determinados a partir do tipo de empresa, a partir disso pode-se obter o preço base de um produto que é o preço unitário de um produto no seu ponto de produção ou revenda. Sendo assim, ele não muda, não reflete descontos, frete, ou qualquer outra modificação.

Não há uma maneira fixa de se determinar o preço de um produto ou serviço, para isso deve-se observar alguns fatores como:

Custos

Neste caso, a empresa geralmente agrega valores em porcentagem sobre os custos fixos e variáveis do produto a ser comercializado.

Consumidor

A empresa se baseia na opinião do consumidor, ou seja, determina o preço de acordo com a demanda pelo produto ou serviço. Leva-se em conta o valor que o mesmo está disposto a pagar, sendo esta a definição mais difícil de ser usada pela dificuldade de identificação do gosto do cliente em geral.

Concorrência

Para a competição no mercado o preço é determinado com base na concorrência, independente se o preço é alto ou baixo, neste caso é feita uma pesquisa para analisar o preço do produto, dependendo dos resultados obtidos pode-se formular um preço mais atraente ao consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com