TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Efeito Potencial da Comunicação Integrada de Marketing

Por:   •  5/9/2017  •  Resenha  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 7

  1. RESUMO DOS TEXTOS

  1. O Efeito Potencial da Comunicação Integrada de Marketing

Ikeda e Crescitelli apresentam as possibilidades de potencializar o efeito da CIM se o respectivo mix for devida e adequadamente escolhido. Desta forma é possível aumentar a reverberação da CIM se atentarmos para três princípios básicos: “a integração do conteúdo da mensagem; a seleção adequada do mix das ferramentas de comunicação e o envolvimento de todos os públicos presentes na cadeia de comercialização” (IKEDA e CRESCITELLI, 2002).

O aspecto mais peculiar e relevante no artigo em questão é o uso da CIM para o alcance real e prático de resultados comerciais acima da média. A peculiaridade está em discutir a CIM não por ela mesma, mas como parte fundamental para o aumento de resultados práticos e manutenção do negócio.

Conceitualmente, apesar de iniciada no final da década de 80, a CIM se tornou realidade na década seguinte, mesmo período que surgiu e se desenvolveu a chamada globalização, com profundas mudanças no comportamento da sociedade, inclusive quanto ao consumo, e nas formas de expressão e competição das empresas. A partir desse cenário, “a CIM passa a ser ponto de partida para o desenvolvimento do processo de comunicação das empresas” (IKEDA e CRESCITELLI, 2002), resultando assim, numa forma de comunicação “onde todos os elementos comunicam a mesma mensagem” (SHIMP et alii, 2001 apud IKEDA e CRESCITELLI, 2002).

Mesmo sendo o objetivo final de qualquer CIM obter melhores resultados finais, é preciso entender como a CIM pode alcançar estes efeitos.  Diante do cenário anteriormente descrito, segundo IKEDA e CRESCITELLI (2002) a CIM é fundamental para criar e desenvolver relacionamento forte e duradouro entre marcas e consumidores. Além disso, não deve ser implantada apenas nos casos de formação e manutenção de imagem e reputação, podendo, se usada de forma isolada, perder seu impacto e comprometer o seu resultado.

Os autores Ikeda e Crescitelli salientam ainda a relação entre forma e meio de comunicação, atentando para o fato de que, além de não serem a mesma coisa, se confundidos podem causar grandes problemas durante o uso da CIM e conseqüências desastrosas no resultado.

Sendo “o envolvimento de todos os públicos presentes na cadeia de comercialização” (IKEDA e CRESCITELLI, 2002) um dos três pilares do referido artigo, é fundamental entendermos que além do público interno que tem contato externo, público interno sem contato externo, intermediários e clientes, há o público formado pelos influenciadores. Este último é essencial para potencializar o efeito da CIM pois, “mais ampla do que a comunicação de marketing tradicional”, a CIM “é projetada para alcançar não apenas os clientes e parceiros de canal, mas também os empregados e outros grupos de interesse que podem influenciar o sucesso” (NICKELS e WOOD, 1999 apud IKEDA e CRESCITELLI, 2002). Mesmo assim, se faz relevante indicar que para o sucesso da CIM, o tema central da comunicação deve ser usado e exposto a todos os públicos, respeitando a melhor adequação nas formas e nos meios escolhidos para atingir  cada um em específico.

Ikeda e Crescitelli chamam atenção ainda para a necessidade da integração de conteúdo da CIM, respeitando o conteúdo, a forma e o meio. A definição do conceito central é o ponto de

partida de toda CIM e portanto, ele deve atender a três princípios básicos, quais são: tradução, onde de fato o tema central traduza fielmente o objetivo da comunicação; flexibilidade, para que o mesmo tema central seja passível de adaptações às diferentes formas e meios de comunicação; e reconhecimento, que indica o conhecimento do tema central pelo público-alvo. Dessa forma, é importante salientar que “em um processo de CIM, o conceito central ou básico de comunicação é desenvolvido sem priorizar nenhuma ferramenta em especial” (IKEDA e CRESCITELLI, 2002).

A escolha do mix de formas de comunicação deve sempre objetivar o alcance do maior número possível de pontos de contato entre a empresa e/ou marca e os diferentes públicos de interesse. A partir dessa premissa, quanto mais original for a escolha e uso do respectivo mix, melhor deve ser o impacto da CIM. Além disso, a integração entre formas e meios, e ainda dos próprios meios em si, se fazem fundamentais para aumentar e potencializar os resultados da CIM.

Apesar da aparência lógica da importância e uso da CIM, um dos maiores obstáculos à sua aplicação é a sua cada vez maior complexidade pela integração de tantas variáveis. Assim, para melhor gerir a CIM é necessário criar uma área de liderança e de preferência ligada diretamente à presidência da empresa, que tenha a função de envolver e comandar todas as demais áreas envolvidas para o sucesso da CIM.

  1. Revisiting the IMC construct - A revised definition and four pillars

Kliatchko em seu artigo propõe uma releitura das definições da CIM desde 1996 até 2006, e afirma que a CIM evoluiu do simples uso das ferramentas de comunicação para a coordenação de um dos mais importantes processos estratégicos do negócio.

Durante a década de 90 as pesquisas sobre CIM passaram de  questões entre a definição, prática, inclusão das relações públicas e toda a sua controvérsia, à questões gerenciais, organizacionais e mensuração dos resultados. A partir de 2000, foram acrescentadas nas pesquisas as questões das relações de CIM com a gestão estratégica de marcas, a sinergia entre as mídias, hábitos da sociedade e de consumo, planejamento de mídia, interatividade e por fim, o marketing interno.

Ainda em 2005 o autor definia a CIM como um processo de gestão da comunicação, público-alvo, canais e resultados. Anos mais tarde, fundamentado em mais pesquisas sobre a comunicação de marketing e principalmente o impacto da tecnologia digital e toda a conseqüente interatividade, Kliatchko propõe uma nova definição para CIM, acrescentando algumas variáveis, mas principalmente a inclusão do conteúdo como pilar da CIM, indicando a importância deste na persuasão e indução do comportamento do público-alvo, e a adoção da expressão “processo de negócio”, primeiramente sugerido por SHULTZ e SHULTZ (1998), no lugar da gestão da comunicação, por ser mais adequado à natureza da atividade como essência da integração da CIM, inclusive por não se tratar apenas das áreas de marketing e comunicação da empresa, mas do conjunto de todas da cadeia comercial do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (141.6 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com