TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Por:   •  12/3/2023  •  Resenha  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Matriz de atividade individual

Disciplina: Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Módulo:

Estudante: Igor Albuquerque

Turma: 0722-2_15

Tarefa: Atividade Individual

DIAGNÓSTICO

O mercado automobilistico vem sofrendo uma alteração no perfil de consumo. Com a falta mundial de peças, o consumo de carros seminovos e usados atingiu patamares de 11,4 milhões de vendas (+14% em relação 2019), segundo a InfoMoney. Essa projeção deve se manter para os próximos anos tendo em vista que o mercado aceitou bem esta nova prática. De acordo com o estudo da Tecnobank, a tendência para compra de carros online está em crescente, cerca de 55,3% dos brasileiros já preferem a comprar online.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Com o crescimento exponencial do consumo de carros usados, surge uma problemática a ser tratada no mercado. Ao comprarmos um carro, ficamos expostos a informação do vendedor, que pode usar a má fé para criar uma vantagem na ocultação de informação ou até mesmo distorção. Exemplos como KM adulterada, carro com avaria severa ou até carro de leilão sem a devida identificação.

A solução buscará oferecer um serviço de validação das informações e indicação de compra do carro escolhido pelo cliente. O grupo estratégico a ser explorado são da faixa etária de 26 à 45 anos, que ao buscarem um automóvel, não possuem expertise e tempo para pesquisar/verificar a procedência do carro. A plataforma Perfec Car (suposição), irá unir consultores automotivos do Brasil inteiro em uma única estante.

VALIDAÇÃO DO PROBLEMA

Segundo a Revista Quadro Rodas, tivemos um crescimento de 170% dos golpes praticados pela venda de carros pela internet, de acordo com a pesquisa do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP). Não existe hoje uma única dica, e sim um conjunto de práticas e até conhecimentos técnicos para validação das informações descritas nos anúncios. Para validação do mercado e da oportunidade descrita, será seguido o seguinte roteiro a ser descrito, baseado no MVP;

Roteiro da validação

  • Pesquisa de mercado com foco no público alvo (50 mil respondentes);
  • Apresentar proposta para vinculação aos canais de vendas (principais plataformas);
  • Criação do banco de dados de consultores automotivos (De 5 à 20 consultores por capital e regiões metropolitanas);
  • Validação do aplicativo em rede (teste de segurança);
  • Criação do focal group para testes da plataforma (grupo de cerca de 200 membros);  

CONSTRUÇÃO DA SOLUÇÃO

Visando essa oportunidade de mercado, a solução será pautada em algumas perguntas chaves.

  • O que a Perfect Car oferece?

Descomplicar a compra e venda de automóvel, trazendo maior segurança e transparência para o processo. Oferecemos uma venda com laudo de garantia das informações fornecidas sobre o veículo. Nós iremos fazer o match perfeito entre compradores, vendedores e consultores automotivos.  

  • Que problemas estamos ajudando a resolver?

Ajudar pessoas com potencial de compra a “quebrar” a desconfiança sobre um produto com uso por outra pessoa. Validar de forma técnica as condições de compra, eliminando as possibilidades de fraudes e golpes no mercado.

  • Que parcerias são necessárias para criar e entregar a nossa proposta de valor?

A parceiria deverá ser feita com grandes plataformas de vendas e com concessionárias físicas. O foco de um dos pilares do Business plan é demonstrar para os vendedores uma nova exigência do mercado e trazê-los para a plataforma.

  • Que recursos são necessários para fazer a solução funcionar?

É necessário é uma equipe com foco em P&D para aplicativo, forte equipe comercial, posicionamento de marca, captação de pessoas, Custom Experience, investimento em plubicidade e marketing.

  • Como funcionará a captação de renda?

A captação de renda se dará da seguinte carteira de produtos:

  • Assinaturas para prestação de serviço de emissão de laudos - B2B (concessionárias);
  • Venda avulas de laudos para vendedores e compradores (pessoas físicas);
  • Venda de materiais para qualificação de novos consultores;
  • Taxa de conveniência sobre consultores (similar Uber, Ifood, etc ...).

VALIDAÇÃO DA SOLUÇÃO

Para lançamento oficial da plataforma, se faz necessário o cadastro de consultores para oferecer o serviço da consultoria. O feedback oriundo da validação do problema, vai pautar a estratégia para minimizar os impactos da necessidade do mercado.

Caso a expectativa de alta aceitação do publico o foco se dará na validação das parcerias com as principais plataformas de vendas online. Em caso de uam rejeição inicial do público, o foco será no marketing, trazendo a tona o problema, que pode não estar claro. Tornando-o evidente, a adesão aumentará e o serviço passará a ser essencial para a compra e venda de automóveis.

Assim como as empresas modelos desse tipo de mercado, a construção da imagem e posicionamento de mercado é essencial. A entrada e dominância do mercado se faz necessário. A fortificação da empresa será feita por meio da excelência de um MVP, onde o foco é no cliente. Cerca de 80% da renda nos cinco primeiros anos será reverdida no desenvolvimento por completo da plataforma e posicionamento da marca.

CONCLUSÕES

Portanto, toda a estrutura de desenvolvimento e exploração da oportunidade de mercado, busca potencializar todas as formas de monetizar o serviço.

 A curva de aceitação esperada, são de 5 anos para atingir 10% de todas as transiçãos veiculares no Brasil.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/cresce-o-numero-de-golpes-na-venda-de-carros-pela-internet-veja-tipos/
https://autopapo.uol.com.br/noticia/golpes-carros-crescem-pandemia/

https://www.bemparana.com.br/noticias/economia/pesquisa-aponta-mudancas-no-perfil-do-consumidor-de-automoveis/

https://www.infomoney.com.br/do-zero-ao-topo/carros-usados-e-seminovos-veja-como-e-por-que-as-startups-querem-dominar-esse-mercado/#:~:text=Os%20pre%C3%A7os%20dos%20carros%20usados,e%20dez%20anos%20de%20uso/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (198.2 Kb)   docx (992.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com