TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Endomarketing

Por:   •  7/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O cenário corporativo é caracterizado por constantes mudanças e transformações com clientes e consumidores cada vez mais exigente. Diante desse novo contexto, o capital intelectual passou a ser visto como recurso mais valioso das organizações e é preciso trabalhar estratégias para atrair e retê-los aproveitando ao máximo seu potencial.

Considerando uma empresa que possui conflitos internos entre seus colaboradores, é preciso desenvolver e implantar uma estratégia de endomarketing que vise promover a harmonização e engajamento do público interno.

Assim, através de um plano de endomarketing, a empresa poderá melhorar efetivamente a qualidade dos seus serviços para o público final, além de alcançar vantagem competitiva e alçar voos maiores.

ENDOMARKETING

O Endomarketig é um projeto de marketing internalizado, ou seja, voltada para o público interno da organização, comumente utilizado como um instrumento de conscientização, integrador e transformador do ambiente organizacional.

Apesar de ser uma estratégia direcionada ao público interno, tem influência no público externo, que experimenta o valor agregado dos produtos ou serviços oferecidos pela organização.

Um programa de Endormarketing atende a três etapas: Pesquisa, Planejamento, Implementação.

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE ENDOMARKETING

Pesquisa

A Pesquisa de endomarketing busca obter informações relevantes a respeito do público interno, a fim de identificar e definir problemas para auxiliar a função planejamento e gerar ações. A ideia é entender como eles enxergam a empresa e como avaliam o ambiente de trabalho, além de descobrir se sentem reconhecidos e motivados e que tipo de benefícios gostariam de ter.

A pesquisa deve ser realizada a partir da especificação das informações que a que se pretende obter. São formuladas questões e determinado o método de coleta. A partir destas informações é possível criar ações que vão corrigir os problemas e desenvolver oportunidades.

Planejamento

O planejamento consiste em montar um processo estruturado que indique um conjunto de ações que vão solucionar os problemas de clima organizacional que precisam ser superados e os desafios para aumentar o engajamento e a interação dos funcionários com a empresa.

As ações de endomarketing normalmente são traçadas em conjunto pelas equipes de marketing e RH. Nessa etapa são determinados os canais, instrumentos, recursos e ações que serão utilizados.

Todo o processo deve ser documentado, oficializado e suas informações veiculadas em todos os níveis. Todos os colaboradores devem ter acesso a informações por meio de canais de comunicações internos.

O formato do programa tem que ser condizente com a organização e o envolvimento da alta direção no processo é fundamental para obter bons resultados. O cuidado com a marca, os valores culturais e sociais também devem ser considerados no programa.

Implementação

Nessa etapa são colocadas em prática as ações de endomarketing que estimulem a participação e interação de todos os envolvidos. Essas ações visam auxiliar as equipes a estarem prontas para lidar com os desafios do dia a dia, além de promover a troca de experiência entre os colaboradores.

São diversas ações que fazem parte de um programa de endomarketing, desde comunicação interna, as políticas de benefícios e incentivos até os eventos para o público interno e sutilezas como a decoração da empresa.

Valorizar o funcionário e se mostrar disponível é uma forma de aproximar e humanizar relações que muitas vezes se desgastam por falta de tato. A criação de espaços de conversa, estar aberto a ouvir críticas e entender como as ações de engajamento interno afetam os profissionais.

O PROGRAMA

Este projeto tem por objetivo auxiliar a empresa a melhorar aspectos relacionados a comunicação interna e motivação, e consequentemente resolver conflitos. Para isso, as ações que serão propostas terão enfoque em dois aspectos principais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com