TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Endomarketing

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 10

            1. Endomarketing

O Endomarketing são ações institucionais focadas no público interno dentro da empresa, conhecido como "marketing interno" ensina os funcionários à atender as necessidades e desejos dos seus clientes.

Para o endomarketing o funcionário é o seu target, denominado do público interno. Seu papel é de fundamental importância para o publico interno, que são os funcionários, eles tem uma comunicação para interagir com todos da empresa.

É como “vender” uma ideia ou um posicionamento de marketing para o funcionário, para ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo comprometido com o negócio  responsável pelo sucesso da empresa e 'motivado' com o seu desempenho.O objetivo de toda empresa é desenvolver um produto ou serviço de acordo com a necessidade do consumidor. A qualidade é um fator fundamental nesse processo e para que o objetivo seja alcançado é importante todos os departamentos trabalharem juntos.

Sabemos que, uma organização empresarial de um mercado é composto por atributos e componentes, cujo são:

Produto: refere-se às estratégias de marketing, o que é vendido são os valores e atitudes necessárias para o mercado, pode dizer à respeito dos novos indicadores de desempenho, ou novas formas de conquistar clientes.

Preço: diz a respeito ao custo de novos métodos de trabalho no mercado.

Praça: relacionado às oportunidades de contato, vendas ou comunicações, como conferências e treinamentos para melhor distribuir o produto.

Promoção: motivar os empregados e influenciar suas atitudes, basicamente através de comunicação cara a cara promovida pelo chefe, incentivos e recompensas por mudanças de comportamento, e pela propaganda interna de massa.

Evidência física: refere-se de maneira principal ao registro formal (documentação) ou processual de práticas e políticas de gestão, como programas de qualidade.

Processo: significa o formato, protocolo ou modelo prático através do qual as orientações são entregues às pessoas.

Participantes: refere-se ao público interno, podendo ainda ser segmentado entre lideranças e corpo operacional.

Na prática suas definições tem vários níveis, no qual o primeiro é determinado pelo próprio produto que direciona as ações da empresa, o segundo, busca uma implantação efetiva, que se sustenta nos participantes é como percorrer de maneira segmentada no posicionamento ao mobilizar os  componentes.  O endomarketing é tratado como uma ação, perceptível pela própria definição dos fatores compostos, ou mix de marketing interno. Também é evidente sua forte identificação com a perspectiva de gestão, essa organização se parece com o mercado. Como vimos anteriormente, uma organização se difere de um mercado, por diversos motivos, seja pelos fatores internos, seja pelas relações não estipuladas, com isso impedindo um modelo externo para o endomarketing. Temos aquele que é o principal fator que diferencia a organização de um mercado: em um mercado há clientes, em uma organização, não. Isso porque tem dois critérios, para que um indivíduo possa ser considerado um cliente, que são: poder de compra e poder de escolha.

Temos muitas leis que incidem sobre essa estratégia, aqui temos algumas delas:

Lei da Motivação: A motivação é um bem exclusivo do indivíduo e que não está de maneira alguma sob o controle da empresa. Uma vez que não pode ser espontaneamente gerada ou atribuída somente à realização no trabalho, a motivação pode apenas ser estimulada por uma série de fatores específicos que irão aumentar a percepção do colaborador acerca do que o motiva no trabalho.

Lei do Referencial Externo: As pessoas trazem de fora da empresa os seus referenciais de boa comunicação, e baseiam-se em suas experiências com as mídias externas para relacionarem-se com os canais internos da organização. A empresa, quando utilizar de canais e ações internas que possuem análogos externos, deve seguir o formato já consagrado e consolidado pela comunicação social.

Lei da Segmentação Interna: Uma única estratégia de endomarketing e comunicação interna não é capaz de atingir plenamente a todas as pessoas de uma organização. Cada empresa possui um número próprio de segmentos de público que devem receber a mesma mensagem que o restante da organização, mas através de estratégias específicas de ativação.

Lei dos Cenários de Representação: As pessoas tendem a resumir a empresa e o seu universo de existência e relações com base apenas nos cenários onde atuam. Os colaboradores que trabalham em um sector desorganizado veem toda a sua empresa em estado de desordem geral. Cabe a empresa perceber estes cenários e atuar sobre eles, o que reduz custos e otimiza investimentos.

Lei das Fases de Implantação: Todo processo de endomarketing deve respeitar quatro fases distintas de implantação, e que estão determinadas de acordo com a capacidade dos colaboradores de cada empresa em assimilarem os conceitos (Fase do Despertar), saírem de suas zonas de conforto (Fase do Envolver), e partirem para a ação (Fase do Construir) em busca de metas elevadas (Fase do Superar).

Lei do Composto de Endomarketing: Endomarketing não é o mesmo que Comunicação Interna. É um processo gerencial, cíclico e continuado, formado por um composto de quatro variáveis: a Empresa (o que entregamos aos colaboradores), o Ambiente (tangível e intangível), o Trabalho (a moeda de troca do colaborador), e por fim a Comunicação.

Lei do Ambiente: Todas as trocas entre colaborador e empresa ocorrem dentro de um ambiente, formado por uma parte tangível (as repartições, móveis, equipamentos, etc.) e outra intangível (cultura e clima organizacional). Controlar este ambiente em suas duas variáveis e saber torná-lo um fator motivacional, é um espaço de atuação que deve ser ocupado pela sua empresa.

Lei do Trabalho: Quanto maior for o valor percebido pelo colaborador em relação ao Fluxo de Benefícios da empresa, maior será o seu desempenho em troca. O trabalho é o valor “pago” pelo indivíduo por aquilo que recebe da empresa, e cabe a esta saber claramente o que espera das pessoas a partir daquilo que oferece, e isso deve ser transparente às pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com