TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GESTÃO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.468 Palavras (10 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO

PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA – PNLL

NICOLE PASCUET

SÃO PAULO, JUNHO DE 2017

CURSO DE BACHARELADO EM MARKETING

1˚ Semestre de 2017 - NOTURNO

Disciplina: GESTÃO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

PROF. DR. JOSMAR ANDRADE

NOME:

NICOLE PASCUET

 NÚMERO USP:

9272831

  1. INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA

A leitura é uma das ferramentas de desenvolvimento social e pensando nisso o Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL tem como objetivo garantir o acesso à leitura e visa promover o hábito da leitura através de programas, atividades e eventos.

O PNLL foi concebido a partir da união dos ministérios da Cultura e Educação em 2006 encabeçado pelos então ministros Gilberto Gil (Cultura e Fernando Haddad (Educação). O plano foi desenvolvido considerando diversas reuniões públicas envolvendo editores, livreiros, distribuidores, gráficas, fabricantes de papel, escritores, administradores, gestores públicos e outros profissionais do livro –, bem como educadores, bibliotecários, universidades, especialistas em livro e leitura, organizações da sociedade, empresas públicas e privadas, governos estaduais, prefeituras e interessados em geral.

O plano foi aprovado em 19 de dezembro de 2006, porém houve uma reedição em dezembro de 2010.

  1. PROBLEMA A SER SOLUCIONADO

Um dos pontos a ser considerado como problema é a carência do hábito da leitura na população brasileira. É histórico que a intelectualidade e a arte são questões de exclusividade de um determinado grupo no Brasil, uma minoria elitizada.

Além disso, o universo literário dificilmente é visto com uma ótica de possibilidades de mercado de trabalho, as profissões relacionadas à área são pouco cogitadas devido à percepção construída em nossa sociedade de que este tipo de produção não está ligado ao trabalho, caracterizando-se como hobby.

“...remontando ao século XVII francês e ao Cardeal Richelieu que, fundando a Academia Francesa, conferiu certo status ao poeta e escritor 6. De-pois, a sociedade burguesa levou adiante a separação, valorizando o intelectual e o artista en-quanto homem de gênio, mas afastando-o da vida prática. A literatura - e a arte, de modo geral - é institucionalizada, mas esse processo não esconde uma contradição, que a acompanha sem-pre: artistas e intelectuais são considerados imprescindíveis, mas o que fazem não é julgado trabalho, logo, não requer remuneração. ( ZILBERMAN, 1991.)

Considerando o intuito da criação do PNLL e seus esforços na busca para tornar a leitura algo acessível e incentivar ao hábito, identificamos que o principal desafio é quebrar a resistência que a sociedade atual tem, especialmente jovens e população de baixa renda, pensando na leitura como algo difícil e entediante muitas vezes, ainda mais após o advento da internet onde o hábito por leituras rápidas de manchetes de sites ou redes sociais são praticamente uma tendência.

  1. OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO A SER PROPOSTO

Pretendo com este trabalho elaborar um planejamento de comunicação buscando a solução dos problemas apontados no tópico anterior, afim de que os objetivos do PNLL sejam atingidos através da utilização das ferramentas de comunicação descritas aqui.

  1. RESULTADO ESPERADO A PARTIR DO PLANO DE COMUNICAÇÃO PROPOSTO.

O plano apresentado visa promover o acesso à leitura, incentivar o hábito da leitura entre jovens e indivíduos de baixa renda e incentivar a formação de profissionais nesta área, além de desenvolver a economia do livro.

  1. PÚBLICO ALVO E PRODUTO

O público alvo está segmentado no público jovem e na população de baixa renda, que são os indivíduos que mais possuem resistência ao hábito da leitura.

O produto que pretende-se ser trabalhado neste trabalho é por si só o hábito da leitura na população brasileira.

  1. ESTRATÉGIAS
  1. Tema da campanha

Para guiar o tema da campanha foi criada a seguinte frase: Abrindo as portas da alma e da mente. A ideia da frase é conscientizar sobre a importância da leitura no processo de autoconhecimento e a busca pela realização dos sonhos de cada um.

  1. Ferramentas
  1. Relações públicas e publicidade

Afim de trabalhar o a resolução do primeiro desafio que é a resistência à leitura na população brasileira, iremos utilizar a ferramenta de RP e Publicidade, reformulando a imagem construída pelo senso comum de que a leitura é algo difícil e entediante.

A partir da utilização dessa ferramenta pretende-se melhorar a imagem tanto do hábito da leitura quanto do PNLL como uma referência a favor dos esforços relacionados ao incentivo à leitura. Uma vez que é uma ferramenta baseada discurso de um terceiro falando bem sobre a campanha a credibilidade perante o público aumenta.

“A publicidade refere-se a comunicações impessoais relativas a uma

organização, produto, serviço ou ideia que não são diretamente pagas ou veiculadas  por um patrocinador identificado”. (BELCH, BELCH p.25)

Além disso a publicidade é considerada uma maneira barata de compor os esforços de construção de uma imagem através da comunicação, com uma potência maior do que a da propaganda, pois sobressai-se ao clutter, porém não é possível manter controle sobre seu resultados.

Para colocar esta ferramenta em prática serão dissertados alguns realeses para serem diretrizes de matérias em sites destinados ao público com intenção de leitura, em matérias para jornais e revistas de alta circulação, blogs sobe o tema ou blogs cujo o autor possui interesse sobre o tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com