TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA INFÂNCIA

Por:   •  1/12/2017  •  Artigo  •  5.846 Palavras (24 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 24

O IMPACTO DAS MIDIAS DIGITAIS NA INFÂNCIA

Uma breve análise sobre a influência da cibercultura no comportamento das crianças.

Leonardo Braga Nobre

Mariana de Sena Lima

Priscila Zacazek

Thais Toniolo Santana

RESUMO

Este artigo discute os conceitos de cibercultura, ciberespaço e sua influência na infância.  Por meio de pesquisa bibliográfica é analisado o impacto das mídias digitais no comportamento de crianças e sua influência em gerações adultas.  Foram pesquisados alguns autores que discutem os temas na atualidade.  A pesquisa mostra que as novas tecnologias afetam e transformam o comportamento das crianças.  As brincadeiras tradicionais abrem espaço para jogos e interações virtuais por meio de novas mídias digitais.  Identificamos que as crianças lidam de forma satisfatória com as novas tecnologias, pois já nascem imersas nessa era digital.  Por outro lado, alertamos que muitas dessas crianças se não educadas de forma racional com o uso de tecnologias, podem se tornar jovens com conhecimento superficial e raso de várias situações sociais.  Por fim, a pesquisa sugere pontos positivos e negativos das mídias digitais que impactam a vida cotidiana, principalmente de crianças e adolescentes.

Palavras-chave: Cibercultura, Ciberespaço, Geração Digital, Infância.

INTRODUÇÃO

Este artigo trata dos conceitos de cibercultura e ciberespaço e sua influência na infância. Foi elaborada uma análise bibliográfica onde nos valemos de alguns autores que tem debatido os temas na atualidade, tais como: Levy (2000, 2010), Junior (2017), Rocha (2017); Diehl e Tatim (2004), Rabello e Passos (2017), Palfrey e Gasser (2011), Belloni (2001), Prado (2002); Couto (2013), Martins e Castro (2011), Santrock (2014) e Tapscott (1999).

        O artigo tem três partes, sendo a primeira a concepção de cibercultura e ciberespaço.  Neste ponto analisamos os principais conceitos e sua influência na sociedade.  Mostramos que é muito difícil uma pessoa viver hoje sem celular ou outro meio tecnológico.  As telas entraram definitivamente na vida cotidiana.

        A cibercultura expressa o surgimento de um novo universal, algo meio que indeterminado, porém aceito praticamente em toda sociedade.  A internet passa a ter papel preponderante neste contexto.  A cibercultura passa então a moldar o comportamento social da maioria, forçando as pessoas a pensar e agir de forma tecnológica.

        Em seguida discutimos a geração digital.  Esta geração é completamente influenciada pela cibercultura, onde crianças e adolescentes crescem em um mundo pré-estruturado tecnologicamente. Os estímulos da cultura digital são exercidos sobre o comportamento desde os primeiros anos de vida.  Nos valemos dos autores apontados para mostrar como a atual geração digital aceita o mundo digital sem questionar, como se sempre foi assim, já que nasceram na era digital.

        Por fim discutimos a influência desse mundo digital, da cibercultura e do ciberespaço no comportamento das crianças.  Apresentamos como essa geração digital deixou de lado formas tradicionais de brincar e interagir.  Mostramos as mudanças dos conceitos de tempo livre, o surgimento de novas linguagens, novas formas de consumir por meio digital, entre outras situações que corroboraram para a formação de uma cultura digital na atualidade.

        Como as crianças já nascem imersas no mundo midiático, elas passam a enxergar o mundo com naturalidade, como se interagir nas redes sociais e adquirir conhecimento rápido e superficial nas buscas pela internet fosse sempre foi assim.  Concordamos com a maioria dos autores que alegam a superficialidade no comportamento de vários jovens atualmente, por lançar opiniões rasas nas redes sociais, como consequência de uma educação digital sem controle familiar.  O que não deveria ser assim, já que as crianças têm uma grande facilidade de lidar com as tecnologias e redes sociais.

        Como consequência, percebemos, na literatura pesquisada, que os jovens de hoje estão se tornando cada vez mais impacientes, ansiosos e acostumados a terem seus desejos prontamente atendidos.  Tal situação é um ponto negativo do impacto da geração digital. Assim, finalizamos apontando alguns pontos positivos e negativos que precisam estar na pauta de educação familiar para ajudar as futuras gerações a utilizarem as mídias digitais de forma mais racional.

O que é Cibercultura e Ciberespaço?

Alguém já deve ter mencionado que não sobreviveria sem seu celular ou qualquer outro tipo de tecnologia, é quase impossível decidir de qual dessas ferramentas conseguiríamos abrir mão. Praticamente todas as pessoas do mundo sofrem com essa dependência, é como se não pudéssemos existir sem esses aparatos, como se toda nossa vida girasse em torno disso e a nossa alma existisse dentro de um pen drive. Esse comportamento pode ser explicado por duas lendas, ambas com visões distintas, mas que podem explicar melhor nossa relação e comportamento.

Segundo Luísa Barwinsk essa mitologia pode ser apresentada por duas lendas. Uma lenda, intitulada de A lenda Faustiana, onde o doutor Fausto, que almeja de todas as maneiras o poder pelo saber, um saber infinito e ilimitado, acaba se tornando escravo no inferno por ter feito um acordo em troca dessas regalias e crescimento técnico, fazendo com que essa dependência e busca se tornasse uma armadilha, um caminho ao aprisionamento.

A outra teoria faz parte da mitologia grega e fala sobre o fogo. Epitemeu, Deus grego e irmão de Prometeu, já havia esgotado toda a sua criatividade e recursos em suas criações, incumbiu Prometeu de criar um diferencial para o homem em relação aos animais. Assim, Prometeu roubou o fogo, que era exclusivo dos deuses, e deu aos homens, fazendo com que essa ferramenta fosse benéfica para o desenvolvimento do homem.

Toda essa mitologia nos levar a pensar a uma das perguntas deste trabalho: tecnologia um bem ou um mal?  Segundo Lévy, a cibercultura expressa o surgimento de um novo universo, diferente das formas que vieram antes dele, esse novo universo é baseado no conceito de que ele se constrói sobre a indeterminação de um sentido global qualquer. Trata-se de um “novo dilúvio”, provocado pelos avanços tecnológicos das telecomunicações, ou seja, pelo advento da internet.

Cibercultura, é a cultura, em movimento, pois ela está surgindo a cada momento a partir do uso da rede de computadores, e de outros suportes tecnológicos (como o smartphone e o tablete, por exemplo) através da comunicação virtual, a indústria do entretenimento e do comércio eletrônico, no qual se configura o presente, já que a cultura contemporânea é marcada pelas tecnologias digitais, resultado da evolução da cultura moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (192.2 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com