TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS E INFLUENCIADORES DIGITAIS NO COMPORTAMENTO DE COMPRA

Por:   •  7/8/2017  •  Artigo  •  8.024 Palavras (33 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 33

O IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS E INFLUENCIADORES DIGITAIS NO COMPORTAMENTO DE COMPRA.

INTRODUÇÃO

Mudanças ocorridas nas últimas décadas facilitaram o acesso à informação de uma maneira supreendentemente mais rápida. A globalização foi o ponto de partida para que essa aceleração acontecesse através do desenvolvimento de novas tecnologias principalmente no processo da comunicação. Com a diversificação de novas tecnologias nosso cenário atual é repleto de mídias e outras fontes de informação, as quais proporcionam aos seus usuários um acesso quase que imediato aos dados sobre algum fato ou situação já ocorrido ou que ainda esteja ocorrendo em algum lugar do mundo.

Todo esse processo de inovação tecnológica tem como principal plano de fundo a Internet, e é nela segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE (2015) que o acesso em domicílios chegou a 85,6 milhões de brasileiros, o equivalente a 49,9% da população. Isso demonstra o quão a Internet está cada vez mais presente no cotidiano dos indivíduos e com o seu avanço, as novas mídias sociais também se tornam integrantes na vida das pessoas.

Por esses motivos a Internet passou a não só ser utilizada com propósito de pesquisa, mas também como facilitadora das relações entre organizações e seus clientes, eliminando barreiras geográficas que anteriormente impossibilitavam esse intercâmbio. Servindo assim como um canal efetivo de negócios e comunicação mercadológica, devido ao seu fluxo intenso de informações, proporcionando, portanto uma nova maneira de consumir e de se relacionar entre empresa e consumidor.

Por identificar essas novas oportunidades de mercado as empresas sentiram a necessidade de acompanhar o ritmo acelerado da era digital, alinhando-se ao Marketing Digital. Que Fascioni (2014) apresenta como uma maneira de se fazer o marketing convencional, por meio de ações de comunicação utilizando recursos digitais, apresentados via internet.  

O marketing digital é o bom e velho marketing só que trabalhado por meio das ferramentas digitais. Consiste em planos de ação para divulgar e comercializar produtos, serviços ou a própria marca, por meio da internet, chegando aos consumidores de forma rápida, personalizada e eficiente, melhorando assim a rede de relacionamentos das empresas.

As ferramentas digitais comumente usadas, tanto pelo seu elevado índice de acessos quanto pelo nível de informações disponibilizadas diariamente sobre os mais variados temas são as mídias sociais. Deste modo, os principais meios no qual podem ser aplicados esses planos de ação são, por exemplo: blogs, microblogs (Twitter), redes sociais (Facebook e Instagram) e sites de compartilhamento de conteúdo multimídia (YouTube).

Entrelaçado as mídias sociais surgiram os chamados influenciadores digitais indivíduos que possuem um vasto número de seguidores nas mídias sociais e que estão sendo cada vez mais procuradas por empresas que desejam divulgar sua marca, produtos ou serviço dentro dessas plataformas. A despeito disso, Zanette (2011) afirma que o influente, também chamado de líder de opinião, é aquele indivíduo cuja opinião ou cujo comportamento afeta as escolhas de outras pessoas. Estes usam sua reputação em sites, blogs e redes sociais para alavancar vendas de produtos, marca, serviços e eventos tanto na internet quanto fora dela.

Diante das mudanças do mercado, um fato que se percebe em evidência é a importância das mídias sociais e dos influenciadores digitais compreendidos pelo impacto da divulgação feita por eles em relação a marcas, produtos e serviços. Diante disso buscou-se reunir informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: Como as mídias sociais e os influenciadores digitais atuam no processo de decisão de compra?

O presente estudo objetivou analisar as influências das mídias sociais e dos influenciadores digitais no processo de decisão de compra, a fim de expor os benefícios das empresas que utilizam essa ferramenta de Marketing Digital. Especificamente, buscou-se descrever como ocorre a comunicação e o relacionamento dos influenciadores digitais com as marcas, identificar como os influenciadores criam necessidade de consumo e entender como os consumidores recebem essa influência.

A relevância do presente estudo baseou-se no fato de compreender como os avanços tecnológicos, principalmente a internet e consigo as mídias sociais, vêm afetando a vida das organizações e das necessidades de consumo da sociedade, tendo em vista a importância dos influenciadores digitais como porta voz na interação e com seu posicionamento criar necessidades de consumo em determinado público alvo.

REFERENCIAL TEÓRICO

Foi realizada uma revisão da literatura sobre os principais conceitos do marketing e marketing digital, da internet, mídias sociais e como essas ferramentas são valiosas nos dias atuais, e por fim, o consumo e os fatores que influenciam a decisão de compra na era digital. Para isso, apresentamos as principais ideias de Kotler (2000, 2006 e 2012), Torres (2009) e Recuero (2009).

Visão geral do marketing

Para que o Marketing Digital seja compreendido, verificou-se a necessidade de apresentar conceitos sobre o Marketing e como essa ferramenta é utilizada. Essa estratégia empresarial teve origem nos Estados Unidos, por volta de 1910, mas adquiriu maior expressividade depois da Segunda Guerra Mundial, com o surgimento da ideia de Gerência de Marketing, e foi na década de 1950 quando, de acordo com Kotler (2000), o mercado e as empresas perceberam que o cliente estava escolhendo às melhores alternativas de compra e relacionando o preço, com o benefício gerado na aquisição do produto ou serviço.

Segundo Las Casas (1989, p. 30) o Marketing pode ser entendido como sendo:

[...] a área do conhecimento que engloba todas as atividades referentes às realizações de força, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas reações causam no bem-estar da sociedade.

Assim o marketing pode ser apresentado como uma via de mão dupla entre o mercado e as organizações, em que estas buscam no mercado, informações sobre seus desejos e necessidades recebendo como retorno, nesta primeira fase, as informações. Como passo seguinte, as organizações passam a oferecer ao mercado os produtos e serviços de acordo com os desejos e necessidades dos clientes, tendo como retorno, recursos financeiros e clientes satisfeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.2 Kb)   pdf (446.9 Kb)   docx (173.1 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com