TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MIX DE MARKETING DA CERVEJARIA MARIA SANTA

Por:   •  21/5/2018  •  Artigo  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Paula Fernandes Siqueira

O MIX DE MARKETING DA CERVEJARIA MARIA SANTA

Santa Maria

2017

  1. INTRODUÇÃO

De acordo com pesquisas e definições feitas por estudiosos, que foram referências para a realização deste artigo, podemos simplificar o marketing como o progresso da elaboração dos conceitos: Produto, Preço, Praça e Promoção. Buscando satisfazer as necessidades humanas e sociais, estando em constante evolução e transformação. Aliando a propaganda com as suas categorias, correspondendo a um conjunto de técnicas e atividades de informações, influenciando opiniões, sentimentos e atitudes ao público.

Sendo assim, é possível ser aplicado os conceitos apresentados neste trabalho buscando analisar a aplicação dos 4 P’s do Mix de Marketing propostos por Philip Kotler, Darci Basta e Marcélia Lupetti. A análise da pesquisa feita neste trabalho é referente a empresa de cervejas Maria Santa, na qual se encontra a cerveja Maria Santa Summer Ale, que está disponível em diversas distribuidoras da região, alcançando também mercado em âmbito nacional. Sendo um dos produtos da Cervejaria Maria Santa, empresa de cervejas artesanais com sede em Santa Maria (RS), na Rodovia BR 158, nº 86, e que fabrica hoje seis tipos de cerveja: Maria Santa Witbier, Maria Renegada IPA, Maria Intensa American Porter, Maria Santa Summer Ale, Maria Santa White IPA e Maria Santa Double RED.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. Conceitos de marketing

Tendo conhecimento que, a expressão de marketing mix, foi utilizada pela primeira vez por James Culliton em 1948. Quando descreveu os principais conceitos que interferem nas decisões de marketing, ele os definiu como: ‘’As forças do ambiente, o comportamento dos clientes e consumidores, E os elementos do marketing, o planejamento do produto’’. Foi quando em 1960, McCarthy resumiu esses conceitos de marketing mix como se conhece hoje por 4Ps.

Diversos autores tentaram traduzir a palavra ‘marketing’, mas encontrar um único termo em português para atender ao o que ele se propõe, é muito difícil. Marketing é uma expressão anglo-saxônica derivada do latim mercari, que significa comércio – ou o ato de mercar, comercializar, ou ainda transacionar. Alguns autores traduzem o termo como mercado; outros como mercadologia. Nos Estados Unidos, o marketing começou a ser caracterizado como corrente da área administrativa na primeira década do século XX.  Nessa época, o marketing ainda engatinhava em seus primeiros conceitos, e foi apenas em 1960 que a American Marketing Association (AMA) o definiu como:

 ‘’O desempenho das atividades de negócio dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou utilizador’’. (Lupetti, 2007)

        Nesse sentido, Kotler (2003), diz que o marketing é a resposta para como competir em outras bases que não é apenas o preço. Por causa do excesso de capacidade, o marketing tornou-se mais importante do que nunca. O marketing é o departamento de fabricação de clientes da empresa.

Segundo Kotler e Keller (2012), O martketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Para defini-lo de uma maneira bem simples, podemos dizer que ele ‘supre necessidades lucrativamente’.

O trabalho busca analisar a aplicação dos 4 elementos que compõem o Mix de marketing, que são sugeridos por Philip Kotler como: Produto, Preço, Praça, e Promoção. Onde pode ser ofertado um mix de produtos.

Segundo Basta (2005), Produto é um conjunto de benefícios que satisfaz um desejo ou uma necessidade do consumidor e pelo qual ele está disposto a pagar em função de sua disponibilidade de recursos. Os produtos vão além de bens tangíveis. De modo geral, incluem objetos físicos, serviços, pessoas, locais, organizações, ideias ou combinações desses elementos.

Sobre o conceito de preço, Basta (2005) o define como o valor que justifica troca. A transferência de posse de um produto é planejada e adequada por esse elemento (valor percebido versus custo versus benefícios), a razão pela qual o mercado consumidor desse produto está disposto a pagar um valor considerável mais elevado do que uma cerveja comum posta à venda.

Já praça, segundo Basta (2005), é o local ou meio pelo qual é oferecido o produto.

Nesse sentido a Promoção está relacionada o meio de divulgação do produto.

  1. ANÁLISE   
  1. Sobre a empresa

A Cervejaria Maria Santa, nasceu de um hobby entre amigos, fundada em 2014 na cidade de Santa Maria, RS. Oferece diversos tipos de cervejas artesanais, sempre buscando satisfazer os clientes com seus melhores ingredientes, e fornecedores, sendo a primeira cervejaria Artesanal registrada no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) na cidade, aumentando o desejo de produzir mais cervejas no interior do Rio Grande do Sul. Atualmente pode ser encontrada na própria empresa com sede em Santa Maria (RS), na Rodovia BR 158, nº 86, e nas cidades do Rio Grande do Sul.

As cervejas da empresa contam com Malte proveniente da Alemanha, Leveduras da Bélgica e Lúpulos americanos. A linha conta dos seguintes produtos: Maria Santa WitBier/Clássica, Maria Renegada American IPA, Maria Intensa American Porter/Escura, Maria Santa Summer Ale, Maria Santa White IPA e Maria Santa Double RED.

Partindo-se do princípio teórico dos 4P’s (Produto, Preço, Praça e Promoção), o produto objeto de estudo, a cerveja Maria Santa Summer Ale. A seguir será verificado o Mix de marketing do referido produto.

  1.  Produto

Segundo Lupetti (2007 p. 169) Pela definição tradicional, produto é algo tangível. É uma combinação de matérias-primas, processos de produção e custos. Os produtos vão além dos tangíveis. Kotler define com muita propriedade esses conceitos. Afirma que ‘’produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.

O produto selecionado para a presente pesquisa foi a cerveja Maria Santa Summer Ale, que é definida pelo fabricante como “uma cerveja leve e refrescante, ideal para saciar a sede no verão, produzida com Malte Pilsen ela apresenta notas de mel, com leve aroma e um amargor pronunciado. Harmoniza bem com saladas, peixes e petiscos”. A bebida possui 4,9% de álcool e IBUs (escala mundial que mede o amargor da cereja) de 25,1. Está disponível para venda em embalagens de 500 ml, 1 litro e chope de 301 e 501.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (227.7 Kb)   docx (493.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com