TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA E O MARKETING DA COCA-COLA

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.305 Palavras (10 Páginas)  •  1.276 Visualizações

Página 1 de 10

A HSTÓRIA E O MARKETNG DA COCA-COLA

Jaqueline Arndt[1]

Jéssica Borgonha[2]

RESUMO

O presente trabalho visa a Coca-Cola como uma líder inovadora, que busca sempre se manter no topo de vendas e atrair cada vez mais compradores fiéis através de seu marketing instigante. Um produto que surgiu a partir de uma fórmula de remédio e que viria a ser conhecido mundialmente, com suas ações significativas e campanhas bem planejadas para atingir o seu propósito: Superar seus concorrentes, tendo como maior desafio continuar sendo uma marca nova com grande diversificação porque as pessoas buscam coisas diferentes a todo o momento e a meta da empresa é fornecer esse diferente na hora que elas quiserem.

Palavras-chave: Coca-Cola, marketing, líder, inovação.

INTRODUÇÃO

A Coca-Cola está muito além de um simples produto, existe toda uma história que a fez ser quem é, existe profissionais que todo dia buscam se aperfeiçoar para trazerem novidades aos seus consumidores.

Muitas vezes em uma empresa falta um espírito de líder que seja capaz de arriscar, foi o que Asa Griggs Candler fez após comprar a Coca-Cola, com suas ideias criativas e inovadoras lançou um produto até então pouco conhecido que ficou conhecido mundialmente e se tornou o líder do mercado de refrigerante, vendo sempre como a si próprio o seu maior concorrente.

Esclarecendo que a Coca-Cola não é uma forma mágica, é constituído basicamente de água, além disso, é um produto democrático, pois não interessa se você tem um ou cem reais vai comprar o mesmo produto em qualquer lugar do mundo.

DESENVOLVIMENTO

Em 1886 a 130 anos atrás a coca cola foi apresentada a Atlanta, nos Estados Unidos. Criada por um farmacêutico, que criou o tônico para cérebro, um remédio que solucionaria a dor de cabeça, acabou assim inventando a tão conhecida Coca-Cola, este nome foi dado por seu contador, que escreveu em sua caligrafia e até hoje permanece idêntico, não houve mudança neste quesito. A Coca-Cola era vendida somente na farmácia, pois John Styth Pemberton era apenas um inventor, não um homem de negócio, ele não via neste produto um grande gerador de lucro e que poderia virar sucesso mundial, com isso acabou vendendo a empresa, para Asa Griggs Candler. O novo comprador da Coca-Cola teve formas criativas de apresentar essa simples invenção que acabou virando um grande negócio, fez com que a marca ficasse conhecida, colocando seus produtos em quase todos os locais. A Coca-Cola até então era servida em copos de plástico, em 1894 um comerciante engarrafou o refrigerante, e levou-o até seu atual dono, um homem inovador e de grandes negócios, com ideias brilhantes, que ao ver seu produto na embalagem acabou de início não gostando muito, não aceitou tão bem a ideia, seu produto nas garrafas acabariam sendo sucesso mundial, e por ele acabou passando despercebido tamanho avanço sobre seu refrigerante. Demorou um tempo mais ele acabou aceitando que assim seu produto abrangeria o mundo todo.

Segundo PERIARD (2007) “A imitação pode ser a forma mais explícita de se demonstrar admiração. Mas a The Coca-Cola Company não ficou satisfeita com a proliferação de bebidas similares à sua, na esteira do sucesso de seu refrigerante.” A partir disso ela investiu cada vez mais em seu marketing para alavancar sempre a frente de seus concorrentes. Para influenciar ainda mais seus consumidores, a empresa fez seus investimentos na embalagem, para que os atraísse, fez com que a embalagem desse vontade de experimentar, mesmo sem muita informação sobre o produto. Fazendo ligações emocionais e influenciando seus consumidores na hora da compra com o seu design atrativo.  A primeira embalagem da Coca-Cola não possuía rótulo, era tudo escrito em vidro, todas as informações. Ao longo do tempo foram-se acrescentando rótulos, houve mudança em suas garrafas e diminuição nas ml.                                            

 

  Figura 1- Evolução das garrafas

[pic 1] Fonte: Lagerfeld (2011)                  

     Com grande liderança, vendo sempre a frente onde queria chegar com sua marca, Woodfru visou grandes oportunidades para expandir seu produto para o mundo e com isso levou a coca cola expandir novos mercados. Ele tinha como visão para seu produto, que todos tivessem em mão em seu alcance. E aos poucos isso foi se realizando.                                                                                                                                                                                  A marca Coca-Cola tem variedades em todos os países, nenhum deles possui os mesmos sabores, em cada lugar tem um próprio.                                                                                                    O marketing da Coca-Cola tem que estar sempre se adaptando a novas criações, novos jeitos de chamarem os olhos dos consumidores, com o avanço tecnológico principalmente. Hoje já tem diversas embalagens, e tenta colocar todas elas expostas para que se o consumidor sentir necessidade de ter uma diferente esteja acessível, não ter somente aquelas de 2 litros ou de 600 ml, a preferida pelo consumidor tem que estar à vista e na mão, para não o deixar ir diretamente a seu concorrente.                                                                                                                                           Segundo LOWE (2006, p.29) “Você não pode jamais trair os valores essências da marca, mas pode trabalhar para fazer com que esses valores permaneçam renovados e relevantes (...)”. Estando sempre se atualizando no seu marketing, mas antes de tudo testando pra ver qual seu impacto com a mudança sobre os olhos dos consumidores, sua estratégia de comunicação tem que ser infalível para que o público-alvo seja atingido de forma relevante e que ele aceite a nova ideia de conceito. Em meios a análises feitas, temos conhecimento que grande parte deseja saber a história da coca cola, com isso trouxemos um pouco deste conhecimento em nosso paper.                            

       

Figura 2- Gráfico de interesse na história da Coca-Cola

             [pic 2]

   

 A Coca-Cola faz com que cada vez mais seus consumidores pensem nela em primeiro lugar, colocam cada vez mais produtos seus expostos no mercado, querem que os produtos não apenas estejam presentes na mesa de cada pessoa mais que façam parte da vida das datas especiais, na hora de fazer um jantar, comemorar um aniversário, num bate-papo com os amigos. A comunicação que eles apresentam é incrível, está presente em quase todos os locais em que o consumidor frequenta, ou lê, revistas como a Avon já aderiram ao seu patrocínio, programas de TV e até mesmo em redes sociais, onde a maioria hoje utiliza. A marca está cada vez mais presente tanto no mercado como na casa do consumidor. Com isso mostra o quanto está bem atuado o marketing do produto coca cola, pois cada vez mais ele vem sendo primeira opção na cabeça de seus consumidores seja esses leais ou não leais.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (247.6 Kb)   docx (136.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com