TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing e Estratégia Empresarial

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.580 Palavras (11 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade de São Caetano do Sul

Marketing e Estratégia Empresarial

CENTRO PREMIUM DE ATIVIDADES FISICAS PARA HOMENS E MULHERES DA MELHOR IDADE.

São Paulo

2015


CENTRO PREMIUM DE ATIVIDADES FISICAS PARA HOMENS E MULHERES DA MELHOR IDADE.

Trabalho apresentado como exigência para obtenção de aprovação na matéria Marketing e Estratégia Empresarial da Universidade de São Caetano do Sul - USCS.

Orientador:

São Paulo

2015


RESUMO

    O fenômeno mundial de envelhecimento populacional contribuiu de forma massiva para o surgimento de um novo nicho de mercado o publico idoso, merecidamente conhecido como MELHOR IDADE. Enxergamos nesta considerável fatia da sociedade um publico extremamente promissor, uma vez que a melhor idade das classes A e B desenvolveu uma nova consciência e entendeu que esta fase de sua vida não se destina a “aguardar a morte” e sim a aproveitar o que a vida tem de melhor com mais tempo disponível e experiência.

 

 Devido à nova consciência adquirida este publico busca alternativas de qualidade de vida, longevidade e a preservação da saúde física e mental.

 Mediante este cenário, nosso plano de negócios consiste em CENTRO PREMIUM DE ATIVIDADES FISICAS PARA HOMENS E MULHERES DA MELHOR IDADE.

 A proposta deste projeto além de proporcionar um ambiente moderno e sofisticado é oferecer a pratica de atividades físicas, condicionamento e preservação da saúde através de programações desenvolvidas por profissionais especializados em exercícios físicos para este publico, respeitando e explorando os limites da transformação do corpo além ampliar o convívio social e elevar a auto estima deste publico seleto e exigente.

 

.


 

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO        4

2 - PERFIL DE CONSUMO        6

3 - SERVIÇO        7

4 - CARACTERISTICAS DO SERVIÇO        8

5 - PREÇO        9

6 - MARKETING        10

6.1 - Comunicação        10

6.2 - Praça        10

7 - ANALISE DO NEGÓCIO        10

7.1 - Mão de obra estimada        10

7.2 - Resumo financeiro        11

8 - ANALISE SWOT        11

10 - CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13


1 - INTRODUÇÃO

 Há algumas décadas o Brasil vem experimentando aquilo que países desenvolvidos como Japão e os Europeus já possuem há algum tempo, o envelhecimento populacional. Em outras palavras, estamos literalmente ficando velhos e em breve não seremos mais uma nação de jovens E sim uma nação de pessoas da melhor idade.

 Este fenômeno esta atrelado a uma menor taxa de fecundidade, pois a nova realidade mundial esta fazendo com que a paternidade seja cada vez mais postergada e em alguns casos ate dispensada, aja visto que filhos e herdeiros não são prioridades a grande parte de casais.  A redução do desejo por filhos aliada a uma mudança do comportamento feminino onde mulheres estão focadas em carreiras profissionais e preparação intelectual diminui a cada dia o nascimento de novos seres humanos. Outro fator que contribui de forma relevante para o aumento da media de fixa etária da idade mundial e a conscientização dos cuidados com a saúde e evolução de tratamentos médicos.

 Os fatores acima somados são os grandes pilares para o envelhecimento mundial da população.

 Segundo matéria publicada no site - http://www.portalterceiraidade.org.br  por Maria Terezinha Santellano a terceira idade no Brasil cresceu cerca de 11 vezes nos últimos 60 anos, passando de 1,7 milhão para 18,5 milhões de pessoas nesta faixa etária

 

 A expectativa é que em 2025 serão 64 milhões e, em 2050, um em cada três brasileiros será idoso. A sociedade e o governo devem estar preparados para essa nova realidade

[pic 1]

 Mediante a isso, temos um novo seguimento, ou nicho de mercado a ser explorado, a chamada melhor idade que não corresponde ao viés antiquado e o imaginário ate bucólico de um senhor ou senhora com características frágeis de senis sentado numa varanda em sua cadeira de balanço ou ate mesmo de rodas.

 Esta realidade não é mais realidade da terceira idade, este publico está avido por novidades, produtos e serviços que permitam a eles poderem desfrutar de suas vidas de forma digna dando lhes elementos de prazer, bem estar e sociabilidade.

 Ilustrando os estudos citados nos parágrafos acima, destacamos a entrevista de um sexagenário a repórter Gracie Vargas do site http://zh.clicrbs.com.br em 28 de Junho de 2015.

Skatista idoso roda as ruas de Porto Alegre com suas muletas

Nem um sério acidente afastou Sérgio Marreta do skate. Conhecido nas pistas da capital, ele supera a dor e dá exemplo para a gurizada

 Em 1974, Bob Dylan dizia: "May you stay forever young" (Que você se mantenha eternamente jovem). Foi uma das lições que Sergio Nicola Brum aprendeu e faz ecoar todos os sábados nas caixas de som que liga ao lado da pista de skate do Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre. Prestes a completar 60 anos, Marreta, como é conhecido, é destaque entre os skatistas da Capital. Há 40 anos, ele roda a cidade em cima da sua prancha sobre rodas. Viu o Marinha nascer e só não participou do lançamento da pista do parque porque, na noite que antecedeu o evento, inaugurou clandestinamente o lugar com alguns amigos. Caiu, bateu a cabeça e passou o dia seguinte no hospital em observação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com