TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado de Trabalho e o Profissional de Propaganda e Marketing

Por:   •  2/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.201 Palavras (9 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING

TIM – Trabalho Integrado de Marketing

O Mercado de Trabalho e o Profissional de Propaganda e Marketing

1º semestre de 2017

MAIO / 2017


Manual do Trabalho Integrado de Marketing - TIM – 1º Semestre

01 - Tema

O mercado de trabalho e o profissional de Propaganda e Marketing

02 – Apresentação

O desenvolvimento do Trabalho Integrado proporciona um contato direto com profissionais que atuam nas áreas de marketing, comunicação e vendas. O estudo do mercado de trabalho, de um modo geral, é necessário para o estudante que inicia sua projeção profissional por meio da Universidade, considerando que este primeiro contato irá ajudá-lo a compreender onde e como será sua futura atuação profissional.  Terá também uma visão geral das possibilidades de atuação neste mercado, haja vista as constantes transformações nas relações formais de emprego e de suas estruturas sociais e relacionais.

03 – Objetivos Gerais

Da Universidade

Conhecer o estudante ingressante e evidenciar a proximidade do curso com as expectativas profissionais do mercado de trabalho, visando estimular o interesse do estudante com as áreas estudadas.

Para o Estudante

Proporcionar o conhecimento do curso e de suas relações profissionais, conscientizando o estudante sobre a nova etapa de sua vida, de modo que sejam exploradas as habilidades de exposição de suas idéias em diferentes formas, escrita, oral e audiovisual.

04 – Objetivos específicos

Identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para atuação profissional em Propaganda e em Marketing, destacando as condições gerais de trabalho nas diferentes funções e áreas profissionais por meio de contato direto com os profissionais de cada área.

05 – Seleção de áreas

Cada grupo receberá, por meio de sorteio na presença de representantes do grupo, uma área a ser investigada, sem direito a trocas ou desistência da área. As opções de áreas são:

Nas Empresas

Nas Agências

Outros

Marketing

Atendimento ou Contato

Consultor de Marketing3

Produto

Planejamento

Empresa de Pesquisa

Vendas

Mídia

MKT Promocional 4

Comunicação 1

Criação - Dir. de Arte e Redação

Veículo de mídia 5

Pesquisa

Produção Gráfica

Fotógrafo Publicitário

Atendimento ao Cliente ou Pós-Venda

Produção de Rádio e TV

Free-lancer na área

E- Commerce 2

Criação para Internet

MKT Viral (Buzz Marketing)

  1. ou alguma área que represente o Mix de Comunicação (Propaganda, Promoções, Merchandising, Marketing Direto, Eventos);
  2. ou Loja Virtual (não pode ser Web Designer);
  3. Profissional Liberal;
  4. Eventos, Feiras, Brindes;
  5. TV, Rádio, Revista, Jornal, Internet.

Observação: Os grupos devem realizar as entrevistas com pelo menos 03 profissionais da área selecionada, sendo importante que haja um equilíbrio entre os portes das empresas e dos cargos exercidos. Ou seja, o ideal é que seja feita 01 entrevista em empresa de médio / grande porte e outra de pequeno porte, com um profissional de nível gerencial e outro operacional. Sugere-se inclusive a abordagem com estagiários na área. para garantir uma visão balanceada da realidade do mercado estudado.

06 - Fontes de Informação

Primárias

Entrevistas diretas com profissionais da área.

Secundárias

Livros, publicações (jornais e revistas), internet, institutos de pesquisas e associações do setor, incluindo aquelas ligadas ao mercado de trabalho e da área selecionada.

07 - Da Produção Escrita

De acordo com área selecionada para o grupo, seguindo as orientações dadas pelos Professores de MARKETING, PUBLICIDADE E PROPAGANDA E TEORIA TÉCNICA COMUNICAÇÃO, no que se refere a descrições de problemas, ambientes, perfis, condições de trabalho, clientes, exigências e tendências dos setores. o grupo poderá guiar-se pelos itens abaixo para a composição do trabalho escrito:

7.1 – Capa com identificação da Universidade, campus, turma, ano e nome do grupo.

7.2 – Folha de rosto com nome do campus, curso, turma, título, nome da equipe e nome completo e número de matrícula dos integrantes do grupo.

7.3 – Carômetro com uma apresentação criativa dos componentes do grupo (não pode ser caricatura, nem ilustração).

7.4 – Introdução com um breve descritivo do que estará sendo apresentado no trabalho.

7.5 – Análise do mercado de trabalho global com informações sobre as tendências, indicadores e cenários das profissões no mercado globalizado. Esse item representa algo em torno de 10% do contexto do trabalho, sem foco na área selecionada e sim no segmento de marketing ou comunicação, de um modo geral. Compõem dados secundários.

7.6 – Análise do mercado de trabalho brasileiro com dados indicadores e tendências da empregabilidade e desenvolvimento profissional, sem foco na área selecionada e sim no segmento de marketing ou comunicação, de um modo geral. Compõem dados secundários e representam algo em torno de 10% do contexto do trabalho.

7.7 – Análise do mercado de trabalho com foco na área selecionada para o grupo, composto por dados secundários e primários. Esse item representa algo em torno de 20% do contexto do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (231.7 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com