TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

Por:   •  25/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.160 Palavras (13 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO TÉCNICA EM MARKETING

3° SEMESTRE

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

JORDANA FACHIN

BAURU / SP

2016

JORDANA FACHIN[pic 1]

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

Trabalho de Curso apresentado nas matérias Economia e Mercado, Matemática Financeira e Recursos Materiais e Patrimoniais, dentro do programa de Graduação Técnica em Marketing da UNIP Interativa.

BAURU/ SP

2016

RESUMO

 Este trabalho teve como objetivo desenvolver um plano de negócio que testasse a viabilidade de um empreendimento na cidade de Bauru. Foi escolhido uma faculdade de ensino a distância para realizar essa pesquisa, baseado em pesquisas bibliográficas e pesquisa documental de natureza exploratória e descritiva. Foi realizado um estudo dos cenários micro e macroeconômico, visando as ameaças e oportunidades deste mercado. Além disso a escolha dos fornecedores para aquisição dos produtos e serviços da empresa, bem como as técnicas de negociações e compras foram de fundamental importância para concluir o estudo da viabilidade financeira do projeto. Por fim, comprovou-se que é possível e viável a abertura de uma faculdade de ensino a distância na cidade de Bauru.

Palavras-chave: Tecnologia. Comodidade. Qualidade.

ABSTRACT

This work was aimed to develop a business plan that tried to test the viability of a new interprise in the city of Bauru. A distance education college was chosen to do this research, based on literature and desk researches of exploratory and descriptive nature. It was been done a macronomic and micronomic study,  aiming the market's opportunities and threats. Besides that, the choice of suppliers for the acquisition of the company's products and services, as negociations and shopping techniques were very important to conclude the financial viability of this project. Finally, it was proved that it's possible and viable the investiment in this kind of business in Bauru

Keywords: Technology. Convenience. Quality.


 

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        6

1.1        Objetivo geral        6

1.2        Objetivos específicos        7

2. A ECONOMIA BRASILEIRA        8

3. ANÁLISE DOS AMBIENTES INTERNO E EXTERNO        9

3.1 Ambiente externo        9

3.2 Ambiente interno        10

4. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO        11

5. VIABILIDADE DO NEGÓCIO        13

6. FORNECEDORES        14

7.  ESTRATÉGIAS DE COMPRAS        15

8.  PROJEÇÃO DE RESULTADOS        16

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

10.REFERÊNCIAS        18


1. INTRODUÇÃO

O plano de negócio utiliza-se do conceito de empreendedorismo, uma vez que a postura empreendedora irá ser um diferencial na empresa que utilizá-la.

Atualmente o mercado exige cada dia mais das pessoas no que diz respeito a conhecimento, especializações e formação acadêmica. Baseado nos estudos que serão realizados, através de um plano de negócio, irá desenvolver-se um estudo o qual demonstrará a viabilidade de uma Faculdade de Ensino à distância (FEADI) e as vantagens que ela pode oferecer justamente para aqueles que desejam e precisam fazer parte do mercado de trabalho.

O estudo consiste basicamente em apresentar todos os fatores envolvidos com a viabilidade deste empreendimento, analisando amplamente as áreas envolvidas, a qual se refere à parte educacional, como também os demais setores que influenciarão no negócio: área administrativa, financeira e estrutural.

A principal característica da educação à distância (EAD) é o fato de professor e aluno não estarem presentes num mesmo espaço. Utilizado, porém da tecnologia para mediar o processo de aprendizagem. As aulas à distância, acontecem on-line, todavia existe uma aula presencial por semana, essa aula é realizada no PAP (pólo de apoio presencial), o aluno realiza suas atividades no AVA (ambiente virtual de aprendizagem) e desde o início do curso é previamente estabelecida os dias de avaliação, trabalhos e atividades complementares.

Portanto, diante deste conceito, pretende-se através do estudo demonstrar a viabilidade deste negócio, ou seja, a rentabilidade, comodidade, praticidade e agilidade que uma prestação de serviço via internet como uma Faculdade de EAD pode proporcionar ao seu usuário, sobretudo, a lucratividade que pode ser obtida deste empreendimento.

  1. Objetivo geral

Identificar a viabilidade de uma faculdade de ensino à distância e demonstrar, teoricamente, a comodidade, praticidade, tecnologia e qualidade que a mesma pode oferecer aos seus clientes, atendendo uma necessidade e exigência do próprio mercado atual.

  1. Objetivos específicos
  • Calcular custos econômico-financeiros incidentes na área de ensino a distância
  • Demonstrar que mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela economia brasileira, é possível ‘erguer’ uma empresa sólida, que gere lucros e benefícios para o empreendedor e para a população local
  • Apresentar o conceito básico para escolha dos fornecedores e todo o processo de compras dos materiais e recursos patrimoniais.

2. A ECONOMIA BRASILEIRA

        A economia brasileira deve fechar 2016 com o segundo pior desempenho do mundo, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). A estimativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) do país "encolha" 3,5% este ano – resultado melhor apenas que a contração de 6% esperada para a Venezuela.

        Além da lentidão da economia e da queda da demanda, os juros já em patamar elevado e a improbabilidade de afrouxamento da política monetária pelo Banco Central do Brasil em um cenário de alta da inflação representam mais um fator de compressão da rentabilidade das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (167.6 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com