TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento De Vendas E Novos Negócios Simplificado - Fgv

Por:   •  14/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Atividade INDIVIDUAL        

Matriz de atividade individual

Estudante:

Disciplina:

Turma:

PLANEJAMENTO DE VENDAS E NOVOS NEGÓCIOS SIMPLIFICADO

1. Análise de ambientes

A análise de ambientes a seguir será realizada para uma empresa de perfumes contratipos.

Tendências Econômicas: Três tópicos deverão causar impacto em 2022 como a menor oferta de crédito nos bancos, devido ao temor de inflação descontrolada e até recessão, afetando renda, faturamento das empresas e risco de inadimplência, aumento da antecipação de recebíveis e consolidação do Pix, que já caiu no gosto dos brasileiros.

Tendências Culturais e Sociais: O público-alvo deste produto tem renda não superior a R$3.500, reside no estado de São Paulo, é de classe média baixa a baixa. Este público não tem disposição financeira para a compra de produtos de maior custo, e é exatamente aí que entra o diferencial da proposta dos nossos perfumes inspirados, produtos de menor custo e boa qualidade, o que permite a este público a compra.

Tendências Políticas: O ambiente político é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade. É importante ressaltar que 2022 é ano de eleição para presidente, governadores e para o Congresso Nacional. Isso aumenta o grau de incerteza, resulta em mudanças de cenário e impacta diretamente na geração de emprego e renda, dois motores do desenvolvimento.

Tendências de Legislação: Sendo este um segmento já bem tradicional e sujeito às legislações há um bom tempo, não se espera grandes mudanças e surpresas. O que tem é que se levar em consideração todos os requisitos aplicáveis e a necessidade de recursos para adequação e manutenção destes.

Tendências Tecnológicas: Em linhas gerais, a tecnologia é muito significativa e observamos uma grande aceleração durante estes dois anos de pandemia. No entanto, considerando o nosso público-alvo e a fabricação de baixo custo, não serão utilizadas grandes inovações em nosso processo, a fim de manter a proposta de baixo custo e boa qualidade para um público de menor poder aquisitivo.

Tendências Internacionais: Não aplicável ao negócio proposto.

Tendências Demográficas: Fábrica em São Paulo, produto a ser comercializado no Estado de São Paulo, com grande população dentro do público-alvo, de renda não superior a R$3.500, é de classe média baixa a baixa.

[pic 3]

2. Descrição da empresa e do mercado

Trata-se de uma empresa de perfumes conntratipos ou inspirados chamada La Parfumerie, situada na cidade de São Paulo, sob a denominação de Perfumes R G C Ltda. A empresa possui foco em atuar no mercado de perfumes com aromas inspirados em fragrâncias importadas almejando atingir uma venda mensal de 30.000 unidades.

Diante de um mercado tão saturado e competitivo como o de cosméticos, a necessidade de um diferencial de negócio é fundamental para a viabilização da ideia e sustentação do negócio. O diferencial La Parfumerie é proporcionar a um público que não tem disposição de comprar produtos de alto custo, e oferece uma proposta de perfumes produzidos a partir de aromas inspirados em fragrâncias importadas de grande conhecimento e aceitação no mercado. O posicionamento estratégico da La Parfumerie é um produto de qualidade e acessível para uma classe social que não possui condições de adquirir marcas de um custo elevado.

O público-alvo são mulheres e homens, de 18 a 70 anos, apaixonados por perfumes, de todas as classes sociais.

Os principais produtos da empresa são perfumes contratipos ou inspirados em frangancias de grande sucesso. Por exemplo, o perfume Blue é inspirado no Light Blue da marca Dolce & Gabbana, o perfume Rich é inspirador na frangância masculina 1 Million – Paco Rabane. Desta forma, a empresa possui 5 frangrâncias femininas (Blue, Florale, Magnetic, Happy e Adore) e 5 Masculinas (Rich, Brave, Hot, Hero e Fresh).

A empresa, mesmo sendo uma fábrica de contratipo, possui concorrentes como as próprias marcas consagradas que inspiram as frangâncias, porém, tem como concorrentes a Natura, O Boticário, Jequiti e Hinode.

[pic 4]

3. Objetivos

Os objetivos serão trazidos através da ferramenta SMART

S – Específico: Estabelecer o comércio eletrônico e aumenta as vendas da empresa

M – Mensurável: Aumento de 5% no mês de Dezembro de 2022

A – Atingível: Treinar os colaboradores para aumentarem as vendas no Natal

R – Relevante: Assegurar a qualidade da venda do produto a fim de reduzir prejuízos para os clientes, impactando no aumento da satisfação dos clientes

T – Temporal: 31 de dezembro de 2022

4. Abordagem de vendas

A modalidade de venda será loja online, a empresa precisa reforçar as vendas no mercado online para expandir seu mercado. A empresa não possuirá ainda dinâmica omnichannel, porém, deverá investir em CRM.

[pic 5]

5. Sales analytics

A análise de vendas é usada para identificar, modelar, entender e prever tendências e resultados de vendas, auxiliando o gerenciamento de vendas a entender onde os vendedores podem melhorar. Especificamente, os sistemas analíticos de vendas fornecem funcionalidades que suportam exercícios de descoberta, diagnóstico e previsão que permitem a manipulação de parâmetros, medidas, dimensões ou figuras como parte de um exercício analítico ou de planejamento. Na La Parfumerie essas métricas serão:

1. Crescimento de vendas: a análise de vendas gira em torno da capacidade de aumentar a receita.

2. Meta de Vendas: esse KPI rastreia o desempenho atual em relação a um objetivo de negócios. As vendas podem ser representadas como receita, número de contas, unidades vendidas ou qualquer outra medida relevante para as equipes.

3. Valor Médio de Compra: uma das maneiras mais eficazes de aumentar a receita de vendas é aumentar o valor médio de compra de cada venda. Incorporar essa métrica na análise e rastrear tendências históricas.

4. Taxa de vendas: a taxa de vendas avalia a rapidez com que uma empresa pode vender seu estoque.

Velocidade do pipeline: a velocidade do pipeline mede a rapidez com que leads e clientes em potencial se movem pelo pipeline de vendas.

*Referências bibliográficas
Caso faça uso de fontes de pesquisa, liste-as de acordo com os referenciais da ABNT.

CALVOSA, M. Gerência de vendas. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.

CASTRO, L. T.; NEVES, M. F. Administração de vendas: planejamento, estratégia e gestão. São Paulo: Atlas, 2012.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2012.

LAS CASAS, A. L. Administração de vendas. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (416.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com