TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing - Netflix

Por:   •  18/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.787 Palavras (16 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 16

plano de marketing

NETFLIX

Agosto/2021

Elaborado por: Amanda

Disciplina: Marketing


  1. Introdução

A Netflix é a empresa pioneira no mercado de serviços de streaming, desta forma, já tem sua marca bem posicionada no mercado. Porém, com a evolução da tecnologia, empresas de grande porte vêm entrando no mercado e se tornando concorrentes diretas.

A proposta deste trabalho consiste em elaborar um Plano de Marketing para promoção de séries originais Netflix. Será feita uma análise ambiental, análise competitiva e proposta de comunicação de marketing, focado no mercado brasileiro, com o objetivo de captar novos clientes e gerar fidelidade nos clientes já cadastrados.


  1. Sobre a Netflix

A Netflix foi fundada em 1997 por Reed Hastings e Marc Randolph, que tiveram a ideia de alugar DVD’s pelo correio. Na época a empresa ficou popular por simplificar o processo de aluguel e remover as taxas cobradas por outras companhias de aluguel de DVD (MORAES, 2019).

Segundo Moraes (2019), a mudança para provedora de streaming só ocorreu em 2007, quando a empresa resolveu mudar o foco. A inspiração da plataforma de streaming surgiu do Youtube, que na época estava se popularizando. Além disso, os DVD’s estavam se tornando menos populares.

A missão da empresa é aumentar o negócio de assinatura de streaming nacional e globalmente. A visão é tornar-se o melhor serviço de distribuição de entretenimento, criando mercados acessíveis a cineastas e ajudando criadores de conteúdo. E seus valores são permeados pelo julgamento, comunicação, curiosidade, coragem, paixão, altruísmo, inovação, inclusão, integridade e impacto. (COMPARABLY, 2021, tradução nossa).

Segundo Henrique (2021), atualmente a plataforma possui 203 milhões de assinantes no mundo e o aumento de novos assintantes continua em um bom ritmo.

  1. Análise Ambiental
  1. Macroambiente
  1. Forças Demográficas

Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010), no seu último Censo Demográfico publicado em 2010, a população residente no Brasil era de aproximadamente 191 milhões de pessoas, divididas conforme demostrado nas Tabelas 1, 2, 3 e 4.

TABELA 1 – População Residente no Brasil por Sexo

[pic 1]

Fonte: Elaborado pelo autor, baseado no IBGE – Censo Demográfico, 2010.

TABELA 2 – População Residente no Brasil por Idade

[pic 2]

Fonte: Elaborado pelo autor, baseado no IBGE – Censo Demográfico, 2010.

TABELA 3 – População Residente no Brasil por Cor/Raça

[pic 3]

Fonte: Elaborado pelo autor, baseado no IBGE – Censo Demográfico, 2010.

TABELA 4 – População Residente no Brasil, com 10 anos ou mais, por Renda

[pic 4]

Fonte: Elaborado pelo autor, baseado no IBGE – Censo Demográfico, 2010.

Cabe lembrar que os resultados apresentados são do último censo publicado, a projeção da população apresentada pelo IBGE (2021) para este ano é de 213 milhões de residentes, o que altera todos os dados acima apresentados.

Além disso, em 2019 o IBGE (2019), publicou o resultado da pesquisa de utilização de internet em domicílios, conforme demonstrado na Tabela 5:

TABELA 5 – Utilização de Internet em Domicílio

[pic 5]

Fonte: Elaborado pelo autor, baseado no IBGE – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua anual, 2019.

  1. Forças Naturais

Segundo Coutinho (2021), rede sociais e serviços de streaming, afetam o meio ambiente. Informa também que serviços como produção de filme, armazenamento em nuvem e divulgação são ações que emitem gás carbônico (CO2), responsável pelo efeito estufa.

Em 2020, 50% da emissão de carbono da empresa aconteceu na produção física de filmes e séries; 45% nas operações corporativas, como os escritórios da empresa; e 5% nos provedores de serviços em nuvem que fazem a plataforma de streaming funcionar. (COUTINHO, 2021).

Ainda segundo Coutinho (2021), para armazenamento em nuvem, é necessário que as empresas possuam centros de processamentos de dados, os data centers. Esses centros, costumam gastar muita energia para funcionar e são grandes emissores de gases poluentes.

Além disso, outro dos maiores impactos é o descarte de materiais tecnológicos. Segundo Coutinho (2021), o Brasil é o 7o maior produtor de lixo eletrônico no mundo.

Para diminuir o impacto no meio ambiente, as empresas vêm investindo na redução da emissão do CO2, bem como no descarte correto dos materiais tecnológicos.

No site da Netflix (2021), a empresa declara que até 2022 pretende zerar a emissão líquida de gases do efeito estufa. Além disso, a empresa também pretende investir em projetos externos que removem carbono da atmosfera e financiar projetos que preservem a capacidade da natureza de armazenar CO2.

  1. Forças Culturais

Segundo o site Mercado & Consumo (2020), o Brasil é um dos 10 maiores mercados de consumidores de streaming do mundo. Esse número aumentou devido à pandemia da Covid-19.

Silva (2021) cita que de acordo com a Kantar IBOPE Media, 58% dos usuários de internet viram mais TV online em streaming pago durante o período de isolamento.

O cenário é animador, mas ainda há muito a conquistar. De acordo com dados da Comscore de dezembro de 2020, cerca de 120 milhões de pessoas estão conectadas a internet no país, consumindo conteúdo online. Uma fatia de mais de 90 milhões de brasileiros ainda não conta com acesso a internet de qualidade, o que atrasa o crescimento ainda maior que as plataformas poderiam ter por aqui. (SILVA, 2021).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com