TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Faz Do Administrador Um Administrador

Pesquisas Acadêmicas: O Que Faz Do Administrador Um Administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – UFJF

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA DMINISTRACAOII – TGAII 2 PERÍODO RESENHA: O QUE FAZ DO ADMINISTRADOR UM ADMINISTRADOR?

DE: MARCOS AMATUCCI

POR: SHEILA MARA RIBEIRO SOUZA

A administração é um termo de muitas abrangências e consequentemente de muitas ações. A questão é: “o que faz do administrador um administrador?” e muitos foram os pensadores que deixaram a sua contribuição para a resposta a essa pergunta.

Fayol foi o primeiro que caracterizou e sistematizou a função administrativa, distinguindo-a das atividades operacionais e definindo-a como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Relacionou a cada uma destas funções uma determinada capacidade humana que se apóiam sobre qualidades e conhecimentos das seguintes naturezas: qualidade física, qualidade intelectual, qualidade moral, cultura geral, conhecimentos especiais relativos à função e experiência.

Contudo, ele Não definiu o “administrador, ou seja, um profissional específico para esta função, ele defendia que a função de administrar deveria ser desempenhada por todos na empresa de acordo com sua posição.

Já para Peter Drucker, considerado o “Pai da Administração Moderna” a definição do administrador colocada por Fayol seria somente para diferenciar a função do dono do negócio e do gerente; ele coloca as funções do administrador da seguinte forma: estabelecer objetivos, organizar, motivar e transmitir, avaliar. È importante ressaltar que para Drucker organização e administração estão intimamente ligadas, uma não existe sem a outra; ele não nos demonstra uma definição final para o administrador, mas coloca como função do mesmo de minimizar riscos e maximizar oportunidades, devendo fazer com que as pessoas trabalhem em conjunto, unindo habilidade e conhecimentos de cada um para um fim em comum.

Stoner e Freedman já introduzem a noção de três níveis de administrador: 1) o gerente de primeira linha, responsável pelo trabalho dos outros (tem como subordinados somente funcionários da execução; 2) o gerente de nível médio tem sob sua responsabilidade outros gerentes e executam as políticas da empresa e 3) o administrador do topo, responsável pela administração geral da organização e da relação da mesma com o ambiente externo.

Já para Barnard, o administrador deve manter a organização em funcionamento, em virtude disto deve: manter a comunicação na organização (processo dinâmico e permanente); assegurar o serviço essencial dos indivíduos (motivação das pessoas, incentivos eficazes, comprometimento) e a formulação de propósitos e objetivos, apostolarem os funcionários operacionais com os propósitos gerais as grandes decisões. Ele enfatiza o aspecto moral do comportamento do dirigente, sua capacidade de se adequar aos variados e complexos códigos de conduta.

Para Robert Katz o administrador deve desenvolver e fazer uso de três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com